-->

Nas eleições deste domingo, 6, os eleitores do município de Governador Edison Lobão decidiram, em plebiscito, pela mudança de nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão.

A alteração foi aprovada com ampla maioria: 83,87% dos votos (11.075) foram a favor da mudança, enquanto 16,13% (2.130) se manifestaram contrários.

A votação deve pôr fim a uma disputa que já se estende por 11 anos, desde que a discussão sobre a mudança de nome teve início, sem uma definição oficial.

O município com aproximadamente 18 mil habitantes e 15 mil eleitores, foi criado em 10 de novembro de 1994, pela sanção de uma lei estadual assinada pelo então governador José Ribamar Fiquene.

O nome da cidade homenageia Edison Lobão, que havia renunciado ao cargo de governador naquele ano para disputar, e posteriormente vencer, a eleição ao Senado.

No entanto, a escolha foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2013, quando uma liminar foi concedida determinando a mudança do nome do município, já que a lei proíbe que cidades sejam nomeadas em homenagem a pessoas ainda vivas.

Em resposta à decisão judicial, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, em agosto de 2013, a mudança para Ribeirãozinho, nome do antigo distrito de Imperatriz que originou a nova cidade.

Contudo, o processo ficou parado na Assembleia Legislativa do Maranhão até 2018, quando foi solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) um plebiscito para resolver a questão.

Nos últimos anos, o nome Ribeirãozinho do Maranhão já vinha sendo utilizado informalmente pelos moradores e até por candidatos políticos durante campanhas eleitorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *