Em mais de três anos à frente do município de Timon a gestão da Prefeita Dinair Veloso tem sido marcada por avanços significativos em diversas áreas, desde infraestrutura até educação e geração de empregos. A boa avaliação tem refletido em pesquisas de opinião que apontam a prefeita à frente nas sondagens, o que tem mexido com os ânimos dos seus adversários políticos. Em entrevista ao Jornal Pequeno, Dinair, candidata à reeleição, fala sobre as principais obras que estão sendo realizadas na sua gestão, compromissos futuros e eleições 2024.

Prefeita Dinair destaca os avanços de sua gestão

– Na área da infraestrutura Timon teve grande avanço como a construção do Canal da Esperança. A obra é a mais ampla e abrangente no setor da drenagem de Timon, contemplando 31 ruas com pavimentação e mais de três mil metros de galerias. Essa obra é esperada há mais de 20 anos. Qual o impacto ela terá na região?
– Esta obra será transformadora para uma grande região abrangendo quatro bairros, impactando positivamente a vida de 25 mil pessoas que, ao saírem da intranquilidade durante o período chuvoso, experimentarão uma melhoria expressiva na qualidade de vida. O aumento do valor dos imóveis, juntamente com os benefícios em segurança e saúde, contribuirá para o bem-estar dos moradores. A obra, que será entregue em breve, não se limita à pavimentação de 31 ruas, mas inclui três mil metros de drenagens de galerias, promovendo uma transformação abrangente em toda região. É fruto de emenda parlamentar do então deputado federal Juscelino Filho, hoje ministro das Comunicações.

– A construção da quarta ponte, ligando Timon a Teresina é uma necessidade para agilizar o deslocamento entre as duas cidade. A senhora tem buscado, em parceria com o senador Weverton e o ministro Juscelino Filho, recursos em Brasília para esta obra. Como está encaminhada esta articulação?
– Estamos empenhados em resolver o desafio de mobilidade entre Teresina e Timon. Temos ido a Brasília, falado com a bancada maranhense por meio do ministro Juscelino, do senador Weverton Rocha; e do lado do Piauí já conversamos com o senador Marcelo Castro. Nossa batalha começa pelo projeto executivo, fundamental para determinar o local ideal da ponte, considerando a urgência diante dos 50 mil veículos que atravessam diariamente as três pontes existentes. Seguimos em articulação com o senador Weverton, que nos acompanhou em visitas ao ministro dos transportes Renan Filho, junto ao ministro Juscelino, ao senador piauiense Marcelo Castro e ao presidente da bancada maranhense, deputado Márcio Jerry, visando obter inicialmente o projeto executivo e, posteriormente, concretizar a construção dessa tão sonhada ponte.

– Durante as comemorações de aniversário de Timon a senhora anunciou investimentos para a reforma da Avenida Coheb, com recursos de 10 milhões já assegurados de parceria com o deputado e então ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o senador Weverton Rocha. Quais são os próximos passos desta obra?
– A avenida Coheb desempenha um papel crucial na mobilidade urbana, conectando a avenida Presidente Medici, que é BR 316, à avenida Luís Firmino de Sousa, atravessando diversos bairros. Essa obra será realizada por meio de um convênio com a Caixa Econômica. O processo burocrático está em fase final, e o próximo passo é o lançamento do edital para licitação. Se tudo der certo, planejamos assinar a ordem de serviço entre abril e maio, concretizando esse grande sonho para a cidade

– Na área de geração de emprego e renda, o que foi feito e o que a população pode esperar para 2024?
– O desenvolvimento econômico de nossa cidade tem sido notável, conquistando o quarto lugar no Maranhão em novas aberturas de empresas, sendo líder em nossa região. O setor imobiliário está em ascensão, impulsionando-se ainda mais com obras públicas que fomentam o crescimento econômico e a geração de empregos. O compromisso de pagar rigorosamente em dia contribui para atrair investimentos e abrir novos postos de trabalho. A qualificação da mão de obra tem gerado oportunidades, com mais admissões do que demissões. Em 2023, o projeto Qualificar capacitou mais de 1000 pessoas para o mercado de trabalho em Timon e também inauguramos também a Sala do Empreendedor, uma ferramenta facilitadora. Em 2024, continuaremos fortalecendo parcerias como a que temos com o Senai, Sebrae, Senac e Sine, investindo na qualificação e ampliando as oportunidades para o progresso contínuo da cidade.

Prefeita Dinair diz que adversários não vão intimidá-la

– A educação em Timon tem tido reconhecimento estadual e nacional. Quais são as metas para este ano.
– É com grande alegria que afirmamos ser referência em educação no estado do Maranhão, comprovado pelos resultados das avaliações externas. Recebemos recentemente o Selo de Cidade, que investe corretamente os recursos do Fundeb, destacando nossa política de valorização dos profissionais da educação. Premiamos escolas pelo desempenho, pagamos integralmente o piso dos professores e investimos na requalificação da infraestrutura da rede municipal. Priorizamos a construção de creches e escolas de tempo integral, e todas as creches já funcionam em tempo integral. Em 2024, continuaremos fortalecendo a rede, valorizando os profissionais, ampliando a educação em tempo integral, aumentando vagas em creches e construindo mais quadras cobertas com vestiários. Acreditamos que a educação é transformadora e essencial para construir um País e uma cidade melhor, com justiça social, através de investimentos contínuos nesse setor.

– A senhora é candidata a reeleição e nas pesquisas realizadas aparece à frente dos demais pré-candidatos. Como a senhora analisa este quadro.
– Agradeço com serenidade, responsabilidade e humildade o feedback positivo que recebemos da população ao longo destes três anos de gestão. Estamos dedicados a superar os desafios em infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. O reconhecimento recebido nos estimula a continuar trabalhando fortemente para enfrentar esses desafios. Embora a eleição seja no segundo semestre, reafirmo nosso compromisso de manter o foco no trabalho e na cidade, visando celebrar novas conquistas e trazer mais benefícios para nossa querida cidade.

– Por diversas vezes a senhora tem sofrido ataques de seus adversários políticos, que apontam falhas na sua administração, como em áreas de saúde e assistência social…
– Temos sofridos ataques, mas isso não nos intimida. Vamos manter o nosso foco inabalável em superar os desafios de nossa cidade, que refletem as dificuldades enfrentadas pelo País. Mesmo com a queda no Fundo de Participação dos Municípios no ano passado, conseguimos manter os serviços essenciais, a folha de pagamento em dia e realizar obras estruturantes graças a boas parcerias. Em um processo democrático é claro que críticas vão existir. Muitas delas, claro, que quando atacam a nossa honra, não discutiremos e, sim, iremos procurar os meios jurídicos necessários, e quando as críticas são voltadas para a gestão, aqueles que têm mandato pedimos que ajudem a cidade. Não estamos pedindo que ajude a prefeita Dinair; a ajuda é para Timon. Nosso compromisso é continuar trabalhando para aprimorar os serviços, destacando recentes entregas, como o Lar da Criança, o Centro POP, o Consultório de Rua e o Centro de Reabilitação, só para citar algumas. A gestão segue empenhada em trazer benefícios para a população, com mais melhorias a caminho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *