-->

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) já concluiu todas as etapas necessárias à implantação da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão. A expectativa é de que sejam investidos entre 15 a 20 bilhões de reais, nos próximos 5 anos, na primeira ZPE do Maranhão, induzindo a geração de 20 a 30 mil empregos, dinamizando a economia e potencializando a atração de investimentos para o Maranhão.

Pedro Rocha Neto, superintendente de Planejamento da SEDEPE: exposições e palestras para investidores sobre a ZPE-MA

O superintendente de Planejamento de Desenvolvimento da SEDEPE, Pedro Rocha Neto, tem feito diversas exposições à classe empresarial sobre o projeto, com riqueza de detalhes que atendam às expectativas de investidores. Rocha é um dos maiores especialistas locais no assunto. Atuou na primeira iniciativa de criação de uma ZPE para o estado quando foi secretário de Indústria e Comércio e conheceu diversas experiências de comércio internacional, na China, Tailândia e Hong Kong, ainda na década de 90.

Rocha Neto, o superintendente de Planejamento da SEDEPE:

A ZPE maranhense ficará em localização estratégica, em uma área de confluência de duas importantes ferrovias, uma rodovia federal duplicada e a poucos quilômetros do complexo portuário de São Luís. Ou seja, possui conexões rodoviárias, ferroviárias, portuária e aeroportuária. Entre os segmentos que podem usufruir da área de livre comércio estão os de empresas de derivados de petróleo e biocombustíveis, siderurgia e metalurgia, produtos de minerais não-metálicos, agroindústria alimentar, indústrias de papel e celulose, indústrias de alta tecnologia, energias renováveis e outros setores da Indústria de transformação.

A SEDEPE possui um dossiê completo sobre o projeto, além de estudos profundos de impacto econômico. A pasta já cumpriu todas as etapas da iniciativa, que será instalada em um terreno no município de Bacabeira (MA), com área de 20 milhões 988 mil, 347 e 96m2, 8 milhões de metros quadrados de área locável, heliporto, refeitório e ferrovia com ramal de acesso ao local.

Para a empresária Guga Fernandes, representante da Oil Group, refinaria norte-americana, a expectativa é de que a ZPE-MA seja consolidada como polo logístico e industrial exportador de referência na América do Sul. Fernandes disse ainda que a refinaria, primeira empresa a assegurar presença na área, já tem assegurado investimento da ordem de 1 bilhão de dólares, ao longo das fases de implantação, e afirmou também que a empresa já conta com Memorandos de Entendimento assinados para garantias de crédito junto às Agências de Crédito a Exportação (ECAs) europeias e asiáticas.

São investimentos vultosos que aguardam apenas a conclusão da implantação da área de livre comércio. A documentação completa já foi enviada ao Ministério da Economia e aguarda apenas autorização do Governo Federal para o início das operações.

3 thoughts on “Zona de Exportação do MA já tem refinaria americana aguardando apenas autorização do Governo Federal para investir U$ 1 bilhão

  1. Com a implantação da ZPE – MA teremos um grande acréscimo na geração de emprego e renda no estado, beneficiando outros municípios vizinho a implantação do empreendimento. Parabéns Secretário Zé Reinaldo e toda sua equipe.

  2. Tomará que seja verdade , e tanta história que só acredito depois de instalada .
    Se for verdade são Luís vai dar um salto econômico , saindo na frente de muitos estados do nordeste .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *