Maior feira multissetorial do Norte e Nordeste deve atrair um público de 45 mil pessoas de quinta-feira a domingo no Multicenter Negócios e Eventos
 
“Indústria – o futuro passa por aqui!”. Este é o tema da quinta edição da Expo Indústria Maranhão, que ocorrerá de quinta-feira (9) a domingo (12) no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). Realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e pela CNI, a feira multissetorial tem expectativa de prospectar cerca de R$ 290 milhões em negócios e deve atrair um público de 45 mil pessoas ao longo dos quatro dias. A força industrial do estado, que contribui com 18,4% da economia, tendo como principais setores o metalúrgico, madeireiro, extrativista, alimentício e químico, será apresentada na Expo, que tem correalização do Sebrae-MA e do Governo do Estado.
De acordo com o presidente da FIEMA, Edilson Baldez da Neves, a Expo Indústria Maranhão oferece um panorama das iniciativas industriais e comerciais do estado. “A feira mostrará em sua quinta edição a força da indústria local, com a proposta de criar um ambiente com oportunidades de negócios para empresários maranhenses, visando a padronização das ofertas de produtos e serviços, posicionamento estratégico da identidade visual e reforçando a construção de ambientes favoráveis aos negócios”, afirma o presidente da FIEMA.
A Expo Indústria Maranhão 2023 terá suas atratividades organizadas a partir dos três pilares temáticos: ESG (Meio ambiente, Social e Governança); Capital Humano e Tecnologia & Inovação. O ambiente da feira da indústria reflete as necessidades dos empresários, expositores e visitantes e tem como objetivo fundamental ser um propulsor de novos negócios. A estrutura foi preparada nos mínimos detalhes com estandes dispostos no pavilhão Multicenter e no Centro de Convenções, totalizando uma área de mais 20.000 m².
A Expo Indústria Maranhão oferece a seus visitantes uma vasta programação com rodadas de negócios (nacional e internacional), palestras, oficinas, bate-papos, painéis, shows. Além dos mais de 250 estandes, o público poderá visitar os espaços Plenarium, Rodada de Negócios, Arena do NAC – Núcleo de Acesso ao Crédito, Expo Agro, Cozinha Show, Expo Lounge, Expo Turismo, Expo Fornecedores, Expo Show e ainda acompanhar o Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão e o Maranhão Fashion Week 2023.
ENCONTRO IEL – Este ano, o encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão ocorrerá na sexta-feira (10) no Auditório Darcy Ribeiro, das 17h às 21h. Três grandes palestras serão a base do evento, que é uma tradicional iniciativa voltada para estudantes e, desde a última edição da Expo Indústria, tem alcançado também a classe empresarial. A primeira palestra será proferida, às 17h, por Alessandra Aguiar, gestora de carreira da UNDB, que abordará o tema “Construindo carreiras na era da indústria 5.0: habilidades, estratégias e oportunidades”. Em seguida, Leonardo Giacomin, gerente de gente e gestão da Suzano, tratará da importância da inovação contínua na gestão, às 18h.
A grande atração do Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão será o pensador e historiador Leandro Karnal, que proferirá a palestra “Recriar, reinventar ou desaparecer”, às 20h. Karnal é atualmente uma das vozes mais influentes do pensamento brasileiro, tendo seu doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de quase 20 livros, o pensador, nascido em São Leopoldo (RS), lançou recentemente a obra “Preconceito: uma história”, texto em colaboração com Luiz Estevam.
TERMINAL DE INOVAÇÃO – Uma demonstração do potencial tecnológico da indústria será feita com a realização do Terminal da Inovação by TXM Challenge, na Expo Indústria Maranhão. O desafio ocorrerá nos quatro dias da feira, tendo uma sequência de problemas propostos por diferentes empresas, a serem solucionados por equipes de estudantes universitários. Ao final, haverá um pitch com as melhores equipes e a distribuição de premiações. Durante a feira, ocorrerá a fase presencial do challenge.
A primeira fase ocorre de forma on-line, tendo sido iniciada em 19 de outubro, com o treinamento de mentores. No Terminal de Inovação, serão realizados workshops, conversas, mentorias e pitches destinados às equipes participantes à medida em que os desafios são propostos. Os temas versam sobre inovação, problemas e soluções, personas, validação de uma solução e produção de protótipos. O público da Expo Indústria Maranhão poderá acompanhar a disputa por meio de um painel digital com os dados de cada equipe.
RODADAS DE NEGÓCIOS – Entre as expectativas da Expo Indústria Maranhão está o incentivo à economia criativa e à competitividade entre as empresas maranhenses. Para tanto, serão realizadas ao longo dos quatro dias rodadas de negócios coordenadas pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e Centro Internacional de Negócios (CIN). Na quinta (9) e sexta-feira (10), ocorrerá a Rodada de Negócios Internacional, das 8h às 14h, na sala de Reunião do PDF, na Casa da Indústria Albano Franco, sede da FIEMA (Cohama). Em parceria com a Equatorial e a Vale, será realizada no Multicenter (Sebrae Lab) a rodada de negócios local na quinta-feira (9), das 14h às 17h30. O Sebrae, por sua vez, realiza sua rodada de negócios em parceira com o PDF/FIEMA, no Multicenter (Sebrae Lab) na sexta-feira (10), das 14h às 17h30. No domingo (12), o PDF realizará a entrega da certificação do Procem aos fornecedores, das 20h às 21h, no espaço Expo Summit.
PLENARIUM – Para este ano, a Expo Indústria Maranhão terá como atrações especiais as palestras do espaço Plenarium e a programação da Expo Show. Para iniciar as noites de comunicações, o renomado consultor empresarial Pedro Janot proferirá a palestra “Gestão humanizada como ferramenta para sucesso nos negócios”, na sexta-feira (10), às 19h. No sábado (11), o empresário e fundador do movimento Hack the Future, Guga Stocco, fará uma apresentação sobre o tema “Novos modelos de negócios para uma indústria digital”, às 20h. Já, no domingo (12), o palestrante será Andrea Iorio, ex-CEO do Tinder na Latam e ex-CEO da L’Oreal, às 20h. O italiano abordará o tema “O futuro do trabalho e os trabalhos do futuro”.
EXPO SHOW – Um dos espaços com grande destaque na quinta edição da Expo Indústria Maranhão será o Expo Show, o qual receberá quatro atrações. No sábado (11), das 11h às 12h, o público poderá acompanhar no Auditório Darcy Ribeiro, a conferência “Saúde e Alta Performance”, com o dr. Paulo Muzy, médico especializado em ortopedia, traumatologia, medicina esportiva e cirurgia robótica. Na noite do sábado, o espetáculo “A Pequena Sereia será uma atração voltada para o público infantil’. A partir das 21h, haverá o show do conjunto ABBA Cover.
Um dos grupos musicais de maior sucesso do Brasil, o Roupa Nova, encerrará a programação do Expo Show com espetáculo musical no domingo (12), a partir das 21h, no auditório Darcy Ribeiro. Com sucessos e clássicos como “Dona” e “Whisky à go-go”, a banda, apreciada por diferentes gerações, reunirá milhares de pessoas em uma apresentação que promete ser histórica.
EXPO SUMMIT – Um espaço voltado exclusivamente para a difusão de conteúdo gratuito e de qualidade dentro da 5ª edição da Expo Indústria Maranhão, o Expo Summit terá uma vasta programação que vai de quinta-feira (9) a domingo (12). Nele haverá painéis e palestras com diferentes especialistas que tratarão de temas como negócios internacionais, excelência na logística, crédito, indústria 4.0, ESG, agronegócio, transporte, administração portuária e outros. Com dois auditórios, o Expo Summit terá apresentações que durarão entre 30 a 40 minutos, das 17h às 21h.
EXPO AGRO – A agroindústria também estará representada na Expo Indústria Maranhão. No espaço Expo Agro, haverá 12 estandes nos quais estarão instaladas, por exemplo, as cachaçarias Capotira, Santo Ambrósio, Reserva do Zito e Gin Luar e as cervejarias Hopesbeer, Cerveja da ilha, Dona, Mitológica, Herr Agnes, Duobus, Urra Beer, Quadra 66 e Baronesa. Além do setor de bebidas, as empresas Geleia Sabor, Mestre Cana, Vallen Fertilizantes, Tocantins Fertilizantes e Gohobby apresentam seus serviços na área. Também ocupam a área o Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Maranhão (Sindibebidas), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec) e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima).
EXPO LOUNGE – Para recarregar as energias e se divertir, o público da Expo Indústria poderá usufruir das opções gastronômicas e musicais do Expo Lounge. O espaço será instalado do lado externo do Multicenter. As opções de alimentação serão muitas. Em food trucks, os restaurantes Açai Clube, Tapioca da Marly, Pastel Louco, A D C Serviços, Ilha Gourmet, De Comer & Lupuloza, Lord’s Burguer Artesanal, Boi na Chapa e Bumba Meu Crepe garantirão um cardápio saboroso para os participantes da feira. O espaço terá um palco no qual ocorrerão dois shows por noite com artistas maranhenses.
MARANHÃO FASHION WEEK – Em sua quarta edição, a Maranhão Fashion Week (MAFW) será realizado dentro da programação da Expo Indústria 2023. Sob a coordenação do Sindvest Maranhão, com apoio da FIEMA, do (PDF), do SENAI, o evento tem produção do Circuito Nacional Fashion Week (CNFW). De quinta-feira (9) a domingo, serão realizados desfiles de grandes marcas para apresentar as tendências da moda da próxima estação. Serão ainda oferecidas palestras sobre temas como sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. Estilistas como André Castro, da Mar del Castro; Kallil Nepomuceno, estilista de Ivete Sangalo e Claudia Leitte, e o norte-americano Lewis Belharz compartilharão seu conhecimento sobre o mundo da moda com os participantes do MAFW.
ARENA DO CRÉDITO – Destinado a aproximar as instituições financeiras dos empresários maranhenses, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da FIEMA oferece um espaço que reunirá assessores do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Basa e Caixa Econômica Federal. Além do contato direto com os bancos, os empresários poderão acompanhar palestras sobre produção sustentável, proteção de ativos valiosos, linha de crédito para o setor industrial, capital de giro, fluxo de caixa e ferramentas de gestão.
EXPO FORNECEDORES – Ponto estratégico dentro da feira, o espaço Expo Fornecedores oferecerá aos empresários da indústria maranhense um contato com fornecedores de confiança, selecionados pela organização da Expo Indústria 2023. Neste contexto, serão ofertados recursos para a indústria de metalmecânica, construção civil e outras.
 
TURISMO E COZINHA SHOW – Destinado à apresentação dos principais polos do setor turístico do Maranhão, o Expo Turismo mostrará as atratividades maranhenses de forma imersiva. Por meio da tecnologia, o visitante do espaço poderá conhecer os pontos mais visitados pelos turistas no estado. Uma capacitação será oferecida pelo SENAC no Cozinha Show. Serão degustações, experiências gastronômicas e oficinas gratuitas de preparação de refeições, sobremesas e bebidas.
Com o objetivo de promover a diversidade da indústria maranhense e de seus fornecedores, a Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. Para conhecer toda a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *