-->
Trabalhadores da Educação, Segurança, Forças Armadas e salvamento começam a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. E devem retornar ao local onde tomaram a primeira dose, conforme data no cartão de vacinação. O anúncio veio do governador Flávio Dino, em coletiva nesta sexta-feira (2), no Palácio dos Leões. O governador anunciou, também, flexibilidade das medidas restritivas, retorno das aulas da rede pública estadual e falou sobre o atual cenário da pandemia no Maranhão.

Haverá vacinação no IEMA Cintra, no Anil, que atenderá também quem vacinou no Cejol e drive-thru do São Luís Shopping. Os horários serão sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h; e sábado, das 8h às 12 horas. Os locais estarão abertos para a segunda dose, já a partir da segunda-feira (5). O Governo do Estado abriu pontos de vacinação também em Imperatriz, com o drive-thru no Imperial Shopping, de segunda a sexta, das 8h às 16h; no sábado, das 8h às 12h, e nos demais municípios, nos mesmos locais da primeira dose.

As medidas sanitárias foram flexibilizadas devido à redução dos casos de Covid-19 e das internações na rede hospitalar. Dessa forma, ficam permitidos eventos com até 150 pessoas, até 00h00; administração pública estadual com 80% da capacidade, e igrejas, com 70%; grupos de risco vacinados retornam ao trabalho, exceto gestantes; comércio e indústria, das 9h às 21h; bares e restaurantes, até a 00h00; supermercados, das 6h à 00h00. Estabelecimentos, em geral, funcionando com 70% da capacidade. “Tivemos uma redução dos casos, dos óbitos, das internações e mais vacinação. Por isso, ampliamos o horário e a ocupação, mas se houver exageros, crescimento do número de casos, teremos que voltar atrás e não queremos isso”, afirmou Dino.

O governador anunciou, ainda, o retorno das aulas na rede pública estadual. “Vamos retomar as aulas em agosto, no sistema semipresencial. A rede municipal depende da deliberação dos prefeitos e prefeitas. Os profissionais da educação já estarão todos vacinados e vemos que chegou a hora do retorno”, enfatizou.

A Policlínica do Idoso, já inaugurada e funcionando em São Luís, foi outro anúncio do governador. A unidade oferece serviços ambulatoriais nas áreas de endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, ultrassonografia, vascular, reumatologia, urologia, geriatria, neurologia, proctologia, psiquiatria, pneumologia, clínica geral e odontologia. O local funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com marcação de consultas via WhatsApp (98) 98568-3536 ou presencial, na unidade.

Vacinação – Flávio Dino ressaltou o destaque do estado na vacinação. O Maranhão foi o segundo estado do país que mais avançou na imunização contra a Covid-19, em junho, com aumento de 80% das pessoas imunizadas. Sobretudo, por conta da iniciativa do Arraial da Vacinação, realizada em 27 cidades e, nesta sexta-feira, ocorre em Presidente Dutra e Coroatá. A medida tem promovido agilidade na vacinação nos municípios. “A lógica é que o Governo do Estado mantenha sua presença próxima nos municípios, que tem obtido efeitos positivos”, enfatizou.

Até o momento, o Maranhão recebeu 4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Novas doses serão distribuídas para os municípios que aplicaram 85% ou mais doses – 168 cidades estão nesse patamar. A ocupação dos leitos para a Covid-19 apresentou redução e o Maranhão segue como o estado do Brasil com o menor índice de mortes pela doença.