Nas eleições deste domingo, 6, os eleitores do município de Governador Edison Lobão decidiram, em plebiscito, pela mudança de nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão.

A alteração foi aprovada com ampla maioria: 83,87% dos votos (11.075) foram a favor da mudança, enquanto 16,13% (2.130) se manifestaram contrários.

A votação deve pôr fim a uma disputa que já se estende por 11 anos, desde que a discussão sobre a mudança de nome teve início, sem uma definição oficial.

O município com aproximadamente 18 mil habitantes e 15 mil eleitores, foi criado em 10 de novembro de 1994, pela sanção de uma lei estadual assinada pelo então governador José Ribamar Fiquene.

O nome da cidade homenageia Edison Lobão, que havia renunciado ao cargo de governador naquele ano para disputar, e posteriormente vencer, a eleição ao Senado.

No entanto, a escolha foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2013, quando uma liminar foi concedida determinando a mudança do nome do município, já que a lei proíbe que cidades sejam nomeadas em homenagem a pessoas ainda vivas.

Em resposta à decisão judicial, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, em agosto de 2013, a mudança para Ribeirãozinho, nome do antigo distrito de Imperatriz que originou a nova cidade.

Contudo, o processo ficou parado na Assembleia Legislativa do Maranhão até 2018, quando foi solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) um plebiscito para resolver a questão.

Nos últimos anos, o nome Ribeirãozinho do Maranhão já vinha sendo utilizado informalmente pelos moradores e até por candidatos políticos durante campanhas eleitorais.


Comentário no post: “Eleitores de Governador Edison Lobão aprovam mudança de nome para Ribeirãozinho do Maranhão em plebiscito

  1. Com tantos maranhenses ilustres, berço de escritores, poetas, jornalistas, romancistas, dramaturgos, etc. escolheram esse nome sem nenhuma expressão histórica.
    Em tempo: quem nasce em Ribeirãozinho do Maranhão é o que?
    Gente com cabeça de camarão….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *