-->

O presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec Duailibe, foi entrevistado pelo jornal Folha de São Paulo na matéria intitulada “ANP estuda voltar a oferecer áreas exploratórias na margem equatorial”. A reportagem enfatiza que a região “cobiçada por petroleiras está fora de leilões desde 2013”.

 

Duailibe é citado como ex-diretor da ANP, em um depoimento declarando que vê grandes chances de que as bacias voltem aos leilões já em 2025. À Folha, ele lembra que o presidente Lula vem se manifestando favoravelmente à exploração.

“O momento político é da margem equatorial”, afirmou ao jornal.

Allan Kardec: “O momento político é da margem equatorial”.

Um destaque também é feito às 16 das 37 concessões para exploração de petróleo das cinco bacias que compõe a Margem Equatorial, sendo que a maior parte dos contratos suspensos está na Bacia de Barreirinhas. A Bacia já foi considerada pelo presidente da Gasmar como “a joia petrolífera”, após um estudo realizado pelos geólogos brasileiros Pedro Zalán, CEO da ZAG Consultoria em Exploração de Petróleo; Roberto Juncken, líder de exploração da prestadora de serviços sísmicos CGG e pelo próprio Allan Kardec. Não foi à toa que a publicação cita que, em agosto de 2023, quatro concessões nesta área foram arrematadas por um valor equivalente hoje a R$ 500 milhões.

 

A Folha de São Paulo também cita a presidente da estatal, Magda Chambriard, que defendeu, em sua cerimônia de posse, a necessidade da renda do petróleo para financiar a transição energética. Allan Kardec foi citado duas vezes, durante a semana passada, em publicações de circulação nacional. No site Poder 360, figurou na lista dos cotados para assumir a direção geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *