-->

Na madrugada da última terça-feira (2), o policial militar aposentado, José Ribamar Silveira, manobrava sua caminhonete em uma área sem sinalização quando caiu de uma altura de 80 metros em uma voçoroca, em Buriticupu, no estado do Maranhão. Ribamar teve um braço quebrado e uma fratura exposta no pé esquerdo e foi socorrido com vida durante a manhã.

De acordo com a Polícia Militar de Buriticupu, a região onde José passava era escura e ele passou por uma região onde havia sinalização de madeira, mas um morador teria retirado. Quando viu que estava perto de uma voçoroca, ele tentou dar ré para seguir por outro caminho, mas as rodas traseiras passaram da borda do precipício e o policial não conseguiu evitar a queda. As voçorocas de Buriticupu ameaçam ‘engolir’ parte do município ao longo dos últimos 30 anos, sendo que nesse período três ruas e mais de 50 casas já caíram nas crateras que crescem a cada ano.

Carro com tenente da PMMA despenca em um dos enormes abismos de Buriticupu-MA; veja as imagens

A cidade tem mais de 70 mil habitantes e o prefeito afirma que depende de órgãos estaduais e federais para mapear as áreas de risco e planejar ações para os períodos de chuva, quando os deslizamentos se agravam. A prefeitura possui apenas uma Coordenadoria de Defesa Civil, com poucos servidores, para acompanhar o caso ou fazer um planejamento de como retirar as famílias. As frentes nacional e estadual da Defesa Civil estiveram no local e foi delimitada uma área de 50 metros das margens das voçorocas em que as famílias precisam ser retiradas, o que contabilizou 220 famílias.

As chuvas registradas nos últimos dias agravaram o problema em Buriticupu e, por conta disso, o município decretou situação de calamidade pública. “A intervenção ela tem que ser tanto emergencial quanto preventiva. Caso contrário, nós teremos esse processo aumentando cada vez mais e provocando maiores danos às famílias que ali residem”, diz Cel. Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

O Governo do Maranhão informou em nota que o município foi incluído no decreto de situação de emergência estadual e que foi solicitado recursos federais imediatos de ações de ajuda humanitária e posteriormente, para ações de estabelecimento. As voçorocas têm dimensões que chegam a mais de 298 metros de comprimento e são 26 voçorocas que se formaram ao longo de anos de desmatamento. A situação preocupa quem vive próxima às crateras em Buriticupu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *