-->

Na última quinta-feira, 27, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou os dados de empregos do mês de junho e consolida saldo positivo do Maranhão na geração de vagas formais no primeiro semestre, alcançando a marca de 14.468.

Para o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão, Luiz Henrique Lula, a alta na geração de emprego no mês de junho ocorreu com o aquecimento do setor de serviços, propiciadas pelo investimento do Governo do Estado na cultura, que aqueceu o turismo e movimentou a economia.

Já em relação ao saldo positivo do semestre, o secretário afirmou que o governador Carlos Brandão tem investido e articulado o aumento de parcerias com o Governo Federal e a iniciativa privada para garantir emprego e renda para os maranhenses, com apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

“Inclusive, estamos com diversos programas em fase de planejamento para aprimorar a nossa mão de obra e garantir às empresas parceiras profissionais qualificados. Atuamos também auxiliando os trabalhadores e trabalhadoras para encontrarem vagas que lhes contemplem, facilitando o acesso aos serviços do Sine. Enfim, estamos felizes com os números, mas não satisfeitos, continuaremos aprimorando os nossos serviços em busca dos melhores resultados.” destacou o secretário da Setres.

Somente no mês de junho, também em decorrência das festividades juninas, o Estado gerou 4.889 vagas formais de emprego.

Outro dado importante é que, no acumulado do ano, relativo aos seis primeiros meses, o Maranhão soma 14.468 vagas formais, considerando 123,9 mil admissões e 109,5 mil desligamentos. Já tendo como referência os últimos 12 meses, o Estado acumula 32 mil empregos.

O Maranhão é o quarto Estado do Nordeste entre os que mais geraram emprego em junho. Ao todo, a região registrou 33,6 mil.

As atividades econômicas que apresentaram resultado positivo em junho de 2023 no Maranhão, foram: o setor de Indústria, com saldo de 1.273, seguido pelo setor de Comércio (1.159), Construção (1.042), Serviços (957) e Agropecuária (458).

Os números do semestre apontam um aumento continuo das vagas por mês, confira: Janeiro – saldo de vagas – 1.236; Fevereiro – saldo de vagas – 85; Março – saldo de vagas – 2.759; Abril – saldo de vagas – 2.202; Maio – saldo de vagas – 2.422; e, Junho – saldo de vagas – 4.889.

Os dados do Novo Caged estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico http://pdet.mte.gov.br/novo-caged.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *