-->

Mais de 500 alunos estão ativos nas plataformas digitais da Escola Superior da Magistratura, com a realização de 20 cursos e webinários para profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e parceiros institucionais, durante o mês de maio. Pela primeira vez, 11 atividades formativas estão sendo ofertadas, simultaneamente, nas diversas salas abertas, algumas com transmissão ao vivo. O número é mais que o triplo das atividades na modalidade “a distância” promovidas no primeiro semestre do ano passado.

Atualmente, são três cursos simultâneos de formação continuada para juízes e oito treinamentos e capacitação destinadas aos demais profissionais do Judiciário. Outros 60 projetos já foram aprovados para os próximos meses, com inscrições pelo Sistema Acadêmico Tutor.

A novidade é a realização do Programa de aulas Magnas, organizado pela instituição como atividade preparatória ao seu 35º aniversário, a ser celebrado em 12 de novembro deste ano. Nos dois primeiros eventos, participaram como convidados, o jurista Carlos Ayres Britto e o ministro do STJ Gurgel de Faria.

APROVEITAMENTO

De acordo com dados da da Supervisão de Educação a Distância – responsável pelo gerenciamento das aulas -, o aproveitamento por parte dos alunos atinge cerca de 80%. A ESMAM também está integrada à rede de escolas judiciais do país, possibilitando a participação dos juízes estaduais em cursos e atividades ofertadas por instituições de formação da magistratura. Em contrapartida, magistrados de outros estados também têm acesso à plataforma EAD-ESMAM.

As atividades são concebidas com assessoramentos técnico-pedagógico e de outros profissionais especializados que atuam na formatação dos cursos, credenciamento junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam) – quando direcionados aos juízes -, contratação de tutores, produção das aulas virtuais, transmissão das atividades online, divulgação e demais procedimentos administrativos necessários à execução das atividades formativas.

O trabalho é acompanhado pelo desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, diretor da escola judicial, que aprova os projetos demandados pelas diversas áreas do Judiciário, junto à Coordenação Pedagógica, Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento e Divisão de Projetos e Desenvolvimento Institucional.

O magistrado atribui os avanços à mobilização de toda a equipe e apoio da presidência do TJMA, que tem garantido a oferta das ações educacionais, mesmo diante da situação de pandemia do coronavírus e do isolamento social. “A justiça não pode parar. É missão da ESMAM colaborar para o aprimoramento dos profissionais do Tribunal de Justiça, promovendo a atualização dos temas jurídicos e a eficiência da prestação jurisdicional a toda sociedade”, reforça.

VEJA OS CURSOS E EVENTOS REALZIADOS NO MÊS DE MAIO

  1. FORMAÇÃO DE CONCILIADORES E/OU MEDIADORES JUDICIAIS
  2. DIREITO DE PROPRIEDADE, POSSE E REGISTRO IMOBILIÁRIO
  3. ENTREVISTA FORENSE APLICADA AO DEPOIMENTO ESPECIAL
  4. INTERSECÇÕES DO DIREITO DAS FAMÍLIAS E DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
  5. ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO
  6. PALESTRA: REPENSANDO O 13 DE MAIO E O PROTAGONISMO DA POPULAÇÃO NEGRA
  7. PROGRAMA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  8. PSICOPATOLOGIA FORENSE
  9. DIÁLOGOS SOBRE ADOÇÃO – O INSTITUTO DA ADOÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
  10. FORMULÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE RISCO E SEUS IMPACTOS NA PROTEÇÃO INTEGRAL DA MULHER.
  11. HOSPITALIDADE NO JUDICIÁRIO = AGENTES DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL
  12. WEBINÁRIO – ACESSIBILIDADE E QUALIDADE DE VIDA
  13. FORMAÇÃO DE FORMADORES – DESENVOLVIMENTO DOCENTE – N1M1
  14. REFLEXOS DA LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA NO DIREITO DOS CONTRATOS
  15. TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA FAZENDA PÚBLICA:TEORIA E PRÁTICA
  16. TEORIA E PRÁTICA DO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO
  17. PROCESSO DE CONHECIMENTO NO CPC/2015: PRINCIPAIS CONTROVÉRSIAS
  18. TEORIAS DA JUSTIÇA
  19. GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES E RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO
  20. AULA MAGNA PRECEDENTES – APROXIMAÇÃO ENTRE COMMON LAW E CIVIL LAW