-->

O ‘golpe’ fracassado de Othelino, a ação sem objeto no STF contra Flávio Costa no TCE-MA, os ‘ecos picantes’ do carnaval e as muriçocas que infestam a ilha são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 3, que traz, ainda, outros ‘babados fortes’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Qual é o deputado que não tem coragem de romper sozinho com o governo e fica tentando “fazer a cabeça” de três colegas para romperem juntos, mas não consegue encontrar apoio na ‘conspiração’”???!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Estava tudo apaziguado com os ‘menudos’!!! Mesmo depois que o deputado Othelino Neto, por conta própria, deixou a secretaria de representação do governo do Maranhão, em Brasília, onde só ‘pisou’ um dia, para reassumir o seu mandato na Assembleia Legislativa, o clima era de tranquilidade!!! Eis que, diante da ‘renúncia’ de Othelino, o governador Carlos Brandão decide nomear para o cargo o conselheiro aposentado do TCE-MA, Washington Oliveira!!! Consequentemente, ‘limpa’ a secretaria extraordinária para entregá-la ao novo chefe, que, naturalmente, vai montar a sua equipe!!! Foram exonerados, então, os sete auxiliares de Othelino na representação do governo em Brasília!!! A propósito, a ‘Extraordinária’ tinha quatro cargos, mas quando Othelino assumiu o governador deu mais três, totalizando sete postos!!! Pois bem…, a exoneração dos servidores afetou o marido da senadora Ana Paula Lobato, que, de quinta para sexta, iniciou um movimento tentando formar um bloco para romper com Carlos Brandão!!! Alguns movimentos ainda chegaram a ser ensaiados e imaginados, mas os colegas colocaram ordem no juízo, avaliaram os prós, os contras e viram que essa era uma ‘barca suicida’, fadada ao ‘naufrágio’!!! Chamados ao gabinete de quem decide e indagados sobre a tese de rompimento, os três parlamentares que Othelino tentava ‘carregar’ para a ‘barca do rompimento’ só faltaram usar o velho adágio popular: “eu estou ficando é velho, não é doido”!!! Na sexta, à noite, um outro deputado, este de esfera federal, com posições que precisam ficar mais claras, foi consultado pelo núcleo duro do governo e teve a mente e os olhos abertos para as obscuras intenções de Othelino!!! Na visão de experientes ‘raposas’ da política maranhense, na verdade o que o ex-presidente da Assembleia Legislativa pretende (ou pretendia) é provocar um rompimento do vice-governador Felipe Camarão com Brandão para cooptá-lo, criar o seu espaço e transformar-se no líder da oposição no Maranhão!!! Consequentemente, com a divisão do grupo, com a estrutura de que dispõe, com a esposa senadora marcaria posição para sair candidato ao Palácio dos Leões!!! O tiro parece ter saído pela culatra, com o entendimento geral, agora, de que foi uma atitude isolada de Othelino, o que deve ficar definido com os novos passos que serão dados esta semana que entra!!!

*** No ‘bojo’ da estratégia para criar a intriga entre Felipe e Brandão, uma notícia foi espalhada durante a semana: a de que o secretário Orleans Brandão, sobrinho do governador, estava sendo cogitado para sair candidato ao Palácio dos Leões!!! “Isso não existe. Nosso candidato em 2026 é Felipe Camarão, conforme está fechado com Flávio Dino. Qualquer notícia que fuja disso é especulação sem sentido, é fake”, disse ao Colunaço, na sexta, à noite, uma fonte muito próxima de Orleans e do seu pai, o presidente estadual do MDB, Marcus Brandão!!!

*** A mesma estratégia foi colocada em prática na semana retrasada, com a história ‘desviada’ das escolas!!! Menos mal que o vice-governador, que já andou claudicando nessas questões, indo atrás de conversas fiadas, agora está bem mais atento e sabendo do que realmente ‘rola’ nos bastidores, onde mentes mal intencionadas querem usá-lo para conseguir seus objetivos inconfessáveis!!! Como diria Zeca Pagodinho, “camarão que dorme a onda leva”!!! E quase que a onda estava levando Camarão, que agora, finalmente, “acordou pra Jesus”!!!

*** “Ao fim e ao cabo”, quem quiser continuar apostando em rompimento que aposte!!! Mas prepare o bolso, porque o ‘rombo’ vai ser grande!!!

*** Já a polêmica para escolha do substituto do conselheiro Washington Oliveira no TCE-MA também tende a arrefecer, e tudo indica que o deputado Carlos Lula, que ensaiou uma candidatura, diante da inviabilidade do seu nome, agora que a ‘armação’ de Othelino foi descoberta, reflita mais e retire a sua inscrição!!! Por outro lado, com o sinal verde que a presidente da Assembleia Legislativa deu ao advogado Flávio Costa, a OAB-MA já discute os nomes para substitui-lo na lista sêxtupla da entidade e submeter o novo nome ao Tribunal de Justiça!!! O governador Carlos Brandão sai tranquilo do processo e vai tirar proveito do imbróglio, ficando como credor do TJMA, em face desse tumultuado processo de escolha dos nomes indicados pela OAB-MA!!!

*** O INFORME JP, coluna política do Jornal Pequeno impresso, traz, neste domingo, 3, nota sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, contra alguns pontos da Constituição do Maranhão e do Regimento Interno da Assembleia Legislativa em relação à escolha para cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA)!!! Ela não interferirá no atual processo de escolha do substituto do conselheiro aposentado Washington Oliveira no tribunal de contas!!! Gonet pede a derrubada da expressão “por voto nominal” e “por processo nominal”, mas o edital retificado pela Alema já prevê votação secreta!!! O Solidariedade foi o partido que ingressou no STF com a Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando o processo de escolha do novo conselheiro do TCE-MA!!! A ADI, que terá como relator no STF o ministro Flávio Dino, pode perder objeto já que a Assembleia Legislativa publicou edital com alterações quanto à idade e tipo de votação, que será secreta!!!

*** O Supremo julgou três ações diretas de inconstitucionalidade apresentadas por Rede, PSB e PP, questionando normas de 2021 sobre a divisão de vagas no Legislativo!!! Por maioria, decidiu que as regras não se aplicam às eleições deste ano, mas a decisão não retroage a 2022!!! Cinco ministros, incluindo Dino, votaram a favor da retroatividade!!! Isso afetaria sete deputados, substituindo-os por membros de outros partidos, como PSOL e PSB (representado pelo ex-governador Rodrigo Rollemberg)!!! Dino, eleito senador pelo PSB do Maranhão em 2022, havia se filiado ao partido no ano anterior, após uma longa carreira no PCdoB!!! Ele se tornou ministro da Justiça do governo Lula e assumiu o STF em fevereiro de 2024!!! Há muitas discordâncias e discussões sobre a decisão de Flávio Dino de votar em uma ação relacionada ao partido que deixou recentemente!!! Bom, por questão de justiça, é bom que se esclareça!!! A ação, apresentada pelos partidos Podemos, Rede e PSB, beneficiaria não só o ex-partido de Dino, mas também o Podemos, o PP, o Republicanos, o Psol e o PCdoB!!! Faltou a chamada ‘Grande Imprensa’ dizer isso, certo???!!!

*** Rapaz, e tem gente querendo transformar o Two Towers em ‘Two Horn’!!! Pois é…, e parece que os ‘protagonistas’ procedem de dois APs das vistosas torres!!! O agro é pop mesmo, pode crer!!! Aliás, uma das responsáveis pelo novo ‘título’ do prédio também não para de se hospedar em uma cidade ‘kaitesurfiana’ do litoral, só pra fazer deboche ‘pra’ ex do atual, que, dizem, tem um hotel por lá!!! Só que a bonitona da ex não dá nem ‘seu souza’ de bolas ‘pra’ ‘topetuda’…!!!

*** Ecos do carnaval!!! O que tem de gente que ‘desaliançou’ no carnaval, mas pensou melhor e deu ‘marcha-a-ré’ depois da folia foi uma ‘festa’!!! Afinal, quando momo se retirou de cena quem apareceu foram a realidade e as contas!!! Melhor esquecer os trios elétricos!!! Assim pensaram a loura “do outro lado da ponte”, a ‘teacher’ da universidade com o ‘cara-metade’ da indústria, a doutora da Ponta do Farol com o ‘love’ bancário e a causídica com o prático!!! Tudo certinho; afinal, o que não foi visto jamais será lembrado!!!

*** E a ex aliançada prefeita paulista que esteve em São Luís, mas fugindo de um badalado colunista!!! Pois é…, segundo as línguas ferinas, ela prometeu ajudar na produção das festas e fez a ‘egípcia’!!! Porém, a verdade, mesmo, é que ela está disputando com a irmã arquiteta quem conta mais moeda hoje, pois não se sabe qual das duas tem mais cobrador andando atrás!!! “Viuchi’, hahahahahahahahaha!!!

*** Ainda nos ecos do carnaval!!! E quem estava ‘tochado’ no camarote da Marquês de Sapucaí era o ‘globtroooter’ do ‘parquet’ com o ‘love’, esperando o ‘gov’ e comitiva para recepcionar!!! E, entre uma golada e outra, dizia que não via a hora de ‘cair’ na avenida e a ‘galera da farinha d’água’ não chegava, hahahahahahahahahahaha!!!

*** O maior sucesso da festa de carnaval do colunista famoso foi, sem dúvidas, a ‘mulher árvore’!!! Meu amigo, era tanta folha, mas tanta folha cobrindo a madame, que teve gente que passou a noite toda sem saber quem era ela, hahahahahaha!!! Mas Dr. Pêta descobriu!!! A ‘misteriosa’ é dona de uma empresa que vende um produto de madeira que ninguém deseja deitar nele, hahahahahahahaha!!!

*** E olha a reclamação!!! A continuidade das chuvas está ‘trazendo junto’ uma proliferação desenfreada de mosquitos na ‘Grande Ilha’!!! Nas administrações municipais passadas, ao menos a prefeitura amenizava a situação com uns vistosos borrifadores que circulavam pela cidade com potentes geradores de fumaça, os chamados ‘fumacês’!!! Hoje, no Olho d’Água, por exemplo, depois das 18h00, mesmo com telas nas portas e janelas, os moradores não podem nem abrir a boca de tanta muriçoca!!! No terreno por onde passavam os três grossos e pesados cabos submarinos da Western, depois da construção da ladeira de acesso à praia, foi modificado o lençol freático que alimentava a bica jorrando, e um poço onde água cristalina aflorava – parada obrigatória de banhistas – foi contaminado pelo esgoto!!! Com as chuvas, a água e a vegetação transformaram o local num gigantesco criador de mosquitos!!! O Braide bem que poderia estar fazendo esse trabalho para minorar os incômodos da população!!! Quem mora na área da Lagoa da Jansen também não pode nem abrir a boca que mosquito entra!!! A cidade toda está assim!!! Um auxiliar de Eduardo Braide, ciente do problema, garantiu que a prefeitura vai intensificar as ações nessa região, por meio da vigilância sanitária!!! Os mosquitos que se cuidem!!!

*** Falar em Braide, o irmão dele, deputado, espalhou ‘busdoors’, em quase tudo que é ônibus de São Luís, com uma baita de uma foto dele, anunciando que destinou 300 mil reais (em emendas) para a segurança pública do Maranhão!!! Muito bem…, mas, vejamos: O marketing tem uma relação poderosa com as escolhas do povo, porque é capaz de ajustar-se à maneira como o cérebro humano funciona!!! Uma das formas é a associação!!! O que é dito não é tão importante em uma mensagem quanto o que está subliminarmente ‘mostrado’!!! O marketing em ônibus (busdoor) é uma forma cientificamente comprovada de ‘empurrar’ bem uma mensagem definida conforme a estratégia do marqueteiro!!! No caso, o parlamentar faz uma campanha que leva a população, em seu subconsciente, a associá-la às pretensões eleitorais do irmão!!! O “outdoor ambulante “ é, claramente, um ato de propaganda eleitoral que carrega uma associação com algo que será deliberado na campanha que se aproxima!!! Os adversários, com toda certeza, não estão atentando ‘pra’ isso!!!

*** Viram a notícia dos artistas maranhenses que, em carta, cobram da prefeitura de São Luís o pagamento de projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo???!!! Pois é…, Dr. Pêta entrou em contato com a prefeitura e foi informado de que em janeiro e fevereiro, do que passou pela Secretaria da Fazenda, foram pagos 273 agraciados, num total de
1.855.000,00!!! Na categoria Cultura Popular, foram 145 agraciados e
na categoria Audiovisual, 28 agraciados!!! Ou seja, na SEMFAZ, ao que parece, não há pendências!!!

*** Enquanto isso, alguns SPs (serviços prestados) contratados pelo município, desde agosto de 2023, tiveram o pagamento suspenso!!! Mesmo tendo trabalhado, assinado ponto, o que continuam fazendo até hoje, sem ‘ver a cor’!!! O contracheque vem com 30 faltas e eles não recebem nada!!! Quando questionam, o RH diz não saber o motivo!!! Questionado, o superintende de uma das pastas disse, também, que desconhece o que está acontecendo!!! Os funcionários prejudicados dizem, ainda, que não conseguem ter acesso ao secretário titular da Semgov!!! O caso abrange servidores da SEMGOV, SEMUS, SEMAPA e SEPLAN!!! “Mais um mês acabou e estamos sem saber o que fazer”, disseram servidores que procuraram o Colunaço do Pêta!!! Os prejudicados já vão para oito meses sem verem salário!!! Em novembro foi paga a 2ª parcela do 13º e eles também não receberam!!! Alguém pode dar alguma satisfação, fazer alguma coisa???!!!

*** Rapaz, ‘assessor-inseto’ tá deixando num ‘beco sem saída’ um conhecido radialista da ‘Grande Ilha’, frequentador assíduo do famoso ‘Xirizal do Oscar Frota’!!! Estava ‘inseto’ a passear pelo Mercado Central, quando avistou o profissional do rádio em seu ‘habitat’ e o chamou para conversar!!! De repente, apareceu ‘Engraxate Cabeça’, um fanático torcedor do Sampaio, que, reconhecendo ‘assessor’, pediu-lhe uma camisa da ‘Bolívia Querida’!!! De pronto, ‘inseto’ respondeu: “Vou passar a camisa pra ‘fulano’ (o radialista) e ele vai te repassar”!!! Rapaz, isso ‘já tem’ 1 ano e ‘Cabeça’ não ‘larga do pé’ do radialista!!! Toda vez que o encontra, “cadê minha camisa do Sampaio’???!!! Hahahahahahahahaha!!!

*** E o influencer da cidade de Joao Lisboa que foi anunciar as atrações do ‘lava-pratos’ local e na hora de ‘chamar’ o cantor Bruno Shinoda ‘mandou bala’: “E agora, Bruno SINOVA, diretamente de São Luís???!!! Depois, ‘uma arara’ devido à gafe, disparou na publicação oficial do evento: “Quem é Bruno Sinova???!!! Internautas ainda brincaram: “foi o corretor do vídeo”, hahahahahahahahaha!!!

*** Isso é unânime: o asfalto “meia-boca” que está sendo colocado em algumas avenidas da cidade precisa de uma mistura de pedra brita para aguentar as chuvas e o trânsito intenso dessas artérias!!! Conclusão: as “ondulações” já começaram a aparecer!!!

*** E pra fechar…

COMO DESENVOLVER UMA MENTALIDADE PRÓSPERA E PRIORIZAR SEUS INVESTIMENTOS

O crescimento pessoal é o primeiro passo para que alcancemos uma vida abundante. Quando direcionamos para dentro de nós mesmos vemos as inúmeras possibilidades que há em nós. Mas você sabe como desenvolver e manter uma mentalidade próspera?
Alguns acham que ser o mais inteligente é o que vai fazer ter grandes resultados. Não é! O que vai fazer você alcançar bons resultados é, em primeiro lugar, virar a chave e mudar a mentalidade. E, em seguida, ter uma atitude mental positiva. Somado a isso, o conhecimento em determinado tema vai fazer você colher bons frutos.
Já ouviu falar em mentalidade fixa X mentalidade de crescimento? Para conquistar uma mentalidade de crescimento é preciso abandonar as crenças limitantes. Frases do tipo: “não vou conseguir”, “os negócios estão ruins e vão piorar”, “tudo dando errado” fazem com que a pessoa fique estagnada, presa a um pensamento negativo e a uma mentalidade fixa. Esse é o pior caminho para seguir. Se manter nesse pensamento a vida não fui. E não flui mesmo. Quanto mais você reclama, mais você se afasta da prosperidade. Tente o inverso disso.
A RELAÇÃO DE UMA MENTALIDADE PRÓSPERA COM OS INVESTIMENTOS
O desenvolvimento interno não pode ser ignorado, pois, se assim fizer, você não será impulsionado em direção ao sucesso financeiro nem ao bem-estar geral. Se questione hoje: como você tem direcionado a sua vida?
Persistência, resiliência e constância. Três palavras que funcionam na hora de investir.
Você não precisa ser rico para investir. Você não precisa necessariamente investir muito, mas você precisa sair da mentalidade fixa do “eu não vou conseguir” para a mentalidade de crescimento do “eu vou começar hoje, independente da quantia que vou alocar”.
Tudo que a gente foca, cresce. Focar nos seus investimentos dentro da sua possibilidade vai fazer você chegar naqueles objetivos que você tanto deseja, mas só ainda não mudou a mentalidade para iniciar.
Tenha paciência, sabedoria e mantenha constância. Pense a longo prazo. Acompanhe o ciclo do mercado. Acredite no poder dos juros compostos.
Nunca se esqueça: nada motiva mais que o progresso!
Faz parte do progresso o desejo de progredir. (Letícia Bogéa/ Jornalista de Economia do Boletim Nacional/Editora de Política do Jornal Pequeno)

**********

MISTÉRIO –

*** Qual é o deputado que não tem coragem de romper sozinho com o governo e fica tentando “fazer a cabeça” de três colegas para romperem juntos, mas não consegue encontrar apoio na ‘conspiração’???!!!

*** Quem é a super causídica do Calhau que tem um mordomo particular e só recebe os convidados a francesa???!!! É a fraca…!!!

*** Qual prefeito da baixada tentou ‘bater de frente’ com um deputado ‘dominador’ e se deu mal na tentativa de construir um cais???!!! Pense num ‘cabra’ que tem ‘moral’, esse parlamentar!!!

*** Qual deputado foi para a ‘cabeceira’ da pista do aeroporto buscar seu cantor preferido, amigo preferido, hóspede preferido e tudo mais preferido???!!! ‘Safadinho’ ele, hahahahahahahahaha!!!

*** Qual cabeleireiro deu um ‘espeto’ de ‘dez pilas’ em uma ‘granuda’ da Península e foi ‘bloqueado’ em recente festa de ‘bodas’…, até pagar o que deve???!!!

*** Quem é o ex-secretário executivo, ligadíssino a Dino, que mais ajuda a combater os fuxicos entre Brandão e Flávio???!!! Se depender dele, o ‘quarteto saudosista’ não avança!!!

*** Quem foi a causídica que andava choramingando durante as festas de momo porque seu maior sonho, o conselheiro, está apaixonadíssimo???!!! É…, ela ‘sobrou’ e o carnaval passou foi longe???!!!

*** Quem foi o milionário que ‘encheu a cara’ e gravou um vídeo nas redes sociais desafiando Popó para uma luta???!!!

*** Qual MC da ‘Grande Ilha’ realizou uma live de 2 horas no Instagram com orações para conseguir a soltura de Alessandro Martins???!!!

*** Qual prefeito recebeu duas notícias ‘desesperadoras’ num dia só: uma dando conta do cancelamento do carnaval ‘lava-pratos’ em sua cidade, e outra, que haveria em breve uma manifestação de professores???!!!

*** Qual assessora especial de secretaria no complexo La Rocque instalou um verdadeiro ‘bigbrother’ em sua sala, com um ‘telão’ que pega todas as salas, corredores e tudo mais, permitindo que ela monitore quem entra, quem sai, deputado que entra, prefeito que sai, funcionário que falta…???!!! Essa é poderosa!!! Pense!!!

*** Quem é o proprietário de placas de propaganda que toda vez que a crise bate às portas no mercado de outdoor, ele logo coloca mensagens apelando para Jesus???!!! É o ‘fraco’!!!

***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *