A lorota de Felipe no TCE, o destino do MDB-MA, o rumo de Cappelli, o agradecimento de Sarney, 35 anos depois, e o pedido de casamento do secretário de Brandão são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 14. Mas Dr. Pêta tem outras ‘notícias e babados’, além dos intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Quem foi o deputado federal que tomou até remédio de pressão depois de ser ‘sujado’, junto ao diretório nacional do seu ex-partido, por um pré-candidato a prefeito da ‘Grande Ilha’”???!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** E mal 2024 ‘deu as caras’, ano de eleições municipais, a “temporada de ‘caça’ e especulações” já está em pleno andamento!!! E começou com o vice-governador Felipe Camarão como ‘bola da vez’!!! Pois é…, ‘talqualmente’, como diria o lendário prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, a exemplo do que fizeram com Brandão, então vice de Flávio Dino, já andam dizendo que Felipe Camarão vai para o Tribunal de Contas do Estado, o recorrido TCE-MA que as ‘rádios peões’, devidamente dirigidas, utilizam à exaustão como ‘depósito’, quando querem ‘tirar de circulação’ e jogar para lá algum político ou outra figura de destaque que possa atrapalhar planos e interesses inconfessáveis!!! Antes das eleições de 2022, com todo cenário indicando que Carlos Brandão assumiria o governo e seria candidato à reeleição, a ‘rádio peão’ ‘entrou em campo’ com as ‘notícias’, devidamente repercutidas por blogs e outros ‘veículos’, de que o vice iria para o TCE!!! Mas quem acompanha as artimanhas da política maranhense sabia que não era verdade e que Brandão assumiria o Palácio dos Leões e disputaria o governo, exatamente como aconteceu!!! A história se repete e agora “quem vai” para o TCE é o vice de Brandão, Felipe Camarão!!! A história está no comecinho, mas, daqui a pouco, quando passar a eleição municipal e o ‘mundo’ se voltar para as eleições estaduais, a “ida” de Felipe para o TCE vai tomar crescer como bola de neve!!! Mas ‘todo mundo’ já sabe: não existe!!! Brandão sairá candidato ao Senado e Felipe Camarão assumirá o governo do Maranhão para concorrer à reeleição!!! Quem quiser ir atrás de conversa fiada, fique à vontade!!!

*** A propósito, os “autores da façanha” já escolheram até a “dona da ideia”: a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale!!! “Porque Iracema é a candidata de Brandão para a sua sucessão”!!! Outra lorota que não vai prosperar!!! Carlos Brandão está alinhadíssimo com o futuro ministro do STF Flávio Dino e, apesar do “cada dia com sua agonia”, sempre preconizado pelo ex-governador, as “muitas águas” que ainda vão “rolar por debaixo da ponte” não serão suficientes para romper a ‘barragem’ que os dois criaram para se proteger dos fuxicos e fofocas que não levam nem levarão o Maranhão a lugar algum!!!

*** Ainda não existe unanimidade e tudo deve ser definido em uma reunião que acontecerá até o fim de fevereiro!!! Mas é muito difícil o MDB-MA tomar uma outra posição que não seja a de apoiar o pré-candidato do grupo comandado por Brandão à prefeitura de São Luís, que, tudo está a indicar, será o deputado federal Duarte Júnior!!! Essa semana, os presidentes Marcus Brandão (diretório estadual) e Cleber Verde (diretório municipal) tiveram uma reunião, na TV Guará, em que vários pontos foram colocados à mesa!!! Pouca coisa vazou, mas a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, ‘grudada’ na antena gigante da emissora, ‘captou’ alguns momentos da conversa!!! Verde falou do alegado “acordo” com o presidente nacional, Baleia Rossi, que lhe teria prometido o partido, ‘desabafou’ suas mágoas, compreensíveis, em relação a Duarte, que o teria colocado ‘mal na fita’ junto ao diretório nacional do Republicanos…, enfim, um ‘papo’ maduro e que pode ter sido o início de um denominador comum!!! Como a maioria não comunga da ideia de Cleber Verde, de levar o partido para apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Braide, Marcus Brandão está ouvindo outros deputados federais, vereadores para que até essa reunião do fim de fevereiro o partido já possa ter condições de ‘bater o martelo’ sem maiores problemas!!! Uma das principais ‘arestas’ a serem aparadas é a pretensão de Cléber de eleger vereador um filho seu!!! Essa seria a contrapartida de Braide!!! Como os vereadores vão se comportar???!!! Certo é que, em meio ao impasse, o MDB pensa, também, em indicar o vice de Duarte Júnior!!! Resumindo: Cleber tem interesse de ir com Braide, mas a maior parte do MDB quer ir com Duarte, até com a possibilidade de indicar o vice!!! Tempo de TV e estatura para indicar um vice o partido tem de sobra!!!

*** E a semana foi movimentada!!! Teve anúncio de Lewandowski como ministro da Justiça e Segurança Pública, exoneração de Diego Galdino (número 3 do MJSP), logo tornada sem efeito; férias de Cappelli, queda de todo o gabinete de Hildo Rocha no Ministério das Cidades, vinda de Flávio Dino para São Luís…!!! Bom, em relação a Hildo, o temperamento forte dele deve ter contribuído para a exoneração em massa!!! O maranhense estava em alta no ministério, o que não vinha agradando os Barbalho!!! Por fim, “do alto de sua altura”, achou de não atender pedido superior relacionado a emendas parlamentares liberaras por meio da Caixa Econômica!!! Deve ter tido suas razões, de prazo, etc…, mas a verdade é que, como o ‘gatilho’ devia estar armado e o revólver apontado para Hildo, por tudo dito acima, o secretário executivo foi atingido em cheio…, não só ele como todos os auxiliares!!! Lamentável, porque o Maranhão perde muito com a saída de Hildo Rocha do Ministério das Cidades!!!

*** Sobre a exoneração de Diego Galdino, o número 3 do MJSP, a ‘grande imprensa’ não perdeu tempo em tentar atingir a “República do Maranhão”, como, ‘invejosamente, eles já ‘batizaram’!!! Diego não foi demitido!!! Com a chegada de um novo ministro, ele mesmo tratou de entregar o cargo, sendo publicada a sua exoneração!!! E já estava de ‘malas prontas’ para voltar ao Maranhão, quando foi informado de que tinha que permanecer no cargo, pois o secretário executivo Ricardo Cappelli (o número 2) havia entrado de férias, e Flávio Dino (o número 1) tinha viajado para São Luís!!! Alguém precisaria despachar no ministério!!! O pedido de exoneração de Diego, então, foi tornado sem efeito, para frustração dos ‘escribas sudelistas’, inclusive pela informação errada!!!

*** Por fim, qual será o destino de Ricardo Cappelli, que vai deixar a secretaria executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública???!!! Antes mesmo que prospere uma ilação, sem rumo, de que ele “deve” voltar para a Secom, porque se saiu muito bem na campanha de Brandão, Dr. Pêta informa que o ainda secretário executivo do MJSP deve ficar por Brasília mesmo!!! Deve ‘estudar’, também, um cargo de secretário oferecido pelo governo do Rio de Janeiro!!! Enquanto isso, a secretaria extraordinária de representação do governo do Maranhão, na capital federal, permanece sem titular!!!

*** E quem diria…, essa do Sarney!!! Um dos assuntos mais comentados da semana, divulgado pela mídia nacional, foi o agradecimento que o ex-presidente fez ao piloto da Vasp, em entrevista que concedeu ao jornal Estado de S.Paulo, 35 anos após o fato, ao reconhecer que ele havia sido um herói ao evitar que o avião sequestrado pelo maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, morador do Coroadinho, em 29 de setembro de 1988, fosse lançado contra o Palácio do Planalto numa tentativa de matar o então presidente da República!!! O piloto Fernando Murilo Alves de Lima e Silva faleceu em 2020, e o filho, diante do gesto tardio de Sarney, afirmou: “Fico feliz. Antes tarde do que nunca”!!! Essa resposta levou muita gente a indagar os motivos pelos quais Sarney levou tanto tempo para reconhecer que sua vida foi salva, naquele episódio, pela extrema destreza e argúcia do piloto!!! Os mais jovens não sabem, mas na fase final do voo VASP 375, entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro, um dos passageiros, o maranhense de Vitorino Freire, Raimundo Nonato, anunciou o sequestro da aeronave e ordenou aos pilotos para desviarem a rota em direção a Brasília, com o objetivo de lançar a aeronave contra o Palácio do Planalto!!! O caso virou um filme, exibido recentemente em todo o país!!!

*** O sequestrador portava um revólver calibre 32, e de imediato matou o copiloto Salvador Evangelista com um tiro na nuca após este tentar contato com o controle de tráfego aéreo!!! Informado pelo comandante que as condições de visibilidade não eram boas para aproximação em Brasília (tratava-se, na verdade, de uma estratégia do piloto para enganar o sequestrador), Raimundo acabou desistindo de jogar o avião contra o Palácio do Planalto, mas impediu o comandante de pousar o avião, quase sem combustível, no Aeroporto Internacional de Brasília e na Base Aérea de Anápolis!!! O maranhense ainda solicitou um novo desvio na rota, desta vez para São Paulo, mas foi alertado por Fernando que não havia combustível para isso!!! Segundos depois, um dos motores do avião começou a falhar e Fernando executou uma manobra denominada “tonneau”, onde a aeronave executa um giro completo através de seu eixo longitudinal, mesmo desconhecendo se a aeronave poderia sustentar essa operação no espaço!!! A decisão de executar esse procedimento ocorreu para tentar desequilibrar o sequestrador, e pousar no aeroporto de Goiânia!!!

*** O voo prosseguiu para Goiânia, e a FAB colocou um Mirage III para interceptar e acompanhar o voo. A estratégia funcionou e Raimundo acabou sendo jogado para longe da cabine, mas assim que o avião estabilizou conseguiu ficar de pé e empunhar novamente a arma!!! O pouso em Goiânia, no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, aconteceu às 13h45. Em terra, o sequestro e as negociações continuaram por várias horas!!! O sequestrador chegou a exigir um avião menor para fugir, mas, por volta das 19h, quando descia a escada do avião usando o comandante como escudo, acabou sendo baleado três vezes pela equipe de elite da Polícia Federal!!! Morreu dias depois, vítima de anemia falciforme, sem relação com os tiros, segundo o legista Fortunato Badan Palhares!!! O comandante Fernando Murilo foi condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico na época do acidente, mas nunca recebeu um agradecimento oficial da Presidência da República pelos seus feitos!!! Em 2001, 13 anos após o acidente, o piloto recebeu o troféu Destaque Aeronauta do Sindicato Nacional dos Aeronautas por sua contribuição em evitar uma tragédia maior naquele dia!!! Fernando faleceu em 26 de agosto de 2020, aos 76 anos, por insuficiência respiratória!!!

*** O resumo desse episódio da história recente do País pode ser contado da forma a seguir!!! O maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, oriundo de uma família pobre do interior do Pará, tinha um estilo de vida reservado e sem vícios!!! Foi tratorista em várias empresas de construção, e chegou a trabalhar em obras da empreiteira Mendes Júnior, no Iraque!!! Na época com 28 anos, o sequestrador havia sido demitido de uma obra, e ficou em situação difícil por não conseguir encontrar outro emprego!!! No final da década de 80, o Brasil enfrentava uma péssima fase econômica com elevados índices de desemprego e inflação!!! Raimundo decidiu punir quem achava ser culpado pela má situação pela qual ele e o país passavam: o então presidente da República, José Sarney, lançando um avião contra o Palácio do Planalto, onde fica o gabinete presidencial!!! Ao nunca ter dirigido uma palavra de agradecimento ao piloto Fernando Murilo pelo seu feito heroico, só o fazendo agora, 35 anos depois, Sarney talvez quisesse esquecer não somente esse episódio como também o período difícil que levou o país a uma espiral inflacionária sem precedentes com inúmeros desarranjos na economia!!! Em todo caso, somente ele poderá dar a versão autêntica de sua postura como presidente!!!

*** Uma cena inusitada e que levou uma galera jovem ao delírio marcou o casamento da filha do prefeito Rigo Telles, de Barra do Corda, sexta-feira, 12, em São Luís!!! Festa padrão, animadíssima, com muita gente jovem e bonita, no palco a requisitada cantora Fabrícia, eis que chega a hora da noiva jogar o buquê!!! Empolgada, a mulher de um amigo do peito de Brandão e secretário de governo, com quem já mora há vários anos, posiciona-se entre a galera à frente da noiva!!! E adivinha???!!! Depois do 1…, 2…, 3…, repetido umas quatro vezes, quando a filha de Rigo faz o lançamento, o buquê cai exatamente nas mãos da ‘cara-metade’ do secretário!!! Mais empolgada ainda, ela pede o microfone e ‘manda bala’: “Agora você vai me pedir em casamento, e é de joelhos”, disse ela, balançando o buquê freneticamente!!! Apanhado de surpresa e “sem saída”, mesmo assim o amigo de Brandão não se fez de rogado e correspondeu às expectativas…!!! Pegou o microfone, AJOELHOU e fez o pedido oficial, levando a galera ao delírio!!! Só faltou a aliança, que, certamente, estará no altar na consolidação do enlace matrimonial, com a devida cobertura do Colunaço do Pêta, hahahahahahahahahaha!!!

*** Pense num sufoco que passou uma ‘global’, irmã de deputado!!! Ansiosa para chegar a uma boate que inaugurou nesse sábado na ‘Ilha do Amor’, ela chamou um Uber!!! Meu amigo, o que parecia uma ‘viagem’ para uma noite prazerosa, com a presença de vários empresários mineiros, cearenses e espanhóis, tornou-se um embaraço!!! O veículo caiu em um buraco, em plena avenida dos Holandeses…, e pense num sufoco!!! Pior que no momento caía um verdadeiro ‘toró’ na cidade!!! É, meu amigo, mas, apesar do contratempo, a moça conseguiu chegar à festa e, por fim, ainda se deu bem, sendo flagrada aos beijos com um mineiro milionário!!! “Gente fina é outra coisa”!!!

*** A operação da Polícia Civil, essa semana, no condomínio Torres do Sol, que desvendou um mega desvio de bebidas alcoólicas do Mateus do Araçagi, remete a um esquema de décadas em São Luís!!! Não de desvio, mas de falsificação de uísque, que tem como ‘cabeça’ uma ex-prefeita dona de depósito de bebidas!!! Uìsque ‘baleado’ é o que não falta!!! A ex-gestora, inclusive, paga cerca de R$ 6 por garrafa vazia, mas com a caixinha de Old Parr, Chivas e outros, levando tudo para o seu galpão, onde faz o ‘milagre’!!!

*** Rapaz, o ‘ex-garoto-empresário’ Alessandro Martins (ex-Euromar) voltou em “grande estilo”, ‘despirocando’ até contra o presidente do TJMA, Paulo Velten, em vídeos que viralizaram nas redes sociais!!! Em defesa de Jece Rodrigues Júnior, gerente afastado da Caixa Econômica Federal, depois de denúncias de fraude em contratos de energia solar, Alessandro disse que o amigo foi vítima de racismo, e defendeu sua volta ao banco!!! Nos vídeos, Alessandro cita o juiz Ronaldo Desterro, que, para ele, foi enganado!!! E liga o afastamento de Jece a um sumiço de ‘vinte milhas’ de uma conta em nome da mãe dele, afirmando que somente com a volta do gerente afastado poderia reaver o valor!!! Completamente ‘afetado’, ‘ex-garoto-empresário’ provocou polêmicas com os vídeos que acabaram colocando em evidência as acusações e provocaram tensões no cenário jurídico local!!! Paulo Velten emitiu uma nota explicativa sobre as acusações e informou que está tomando as medidas judiciais cabíveis contra Alessandro!!!

*** Mas nem só de ‘babados fortes’ vive o ‘ex-garoto-empresário’!!! Alessandro Martins vai comemorar em grande estilo, no lendário Copacabana Palace, o aniversário de 15 anos de sua filha Alessandra…, a “Alessandrinha’, como ele gosta de chamar!!!

*** Nesse sábado, também, Alessandro surpreendeu seus seguidores ludovicenses ao postar uma foto beijando uma garota, que não identifica, referindo-se a ela como seu novo amor.

*** E adivinha a mais nova do empresário Ubaldo!!!??? Pois é…, arranjou uma contadora pra lá de aBUSada, hahahahahahaha!!!

*** Após 13 anos de obras e gastos que somaram 27 milhões, a Biblioteca Central da UFMA foi inaugurada no final do ano passado com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, sem ter um só livro no acervo!!! Além de não ter livros, falta muita coisa para a biblioteca ficar disponível para a comunidade acadêmica, como instalação de elevador de acessibilidade, mobília e fiação elétrica!!! Não se sabe se o ministro gostou do que viu ou se fez que não viu!!!

*** Começa a ficar preocupante a presença de marginais entre os pedintes que tomam conta dos semáforos de São Luís!!! É preciso que a Secretaria da Segurança fique atenta, pois muitos motoristas têm relatado sofrer com atitudes agressivas, uma espécie de assalto dissimulado por parte de alguns elementos!!! Há, também, pessoas drogadas, não menos agressivas, a atormentar aqueles que são obrigados a dirigir no estressante trânsito da cidade!!! É bom que seja ressaltada a grande parcela de responsabilidade da prefeitura, pois tem faltado com a devida assistência aos moradores de rua!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual será o destino de Ricardo Cappelli, que, ‘só’ voltar de férias, vira ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública???!!! E acredita que já tem ‘mente fértil’ dizendo que ele vai voltar pra Secom do estado, porque se saiu muito bem na campanha de Brandão, hahahahahahahahahahahahaha!!! Êh Maranhão!!!

*** Quem foi o deputado federal que tomou até remédio de pressão depois de ser ‘sujado’, junto ao diretório nacional do seu ex-partido, por um pré-candidato a prefeito da ‘Grande Ilha’???!!!

*** De quem será a ‘rádio peão’ que anda espalhando que a deputada Iracema Vale está por trás das especulações que desinformam sobre ida, que nunca acontecerá, de Felipe Camarão para o TCE???!!! Parece que bebe!!!

*** Qual prefeito da ‘Grande Ilha’, para obter apoio de um partido forte, está prometendo eleger vereador um filho do presidente do diretório municipal da legenda???!!!

*** Quem é o deputado federal que anda querendo ‘emplacar’ a irmã de Othelino Neto como vice de Eduardo Braide???!!!

*** Quem é a ‘trans’, ‘filial’ de ‘cara-metade’ de deputada, que ‘engatou’ com outra mulher em um samba na ‘Grande llha’???!!! Pense num ‘tiroteio’ de tapas!!!

*** Qual ‘global’, irmã de deputado, ‘pegou’ um milionário de Minas Gerais durante a inauguração de uma boate em São Luís???!!!

*** Que mágica foi essa que levou vários pré-candidatos a prefeito das ‘imperosas’ a estarem todos sentados lado a lado em um evento na cidade, em total clima de harmonia???!!!

*** Quem foi o assessor de deputado, que, para separar uma briga de duas mulheres no samba do ‘Seu Zé’, jogou um balde cheio de gelo nas protagonistas???!!! Pois é…, ninguém conseguia conter as ‘briguentas’, o assessor foi lá e, ‘pimba’, ‘sapecou’ um balde de gelo para esfriar as duas ‘quentézimas’!!!

*** Qual ex-prefeito da região central, recém ‘desaliançado’, empolgou-se em uma festa, subiu ao palco, tomou o microfone do cantor e ‘mandou bala’, dizendo que está solteiro e que gosta é de novinha e bonita???!!! A plateia foi à loucura!!!

*** Qual é o bar da Holandeses que não ‘se coça’ com os artistas que se apresentam por lá???!!! Marrapá!!!

*** Quem é a ex-prefeita que montou uma verdadeira fábrica clandestina de uísque???!!!

***

 

One thought on “A lorota “Felipe no TCE”, o destino do MDB-MA, o rumo de Cappelli, o agradecimento de Sarney, 35 anos depois, e o pedido de casamento do secretário de Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *