-->

A noite desta quarta-feira (27) foi de emoção e reconhecimento para 10 professores de matemática do Brasil que conquistaram o ouro na 1ª edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Entre eles, o maranhense Rubens Lopes Netto, professor de matemática do Centro de Ensino (CE) Deputado Júlio Pires de Monteles, no município de Anapurus.

Além do Maranhão, os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará, Bahia e São Paulo tiveram representantes medalhistas de ouro na competição, que avaliou mais de 500 professores matemática de todo o país, em três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo (ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula) e uma entrevista com membros do Conselho Acadêmico da OPMBr.

Como prêmio, Rubens Lopes e os outros medalhistas de ouro embarcarão para Xangai, na China, em setembro deste ano. Em solo chinês, os professores participam de intercâmbio técnico e cultural com duração de 15 dias, onde conhecerão o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), na Universidade Normal, da China. O país asiático figura entre os de melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Para o professor, estar entre um dos selecionados é reflexo da determinação e amor pelo que faz. “Essa é uma conquista da nossa escola, no interior do Maranhão, na cidadezinha de Anapurus. É uma conquista da cidade de Anapurus. E é uma conquista do estado do Maranhão. Todos nós conquistamos essa medalha! Eu amo essa missão de ser professor, eu amo a matemática e estou incrivelmente realizado com essa conquista. É um prêmio para a educação do nosso estado, um prêmio para valorizar o esforço do nosso povo que é aguerrido, que supera todas as dificuldades”, comemorou Lopes.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, recebeu com muita alegria e orgulho a notícia da medalha de ouro conquistada por um educador maranhense, na Olimpíada de Professores de Matemática.

“A ideia da missão de ser professor vai muito além do que a gente consegue alcançar com a imaginação. O professor Rubens, além de ser um exímio professor, é um obstinado, que corre para fazer aquilo que ama e transmite isso aos seus alunos. O resultado dele nessa olimpíada nos enche de orgulho, enquanto maranhenses, enquanto Rede de Ensino Pública Estadual. Parabéns, professor Rubens! Avante e rumo a Xangai!”.

Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr)

A ideia da OPMbr surgiu porque, ao contrário da China, o desempenho do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na área de Matemática, deixa a desejar. “Ocupamos hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Pisa, divulgado no final do ano passado. Por outro lado, fazemos parte da elite da matemática mundial [nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU], com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente”, explica Adauto Caldara, representante do Comitê Executivo da OPMBr.

Segundo Caldara, a equação mal resolvida mobilizou um grupo de colegas engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que se reuniu on-line na época da pandemia. “Ali surgiu a ideia da Olimpíada que colocamos em prática no ano passado e que agora tem seus primeiros premiados. É motivo de orgulho e satisfação ter reunido tantos bons professores, não só os que conquistaram o ouro, mas, também, os classificados nas categorias prata e bronze. São histórias de superação e amor à matemática e ao ensino que merecem ser reconhecidas e replicadas”, diz.

Após a viagem para Xangai o trabalho continua, como informa Adauto Caldara. “No retorno, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *