O ‘carnaval’ e a manipulação de Braide, a disputa de deputado e empresário pela paternidade do bebê de ‘modelo’ e o ‘Helicóptero’ de Luciano Genésio são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 4, que traz, ainda, outras ‘notícias picantes’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “O prefeito Eduardo Braide seria capaz de pagar quase 7 milhões de reais a uma escola da Cidade Olímpica, para organizar parte do seu carnaval, sem saber de nada”???!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** E o ‘carnaval’ do prefeito Braide na prefeitura, gente!!! Enquanto anima o folião para dançar no asfalto, sob a gastança pra lá de suspeita de cachês altíssimos e de verbas milionárias distribuídas sem dó e piedade para fornecedores duvidosos, conforme denúncias que ‘espocam’ com frequência na mídia eletrônica da ‘Grande Ilha’, Eduardo Braide vai fazendo o seu próprio e particular ‘carnaval’ no âmbito da prefeitura de São Luís!!! O ápice, agora, foi a contratação, questionável, da escolinha comunitária “Juju e Cacaia Tu és uma bênção”, pela bagatela de quase 7 milhões de reai!!! Sabe-se, agora, que essa não foi a primeira “bênção” que o prefeito deu para a escolinha do Juju e da Cacaia, mas foi, seguramente, a que mais chamou a atenção pelo tamanho da verba e pela ousadia do “migué”: a dinheirama toda seria destinada para a execução do projeto “Carnaval de São Luís 2024″!!! Tudo já estava definido para entregar a Juju e Cacaia a administração dos seguintes eventos: Pré-Carnaval Circuito Cidade do Carnaval; Carnaval Circuito Cidade do Carnaval; Carnaval da Madre Deus; Carnaval de Passarela de São Luís 2024; Apuração das notas dos desfiles da Passarela do Samba; Baile da Corte Momesca; e, por fim, o ‘São Luís Gospel!!! Mas algo começou a ‘cheirar mal’ e o prefeito foi avisado de que teria que abortar essa “bênção” carnavalesca para não ser, ele próprio, amaldiçoado por malversação!!!

*** Mas como é do seu feitio e estilo, Braide teria que jogar a culpa em alguém e dizer que não sabia de nada do que se passava!!! Mesmo que desta feita tivesse que ‘cortar a cabeça’ de um dos melhores quadros da área cultural do Maranhão, pessoa querida e respeitada por todos, como é o Marcos Duailibe, um profissional de conduta ilibada e que agora teve seu nome jogado na lama por um gestor frio, que não mede consequências quando precisa livrar a sua pele: nem que para isso tenha que sacrificar um ser humano como Marco Duaillibe!!! Felizmente, toda São Luís e, quiçá, o Maranhão, conhece ‘Marquinho Duailibe’ e sabe que ele jamais cometeria qualquer desatino administrativo!!! Como todos sabem como essas coisas funcionam no Maranhão!!!

*** Assim, com a habilidade que sempre teve de manipular os fatos, Braide tratou de exonerar o secretário e três funcionários da prefeitura para criar mais uma cortina de fumaça sobre os seus próprios desatinos!!! Como o “uso do cachimbo faz a boca torta”, a manobra, desta vez, parece ter dado errado e colocou ainda mais barulho nesse escandaloso episódio!!! Quem viria lançar um pouco de luz nessa negociação tenebrosa, durante a semana, foi a ex-chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura Aulinda Mesquita Lima Ericeira!!! Exonerada por telefone no domingo, 28, a corajosa Aulinda revelou, em entrevista exclusiva à TV Mirante, que o prefeito Eduardo Braide sabia da contratação de uma escola infantil da Cidade Olímpica para realizar o Carnaval de São Luís!!! E como não saberia que a prefeitura sob o seu comando daria quase 7 milhões para um projeto???!!! Daí ela dizer que não entendia o motivo da sua exoneração, já que o prefeito Eduardo Braide sabia da contratação da escola “Juju e Cacaia tu és uma benção”. Aliás, “todo o processo era do conhecimento do prefeito Braide”, afirmou a chefe de gabinete demissionária!!!

*** É bom que se diga que no site da prefeitura aparecem, ainda, outros contratos com a escola infantil e pré-escolar “Juju e Cacaia tu és uma bênção”, estes firmados entre 2020 e 2022, sendo um de quase R$ 1 milhão, para fornecimento de alimentação escolar, e o outro de oitocentos mil reais, firmado para a construção de um monumento em homenagem ao conjunto cultural do Bumba Meu Boi!!! O dinheiro já foi reservado, conforme nota de empenho, mas ainda não teria sido pago!!! Contudo, como o ‘carnaval’ nos salões e gabinetes da prefeitura está só começando, a ‘folia’ com o dinheiro público não para por aqui!!! No TCE (Tribunal de Contas do Estado), foi protocolada outra denúncia, já encaminhada ao Ministério Público Estadual, de irregularidades na contratação de atrações para o pré-carnaval de São Luís!!! É que pelo menos quatro artistas receberam cachês muito acima do que cobraram em outras cidades!!!

*** Um deles, o DJ Pedro Sampaio, por exemplo, cobra cachês em torno de 100 mil reais, mas na apresentação que fez no Circuito de Pré-carnaval em São Luís recebeu 390 mil reais, quase quatro vezes mais!!! A cantora Joelma, rainha do tacacá de Belém, que cobra em média 150 mil reais num show, recebeu da prefeitura de São Luís generosos 450 mil reais, conforme denúncia feita ao TCE pelo professor Wesley Souza!!! Se tem uma coisa que no Brasil, e em especial no Maranhão, é levada a sério, chama-se carnaval!!! Tudo no carnaval é organizado e funciona de forma síncrona, cadenciada, e mediante meticuloso planejamento artístico e financeiro!!! Até o momento em que a prefeitura de Braide chega para bagunçar com a festa, e tenta tirar a sua “carta de seguro” – mesmo que para isso tivesse que sacrificar um dos seus mais atuantes secretários!!!

*** O TCE e o Ministério Público precisam agir logo antes que essa conta aumente, e com ela o apuro do contribuinte e daqueles que esperam, em vão, por melhores dias para nossa Cidade!!!

*** E para quem gosta de números precisos, Dr. Pêta traz alguns dados sobre o nebuloso negócio carnavalesco:

– O valor total do contrato é de R$ 6.996.731,60, sendo o documento assinado pelo secretário Marco Duailibe e pela presidente do instituto, Aline Mayara Silva Messias!!!

– A escolinha “Juju e Cacaia” tem como principal atividade registrada a de “associações de defesa de direitos sociais”. Em relação à atividade econômica, a principal registrada é de Educação Infantil / Pré-escola.

– Dr. Pêta abre o seu espaço para os esclarecimentos que o prefeito Braide quiser fazer sobre esses fatos gravíssimos que pesam sobre a sua gestão!!!

*** Como o prefeito nem praticamente ninguém da sua equipe, devidamente orientada, fala nada nem dá ‘bolas’ para qualquer denúncia feita, o que já foi reclamado várias vezes aqui, no Colunaço, Dr. Pêta procurou ‘investigar’, junto a fontes próximas ao prefeito, mas não necessariamente da gestão, mais informações sobre o rumoroso caso!!! Seguinte: A Secretaria Municipal de Cultura lançou um ‘chamamento público’ para a realização do carnaval!!! Ponto!!! A instituição que concorreu, a Juju e Cacaia’, foi avaliada pelo jurídico da SECULT e por uma comissão de fiscalização!!! Ela tinha toda a documentação necessária, inclusive a certidão emitida pelo Ministério Público que lhe garante a concorrência!!! Mesmo não sendo a sua atividade principal, o CNAE da instituição mostra que ela está apta para a realização de atividades culturais!!! A escolinha ‘venceu a concorrência’ e o termo de colaboração foi assinado pelo secretário!!! Aí vem o problema!!! Com o início do ‘estouro da boiada’, e já sabendo do estrago que essa contratação faria em sua gestão, o prefeito toma as suas providências para se safar!!! O secretário, então, recebe uma Recomendação da CGM (Controladoria Geral do Município) para anular o termo de colaboração, por entender que “a Instituição não possuía a experiência necessária para a realização do carnaval”!!! Marco Duailibe obedece ao órgão controlador e solicita a anulação!!! Um dia depois, sem qualquer apuração ou mesmo uma investigação – e aí já ‘entra em cena’ a operação “livramento da cara de Braide”, o jurídico e a chefe de gabinete da SECULT são demitidos!!! E, pior, logo depois, o secretário Marco Duailibe, que apenas cumpriu ordens, também é demitido!!! É importante ressaltar que essa mesma entidade já venceu outros chamamentos, inclusive para a realização de eventos e monumentos culturais!!! Como assim???!!! O secretário não tomou nenhuma atitude sem que fosse instruído para tal!!! Duailibe assinou o termo de colaboração porque, segundo o seu jurídico, estava tudo correto com a instituição!!! E o jurídico, como deixou bem claro Aulinda, não agiu sem a devida anuência superior!!! O secretário solicitou a anulação obedecendo a uma recomendação da CGM, que, por sua vez, logicamente, foi acionada pelo prefeito diante do “estouro da boiada” na imprensa, e convicto do estrago que isso causaria à sua imagem, com forte poder destrutivo para a sua reeleição!!! Os bodes expiatórios ‘pagaram o pato’!!!

*** Rapaz, depois vários dias ‘estourando’ nas redes sociais, o empresário Alessandro Martins encerrou a semana com mais uma ‘manchete’!!! Na sexta-feira, revoltado com um despacho do desembargador Sebastião Bonfim, que anulou todas as decisões do gabinete da desembargadora Nelma Sarney que o favoreciam em alguns processos, todas consideradas pertinentes pela magistrada, Martins foi até o gabinete de Bonfim para ‘tomar satisfações’!!! Quando chegou ao tribunal, como já há uma recomendação do presidente Paulo Velten para que a segurança institucional da corte fique atenta, os policiais seguiram Alessandro, que, primeiramente, passou no gabinete da desembargadora Oriana Gomes!!! Como não havia marcado e também diante da ausência da magistrada, ele se dirigiu ao gabinete de Sebastião Bonfim, que, sentindo a sua alteração, ‘pediu’ que se retirasse da sala, recomendando a Alessandro que procurasse se advogado e recorresse, já que estava se sentindo prejudicado!!! A segurança nem precisou intervir, pois Martins obedeceu e deixou o gabinete do desembargador sem maiores problemas!!!

*** Rapaz, e não é que ‘garoto-mídia-bomba’ deu um calote em duas ‘gatas’ ‘alienígenas’!!! Pois é…, ‘contratou’ as ‘minas’ para uma ‘resenha’ em seu ap – uma de Caruaru e outra de Goiânia –, e, na hora h, queria ‘fazer saliência’ sem camisinha!!! As meninas, logicamente, não aceitaram, o que deixou ‘ex-garoto-empresário’ irritado!!! Já quase ‘surtando’, ele esculhambou as garotas e, antes que elas deixassem o ap sem receber o cachê de ‘mil pilas’, ainda ‘mandou bala’: “Vocês são decepcionantes”, hahahahahahahahahahaha!!!

*** E aquele parlamentar aqui da ‘terrinha’ que engravidou uma ‘modelo’ muito bonita e agora apareceu um empresário goiano se dizendo pai da criança!!! Rapaz, o garotão ainda nem nasceu e já tem dois ‘papis’!!! Pois é…, publicamente, o que a galera que sabe tudo tinha conhecimento era que a ‘modelo’ estava grávida do parlamentar!!! Agora, surge esse empresário de Goiânia dizendo que o filho é dele!!! O ‘babado’ tá forte!!! Aí só uma ultrassom 5D, de altíssima resolução, para saber se o bebê tem o nariz marcante do deputado ou os olhos azuis do endinheirado!!!

*** Meu amigo, quem ‘saiu’ em grande estilo, nesse sábado, foi a tradicional Pastoral do Grogue, a famosa ‘Jardineira’ ‘pilotada’ há muitos anos pelo comandante Nelson Faria!!! E ‘saiu’ com Edital de Convocação e tudo!!! Convocação, frise-se, “Estra e Ordinária”!!! Olha aí a íntegra da convocação!!!
“O Egrégio Conselho Perpétuo e Vitalício (ECPV) da organização oculta “Pastoral do Grogue”, inscrita na CNBEBER e nos livros da igreja ortodoxa mulçumana, considerando as tertúlias momescas de 2024, dá publicidade à resolução 0300/2024, aprovada em decisão monocrática na Praça 8 de Janeiro de 2023, em Brasília-Pequim-Caracas, que rege a baratona motorizada deste período carnavalesco:
a.d. 2024 – fevereiro: dia 3(sábado) – Baile Único, com saída do Bar Pioneiro – litorânea (posto 6), às 16h38. Lembramos aos seguidores desse imbróglio carnavalesco que devido ao exagerado aumento do salário-mínimo e do número de candidatos às prefeituras de Centro do Guilherme Tell e Milagres não acontecidos do Maranhão, as eleições deste ano não serão iguais àquelas dos carnavais passados na Base do Rabelo, localizada no futuro município da Belira.
– 17h41: Por falta de público será cancelada a palestra motivacional proferida pelo novo guru do apocalipse Alexandre Martins Moraes, previamente construída para difusão do caos “O novo modelo democrático copiado de Cuba, Angola e Guiné Bissau”. Para garantir a ordem, o inexpressivo Conselho da Insana Pastoral do Grogue resolveu contratar o especialista em segurança pública e das massas Ricardo Coração de Leão Capelli para manter os manifestantes anti-carnavalescos afastados.
LEIA-SE, PUBLIQUE-SE E ESPALHE-SE NO POSTE CENTRAL DA FAIXA DE GAZA DO TERRITÓRIO CARNAVALESCO DO CENTRO HISTÓRICO, NO FERRYBOAT ZÉ HUMBERTO (QUE FOI A PIQUE) E NA TENDA DE SEBASTIÃO DO COROADO, SEDE DO BONDE DOS 40.
São Luís(MA), Patrimônio da Humanidade, do Tambor de Crioula, do Museu do Reggae e da Pastoral do Grogue. Em 27 de janeiro de 2024”!!!

*** Rapaz, quando a piada vem pronta é de ‘lascar’!!! A mais nova aconteceu com Luciano Genésio!!! Empolgado com a presença, no carnaval de Pinheiro, do DG Guga, que se notabilizou no Brasil como um dos principais nomes de uma nova vertente do funk, o arrocha funk, Luciano foi para a pista de pouso do município, um campo aberto, fazer uma postagem para divulgar o show no Instagram!!! Então, num vídeo que gravou, ele aparece com a mão aberta na testa, ‘protegendo-se’ do sol, e procurando o helicóptero que pousaria na cidade com o famoso DJ, em alusão à música ‘Helicóptero’, de Guga em parceria com MC Pierre!!! Aí, a oposição a Luciano, que “não presta”, usou o vídeo e fez uma montagem, com Luciano esperando a aeronave e aparecendo ‘nos céus’ o helicóptero da Polícia Federal, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Viram essa aí???!!! A empresa islandesa de iogurtes, Siggi’s, lançou a campanha “Desintoxicação Digital”, desafiando os participantes a passarem 30 dias sem celular e redes sociais!!! A iniciativa visa pessoas que reconhecem a importância desse “detox” em sua vida, e propõe abandonar o smartphone por um mês!!! Quem se habilita???!!!

***

MISTÉRIO –

*** O prefeito Eduardo Braide seria capaz de pagar quase 7 milhões de reais a uma escola da Cidade Olímpica, para organizar parte do seu carnaval, sem saber de nada???!!!

*** Por que será que a esposa de um renomado odontólogo brasileiro, residente em São Paulo, chamou São Luís de feia e descuidada???!!! Pior que o comentário viralizou nas redes sociais!!!

*** Qual prefeitura da ‘Grande Ilha’ pagou toda a montagem da estrutura de uma grande feira da ilha para uma associação de bumba-boi da Ilha…, tudo é claro, por meio de ‘chamamento público’???!!!

*** Qual é o deputado maranhense que disputa com um empresário goiano a paternidade de uma criança que está sendo gerada por uma ‘modelo’???!!!

*** Responda se for capaz!!! O que o senador Weverton vai fazer em São Luís: mostrar o tanto de voto que tem, apoiar Duarte com Brandão ou se afastar mais ainda do grupo que o elegeu???!!!

*** Quem é o parlamentar de oposição que anda ‘incentivando’ um certo sindicato a fazer publicações em suas redes sociais contra uma autarquia estadual, com o objetivo de tentar desgastar a imagem do governo Brandão???!!!

*** Qual prefeito ‘sessentão’ declarou-se para uma ‘novinha’ com uma mensagem toda ‘melosa’ no Instagram???!!! “Óh amor, bom dia! Óh, amor, não diga isso com suas mensagens, isso dói…, e você sabe que não é assim, você sabe que eu te amo, você sabe que estou procurando saída, meu amorzinho… Eu ando tão atarefado, tão enrolado, tão cheio de problemas, eu ando doente, muito preocupado com você, você não pode ficar assim, eu vou procurar falar você…”, ‘derreteu-se o prefeito!!!

*** Qual foi o município da Baixada Maranhense que ‘celebrou’, dias atrás, o enlace matrimonial entre o prefeito da cidade e seu namorado???!!! Agora, sim, está oficializado o romance, com direito a ‘selinho’ nas redes e tudo mais!!!

*** Qual ex-deputado e ex-senador maranhense se aposentou antes de completar 30 anos???!!!

*** Qual foi a dupla de torcedores do Sampaio que gravou um vídeo indo para o Castelão, assistir ao jogo contra o Moto, exibindo uma ‘bruta’ de uma metralhadora no carro???!!!

***

One thought on “O ‘carnaval’ e a manipulação de Braide, a disputa de deputado e empresário pela paternidade do bebê de ‘modelo’ e o ‘Helicóptero’ de Luciano Genésio

  1. Luís Fernando Freire, filho do lendário senador Vitorino, se aposentou, como senador, aos 26 anos. Tem muitas inuptas em São Luís na mesma sinecura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *