O diretor da Grão Para Multimodal, Paulo Salvador, apresentou, nessa quarta-feira, 6, o empreendimento do Terminal Portuário de Alcantara (TPA) e da Estrada de Ferro do Maranhão (EF-317), entre Alcantara e Açailândia, durante exposição na Câmara Temática de Logística (CTLOG), do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), em Brasília.
Ao elencar todas as vantagens do Porto, tais como profundidade de 25m, canal de navegação único, 12 milhões de m2 de área, enorme hinterlândia de grãos e minérios, possibilidade de utilização de navios Capesize para grãos com economias no frete marítimo de 30%, Paulo Salvador disse que grande particularidade revelada foi a possibilidade que será criada, com a EF-317, de que o transporte ferroviário para o Itaqui possa subir dos atuais 35% para 80%, e de que o Porto do Itaqui possa duplicar rapidamente a sua carga anual dos 31 milhões de toneladas, em 2021, para 60 milhões de toneladas por ano.