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O prefeito Edivaldo Holanda Júnior lançou, nesta sexta-feira, 09, ao lado de artistas locais, o Canta São Luís – I Festival Ludovicense de Intérpretes da Música, evento promovido pela Prefeitura da capital com o objetivo de divulgar e incentivar a produção musical, revelar talentos, promover intercâmbio cultural entre os artistas, proporcionar o fortalecimento da cultura e oferecer lazer gratuito para a população. As inscrições podem ser feitas de 13 a 23 deste mês pelo site www.saoluis.ma.gov.br/cantasaoluis. Serão premiados os três primeiros colocados nas categorias música Popular, Gospel e Católica. O festival acontece de 18 novembro a 4 de dezembro e integra as políticas de incentivo à cultura implantadas pela gestão do prefeito Edivaldo.

Edivaldo destacou que o festival é uma forma de valorizar a classe artística, uma das mais afetadas pela pandemia da Covid-19. “Esta é mais uma forma de prestigiar a classe artística de nossa cidade. O festival vai destacar três vertentes da música de forma a contribuir com o fortalecimento do setor. Este evento soma-se a outras iniciativas da nossa gestão que estão sendo retomadas e contribuem para fortalecer a arte e a cultura. Já voltamos com a programação do Arte na Praça e vamos voltar também com a Feirinha São Luís em novo formato. Todas estas iniciativas estimulam a economia criativa, garantem programação cultural gratuita para a população e a ocupação dos espaços públicos com arte”, disse o prefeito.

Estiveram presentes no lançamento a primeira-dama, Camila Holanda, o secretário Marlon Botão (Cultura), o assessor da Secretaria Municipal de Governo, Gustavo Marques; além de artistas convidados para serem jurados e produtores do festival.

O festival acontece de 18 novembro a 4 de dezembro. Todas as apresentações acontecem na Praça Maria Aragão e serão abertas ao público. O vencedor de cada uma das três categorias recebe um prêmio de R$ 30 mil reais. O segundo e terceiro lugares recebem R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente. Todas as informações como edital, prazos, lista de selecionados, premiação, entre outras, estão disponíveis no site do festival.

Segundo o titular da Secult, Marlon Botão, o festival é uma forma de fortalecer o segmento artístico da capital. “O festival é uma determinação do prefeito Edivaldo para valorizarmos os artistas locais, revelar novos talentos, promover os artistas e a produção musical local. Além disso, é uma ação extremamente importante neste momento de pandemia já que o setor artístico segue praticamente parado já que as restrições para eventos ainda são necessárias. Com este festival vamos movimentar toda a cadeia, pois para que o cantor esteja no palco precisamos de músicos, arranjadores, produtores, estrutura de luz, som, palco, mídia”, afirmou.

Inscrições – Poderão se inscrever artistas comprovadamente residentes no município de São Luís, com idade acima de 18 anos. O festival é exclusivo para artistas solos, não podendo participar duplas, trios, bandas, grupos, corais entre outros.

As inscrições no festival ocorrerão por meio de formulário de inscrição on-line, no endereço www.saoluis.ma.gov.br/cantasaoluis. Só poderão se inscrever até 200 candidatos em cada uma das três categorias: Música Popular, Música Católica e Música Gospel. Cada candidato só poderá se inscrever para uma categoria.

No ato da inscrição, os candidatos devem preencher corretamente o formulário disponibilizado no site, enviando a comprovação de residência fixa em São Luís, os dados bancários para recebimento da premiação, além de vídeo com duração máxima de 45 segundos no qual o concorrente deve cantar à capela uma música da categoria para a qual se inscreveu.

Encerrado o período de inscrição serão pré-selecionados 40 concorrentes de cada categoria que participarão das eliminatórias. Os nomes dos artistas selecionados para concorrerem nas eliminatórias serão divulgados no site do festival dia 12 de novembro. O candidato que não cumprir as exigências do regulamento será automaticamente desclassificado. Também serão desclassificados os intérpretes cuja performance incite a violência ou qualquer tipo de preconceito.

Jurados – Para julgamento das apresentações e escolha dos classificados, finalistas e vencedores foi formado um júri com competência técnica musical. Durante as apresentações nas eliminatórias e finais serão avaliados os seguintes critérios pelo júri: presença de palco, afinação, ritmo, talento, interpretação, dicção e performance.

Compõem o corpo de jurados os cantores Mano Borges, Fernando de Carvalho e Clay Viana, além do maestro Fernando Mouchrek e o arranjador e produtor musical Anuacy Fontes. Eles serão os responsáveis por analisar as gravações que serão enviadas no ato da inscrição e selecionarem os 40 classificados de cada categoria para a fase das eliminatórias e julgarem as apresentações para a escolha dos finalistas e vencedores.

O cantor Mano Borges destacou as iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo para a área cultural. “Este festival será muito importante, pois dará visibilidade para muita gente talentosa que ainda não conseguiu mostrar seu trabalho para um grande público. É uma grande oportunidade para a classe artística de São Luís. Além disso, percebemos o empenho da gestão em fortalecer o setor na nossa cidade. Um exemplo disso foi a inauguração da Escola de Música, que dará a oportunidade para que novos talentos sejam descobertos e tenham a formação musical necessária”, disse.

Anuacy Fontes destacou a preocupação da gestão do prefeito Edivaldo em incentivar e fortalecer todos os segmentos artísticos. “Percebemos que existe o cuidado de garantir igualdade no desenvolvimento artístico da cidade. O festival é plural, trás os segmentos religiosos e da música popular. E isto é uma realidade em todos os projetos artísticos realizados pela Prefeitura. Isso mostra que temos um grande gestor à frente da Prefeitura”, afirmou.

O festival disponibilizará arranjador, banda base, palco, som e iluminação para cada uma das três categorias. Haverá ainda ensaios oficiais para que todos os artistas tenham as mesmas condições de se preparar para as apresentações. Cada categoria terá um produtor musical para preparar os artistas. Na categoria Música Popular a produção musical será de Luís Júnior, na categoria Música Católica a produção será de Lin Júnior e na categoria Música Gospel a produção será de Carlos Raquete.

As eliminatórias ocorrerão em dois dias para cada uma das categorias. Os 40 selecionados de cada categoria serão divididos em dois grupos de 20. De cada um dos dois grupos serão selecionados 10 para que 20 de cada uma das três categorias cheguem à etapa final do festival. A ordem das apresentações nas eliminatórias será definida mediante sorteio.