A ‘escorregada’ sobre a Margem Equatorial, o apocalíptico ‘garoto-mídia-bomba’, as incongruências das obras do Renascença, o barraco da ex-deputada no estádio e o retorno de ‘Bolota’ são assuntos em destaque no Colunaço desta domingo, 21. Mas Dr. Pêta traz, também, muitos outros ‘babados’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Qual ex-candidato a governador, na tentativa obsessiva de sair do ‘ostracismo’, do ‘anonimato’ e voltar à cena política, anda baixando o nível e usando termos chulos e rasteiros em ‘debates’ que nem eram para existir???!!! Pior que o ‘antagonista’, do alto de sua envergadura, em plena evidência política e administrativa, hoje, ainda ‘escorrega’ nas ‘cascas de banana’ jogadas pelo ‘atirador’ de baixa estatura política e sem escrúpulos’, dando a ele o ‘palco’ de que tanto necessita!!! Não só ele escorrega como leva consigo ‘escribas’ que, no afã de ajudá-lo, acabam cometendo o mesmo deslize, ‘iluminando o palco’ do ‘necessitado’!!! ‘Rapá’”!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Uma reportagem da TV Mirante, veiculada na quinta-feira, 18, sobre o enorme potencial das bacias do Maranhão que integram a Margem Equatorial, a mais promissora fronteira de petróleo e gás do Brasil e segunda maior do planeta na atualidade, ‘escorregou feio’ com argumentos que contradizem a própria realidade que gera riqueza para o Maranhão!!! A matéria ouviu depoimentos favoráveis de autoridades do estado, mas, em seguida, trouxe a veiculação de outra reportagem com ênfase exclusiva aos supostos riscos ambientais, a partir da exploração de petróleo e gás da região, para as costas do Pará e do Maranhão, ao Parcel de Manuel Luís e aos manguezais dos dois estados!!! Até mesmo “ameaças” à vida marinha e à produção de pescado no estado foram citadas!!!

*** O debate sobre a exploração ou não de petróleo na Margem Equatorial é bem mais profundo!!! Ao citar riscos de vazamento com transportes e tráfego de navios, a fonte ouvida pela emissora não considerou que no estado já existe movimentação intensa de embarcações, transitando com milhões de toneladas de combustível no Porto do Itaqui, o maior importador de óleo diesel e gasolina do país –, além de uma quantidade exponencial de navios que transitam na costa brasileira e no mundo inteiro!!! Paralisar tais operações seria um caos social na vida contemporânea, uma espécie lockdown urbano, pois não existe vida organizada sem a energia que move as engrenagens do mundo moderno!!!

*** Posicionar-se de maneira contrária à busca das riquezas de combustíveis que movem a civilização, com retórica de superfície, é menosprezar gigantescas possibilidades de crescimento econômico das regiões; sobretudo, nas mais pobres do Brasil, o Norte e o Nordeste!!! E é ainda desconsiderar os rigorosos critérios de segurança nas operações realizadas pela Petrobras, que, ao longo de seus 70 anos de existência, integra a lista das estatais brasileiras entre as maiores empresas do mundo!!! Estimativas apontam a possibilidade de extração de 20 a 30 billhões de barris de petróleo somente na Bacia Pará-Maranhão!!! Abrir mão destas riquezas contidas, tanto na cadeia econômica gerada quanto de royalites (compensação financeira) pela exploração, em um mundo em que as grandes economias já demonstraram que vão continuar explorando suas jazidas naturais, é condenar os estados brasileiros com menores indicadores de desenvolvimento a uma espécie de atraso voluntário!!! É, como sempre, deixar o pobre fora da equação, à margem!!!

*** Rapaz, o senador Weverton sentiu o golpe da declaração do deputado Rubens Júnior, publicada pelo portal O INFORMANTE!!! “Tem gente que traiu e agora quer ser herdeiro”, disparou Júnior, quarta-feira, 17, com ‘endereço certo’ para o pedetista!!! No dia seguinte, o senador postou um “Throwback Thursday” (TBT) para lembrar um encontro, de muitos anos atrás, com Flávio Dino e lideranças políticas!!! “Com Flávio Dino, pra lembrar que a história de luta do nosso campo político é antiga”, postou Weverton!!! Um ‘Pêtanauta’ inteirado leu a publicação não se conteve: “Quero ver ele postar é alguma coisa de 2022”, disparou, em mensagem ao Colunaço!!! E completou: “O plano dele é ser p segundo senador, a pedido do Lula! Só que enquanto ele mantiver essa postura a Brandão não dá nem para sentar com ele”!!! Pois é…, dizem em Brasília que, sobre o Senado, Lula já deu a palavra dele para Weverton!!! Quando ouviu isso, um parlamentar da bancada maranhense ‘mandou bala’: “Essa era a mesma história que Weverton contava em 2022”, hahahahahahahahahaha!!!

*** Bom, mas, a propósito da declaração de Rubens Júnior, o senador procurou O INFORMANTE e afirmou: “Não creio que seja para mim (a indireta de Rubens). Seria um ciúme tolo diante de uma reaproximação entre dois aliados, eu e Flavio, que sempre pertenceram ao mesmo campo político. Além do mais, a definição de quem é o herdeiro da força política de Flávio será feita pela população”!!!

*** Rapaz, de tédio essa nossa ‘Ilha do Amor’ não morre!!! Tem quinze dias que acompanhamos as ‘apocalípticas’ aparições do ‘ex-garoto-empresário’, hoje transformado em ‘garoto-mídia-bomba’, como se fossem episódios de séries da Netflix!!! Cada dia é uma ‘novidade’!!! E são tantas, que seria necessário escrever uma página de Colunaço…, isso pra começar!!!

*** E a propósito, meu amigo, Dr. Pêta já viu ‘cafetão’; agora, “cafetão do cafetão” é novidade no ‘front’!!! Pois é…, um futuro candidato a vereador na ‘Grande Ilha’ foi quem “saiu com a mais nova”!!! Amigo do peito de “ex-garoto-empresário”, o ‘CdC’ é quem intermedeia as garotas de programa para o mais novo ‘midiático’ da ilha, que, quando precisa, pede que ele ligue para um conhecido ‘cafetão’ da cidade!!! Como os pedidos são muitos, e todos atendidos, agora o futuro candidato a vereador está ligando direto ao ‘cafetão’ que arranja as ‘gatas’ para cobrar comissão, hahahahahahaha!!! Meu amigo…, que onda!!!

*** E meu chefe, gente!!! Esse não tem jeito mesmo!!! Em pleno ‘debate’ sobre as ‘peripécias’ do ‘garoto-mídia’, um leitor do portal O INFORMANTE ‘emeia’ e ‘fala’: “Acho que ele (o garoto-mídia) não “bate bem”!!! E meu chefe: “Bate’, sim, principalmente no Paulo Velten”, hahahahahahahahahahahaha!!! A propósito, pense numa enrascada que esse rapaz ‘se meteu’, atingindo a honra do presidente do TJMA!!!

*** E sobre o desembargador, o ‘ex-garoto-empresário’ reagiu à notícia de que o chefe do judiciário maranhense o tinha acionado judicialmente, por danos morais, pedindo uma indenização de 100 mil reais!!! Em suas redes sociais, mais uma vez tentando abordar assuntos sérios na brincadeira, ele afirmou: “Vem pra Península, Paulinho!!! Vamos fazer as pazes…, não fui citado, mas soube pelos grupos que você quer 100 mil por injúria? Manda teu PIX que nem vou recorrer, pois meus advogados cobram o dobro…”, afirmou, dentre outras ‘loucuras’!!!

*** E quem perdeu com o ‘garoto-mídia-bomba’ foi aquela primeira-dama que estava ‘causando’ nas redes sociais!!! Pois é…, com seu ‘palco roubado’ pelo ‘apocalíptico’, e em baixa, a mulher do prefeito baixadeiro partiu para uma mudança de estratégia!!! Para se manter em foco, já que com os recorrentes “vídeos-escândalo” não vinha mais conseguindo atenção, resolveu, agora, ‘ensinar’ a mulherada a cozinhar e cuidar dos filhos!!!

*** Algumas dúvidas nas obras da prefeitura na Avenida Colares Moreira e adjacências, no Renascença, intrigam a ‘cachola’ de ludovicenses observadores !!! Isso independentemente da percepção geral de que o Município, por meio da SMTT, tem acertado muito na reorganização dos retornos da cidade!!! Por exemplo, o canteiro ‘pontudo’ e embicando’, de quem sai da rua paralela ao antigo ‘Curso Welington’ para retornar à avenida, está muito próximo!!! O risco de acidentes é muito alto…, só essa semana houve dois naquele local!!! Será que vai ser corrigido???!!! Diante dessa dúvida, Dr. Pêta procurou alguém que entende do assunto!!! O ‘consultado’ informou que aquela área vai ter uma mudança de fluxo!!! Quem vem ‘ali’ pela ‘Viva Água’ e sai ‘em cima’ do antigo Curso Wellington agora fará um outro percurso, saindo antes!!! Muita gente, hoje, como não tem sinalização, está saindo praticamente ‘ali’ pouco antes da entrada da Lagoa da Jansen e indo direto para a rotatória, o que tem causado acidentes!!! Ali vai ser feito um trabalho ‘micro’, com recapeamento e a prefeitura vai sinalizar toda a área!!!

*** Um outro ponto é sobre as obras de duplicação por trás do Ceuma, na rua do antigo Colégio Batista!!! Elas foram iniciadas, mas estão paralisadas porque supostos proprietários daquela área de mangue colocaram cercas!!! E pode ter  propriedades nessa área???!!! Bom, a respeito dessa situação, a própria prefeitura solicitou a paralisação das obras enquanto ‘desenrola’ uma questão de desapropriação na área, pois até agora os documentos apresentados não são satisfatórios!!! Ali atrás do colégio Batista apareceram três donos, dentre os quais o único conhecido é um ex-deputado estadual!!! ‘Pras bandas’ do Ceuma não apareceu nenhum ‘proprietário’ e as obras já estão sendo retomadas!!! É isso!!!

*** Rapaz, tem galera ‘cruel’!!! Olha essa que mandaram ‘pro’ Dr. Pêta!!! Na semana da exoneração de Hildo Rocha, no Ministério das Cidades, o prefeito de Mata Roma fez uma postagem de um encontro que teve em Brasília com o ex-secretário executivo da pasta!!! “Visita ao secretário executivo das Cidades, Hildo Rocha, em Brasília, onde conseguimos contemplar nosso município com 100 casas populares”, postou o prefeito!!! No dia seguinte, Hildo ‘caiu’!!! Aí, o ‘cruel’ ‘mandou bala’: “As 100 casas que iriam para Mata Roma agora foram ‘pro’ brejo”!!! Rapaz…, quanta maldade!!!

*** Falar em Hildo Rocha, olha só o ‘jeitinho’ do MDB!!! Desde a queda do secretário executivo, segundo publicou a jornalista Denise Hothenburg, do Estado de Minas, o MDB viu crescer três movimentos: o primeiro, a briga interna pelo cargo; o segundo, a ala mais afeita à oposição se ‘assanhou’ para tentar afastar o partido do governo; e, por último, uma parte do PT começou a se mexer, disposta a indicar o número 2 da pasta comandada por Jader Filho!!! Para tentar estancar os três num gesto só, o ministro se encontra com Hildo Rocha!!! A ideia do MDB é ver se há caminho para reverter a demissão!!! Hildo, inclusive, escreveu uma carta como se tivesse pedido demissão, a fim de dar abertura para o ministro dizer que tudo não passou de um mal-entendido e ele possa reassumir!!! Se não for possível, a guerra está aberta!!! O MDB da Câmara quer o cargo e o do Senado, idem!!! E ainda tem o PT chegando pela retaguarda!!! A única saída para evitar transtornos e muita confusão, na largada de 2024, é a paz no grupo do MDB que apoia o governo, escreveu Hothenburg!!!

*** Rapaz, e uma ex-deputada, que quer ser prefeita de cidade da baixada, que apareceu no estádio de futebol da cidade para assistir ao jogo do time de sua ‘terra querida’ pelo campeonato maranhense!!! Pois é…, durante o jogo, ela foi até o técnico do time esculhambar porque não tinha avistado nenhuma ‘placa’ da prefeitura!!! E daí foi só ‘ladeira abaixo’…, pense!!! Os torcedores, percebendo a cena, e muitos já insatisfeitos com a atual gestão, começaram a vaiar a pré-candidata, pois os funcionários da prefeitura que ela defende estão com salários atrasados!!! Pior que, na sequência, ainda teve um desentendimento do treinador com o presidente do clube sobre a renda do jogo!!! Quase vão aos tapas!!! Uma repórter chegou perto para ver o que estava acontecendo e o dirigente quase ‘cai de catiripapos’ na moça também!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** E aquela funcionária de área médica da ‘Grande Ilha’ que, na quinta-feira, 17, deixou o seu veículo no estacionamento de uma igreja evangélica, ali ‘pras bandas’ do Filipinho, enquanto resolvia umas ‘questões’, e quando voltou encontrou a garagem da igreja fechada e com um ‘bruto’ de um cadeado no portão de ferro!!! Pois é…, pior que o pastor só ia reabrir a igreja hoje, domingo, o que deixava a ‘coitada’ sem carro nos Últimos Dias!!! ‘Meu Jesus Cristo’!!! O jeito foi usar a criatividade!!! Foi atrás de um chaveiro, que abriu o cadeado e, finalmente, depois de muito desespero, porque até a bolsa, com todos os documentos, estava dentro do carro, ela conseguiu sair com o veículo!!! Depois, como uma boa religiosa, jogou a chave num denso matagal, nas imediações, onde será impossível alguém achar!!! Hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Olha ele aí de novo, voltando ao Colunaço do Pêta: o ‘imorrível Bolota’!!! Emprestou a sua casa para a ‘cara-metade’ de um dermatologista comemorar o seu aniversário!!! Ela arcou com a festa toda, e ele fez logo questão de dizer que ia aproveitar o níver dela para comemorar o dele também!!! E saiu ligando para os convidados falando que era o aniversário dele!!! Pior que a aniversariante, na véspera, deu sinais de que não estava gostando nada do que vinha ouvindo e lendo!!! E acabou reportando a sua insatisfação num grupo de amigas…, mas aí já era tarde…, não dava para votar atrás!!! Assim é bom, né???!!! O ‘golpe’ tá aí…, cai quem quer!!!

*** Uma ação de indenização movida por Scarlet contra a ‘cara-metade’ de um prefeito da baixada gerou ‘alvoroço’, na semana passada!!! Alegando ter sido abordada de forma ‘truculenta e vexatória’ durante uma festa na residência do prefeito, a influenciadora Scarlet busca compensação por danos morais e materiais!!! Os pedidos incluem uma indenização ‘duzentas mil pilas’, prova testemunhal e, de forma curiosa, a invocação da assistência judiciária gratuita para garantir o acesso à justiça!!! Pense num ‘balacobaco’ no fórum da ‘Princesa da Baixada’!!!

*** No pré-carnaval da prefeitura, vendedores ambulantes relataram, semana passada, uma ‘perseguição’ por parte de agentes públicos, gerando um clima de mistério e preocupação!!! Os ambulantes dizem que, além dos melhores espaços serem destinados a empresários de grande porte com contratos já estabelecidos com a prefeitura, eles enfrentam ações incômodas e prejudiciais da Blitz Urbana!!! As denúncias incluem apreensões frequentes, com agentes municipais confiscando carrinhos e barracas essenciais para o trabalho desses vendedores!!!

*** O negócio tá esquentando num badalado bar localizado em área nobre da ‘Grande Ilha’!!! Cantores que se apresentam por lá reclamam que não estão recebendo o cachê!!! Dizem que o estabelecimento alega que não está conseguindo arrecadar direito, que vem tendo prejuízos e ainda, algumas vezes, que o artista não consegue ‘arrastar’ público pagante para o local!!! Pior que não são só os cantores…, alguns funcionários da casa também já se movimentam para ‘arrochar’ o dono, que precisa ‘se coçar’!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual ex-candidato a governador, na tentativa obsessiva de sair do ‘ostracismo’, do ‘anonimato’ e voltar à cena política, anda baixando o nível e usando termos chulos e rasteiros em ‘debates’ que nem eram para existir???!!! Pior que o ‘antagonista’, do alto de sua envergadura, em plena evidência política e administrativa, hoje, ainda ‘escorrega’ nas ‘cascas de banana’ jogadas pelo ‘atirador’ de baixa estatura política e sem escrúpulos’, dando a ele o ‘palco’ de que tanto necessita!!! Não só ele escorrega como leva consigo ‘escribas’ que, no afã de ajudá-lo, acabam cometendo o mesmo deslize, ‘iluminando o palco’ do ‘necessitado’!!! ‘Rapá’!!!

*** Por que “ex-garoto-empresário’, o mais novo ‘garoto-mídia’ da ‘Grande Ilha’, que anda ‘causando’ e ‘ouriçando’ a galera com seus desvarios, postou uma foto com um ‘cafetão’ e um ‘monte’ de “raparigas”, como ‘classifica’ as ‘garotas’, e apagou logo em seguida???!!!

*** Qual foi o candidato derrotado ao governo do Maranhão que forjou um acidente de trânsito na época da pandemia de Covid-19, após ser flagrado por patrulha policial, numa estrada de terra próximo à região de Balsas, no ‘maior clima’ com o motorista???!!! Como diria Manoel Gomes, ‘lá ele’!!!

*** Quem será que ‘garoto-mídia-bomba’, o apocalíptico, pretende atingir com seus ‘mísseis’ contra o empresário Ilson Mateus???!!! Seria uma causídica do grupo, por causa da venda de um ‘ap super luxo’ na Península, que foi parar, agora, ‘nas mãos’ de um parlamentar, numa negociação legal???!!!

*** Quem é o causídico do “Poder Rangedor”, ‘aliançado’, que está querendo “emplacar” em cargo de chefia, na Câmara Municipal de Ribamar, uma “peguete rodada” que foi exonerada do gabinete de um deputado, por exigência da “cara-metade” do parlamentar???!!! Será por que???!!!

*** Qual deputado, com filho ‘prometido’ pelo prefeito para a Câmara Municipal, colocou ‘oito pilas’ em emendas para São Luís e agora, pelos dois propósitos, quer porque quer levar o seu partido a apoiar Braide na reeleição???!!!

*** Quem é o deputado que, na contramão do grupo a que pertence, anda se movimentando para tentar lançar a irmã de um parlamentar, magoado por ter perdido o poder no ‘Rangedor’, como vice de Duarte Júnior???!!!

*** O que será que “biquinho do amor” veio de fato fazer na ‘Grande Ilha’ do amor???!!!

*** Quem foi o empresário que ostentou no Instagram um champanhe dizendo que seria ‘quinze mil pilas’, mas aí veio o ‘Dr. Google’ e garantiu que a garrafa custa pouco mais de 120 ‘reales’???!!!

*** Qual foi a primeira-dama que perguntou a uma eleitora se estava indo à sua residência para tirar foto com ela e ouviu como resposta que a ‘dita-cuja’ queria fotografar era a casa???!!!

*** De quem será uma mega mansão misteriosa, construída em cima de um morro, no Araçagi, em São Luís, com heliponto, quadra de tênis e tudo mais, que corre risco de ser tragada por uma grande erosão que já mostra a ‘cara feia’, conforme imagens de um drone???!!!

*** Quem é o empresário, que se diz ‘cheio das granas’, que está vendendo por seis milhões um ap na Península avaliado em ‘16 milhas’???!!! E vendendo parcelado!!!

*** Quem são os empregados públicos beneficiados com a isenção do desconto do Imposto de Renda nos vencimentos???!!! Graças ao congelamento do salário e ao reajuste do salário mínimo ano a ano!!! Triste realidade!!!!

*** Quem é o prefeito que vai realizar uma licitação de R$ 3 milhões para digitalizar documentos???!!!

***

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *