A dívida do judiciário com a sociedade, os riscos que envolvem ‘garoto-mídia-bomba’, Cappelli na Abin e o potencial da Bacia de Barreirinhas são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo!!! Dr. Pêta traz, também, mais ‘notícias picantes’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Por que o prefeito Eduardo Braide, pela primeira vez, não compareceu ao ‘Baile da Corte’, que definiu a eleição de Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval, desta feita realizado na ‘Casa Barrica’ (Madre Deus), na noite de sexta-feira, 26???!!! Só a primeira-dama de São Luís apareceu por lá!!! Teria sido por receio de ser cobrado por dirigentes de escola de samba, bloco tradicionais, dentre outros segmentos da Cultura”???!!! Ótima leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** “Aviso aos navegantes”!!! Meu chefe vai sair de férias (aliás, meias, mas, merecidas férias – aí uns 15 a 20 dias pelo Nordeste)!!! E Dr. Pêta, logicamente, vai acompanhá-lo nesse ‘descanso’, porque, realmente, só para reforçar o ‘clichê, “a barra tá pesada e ninguém é de ferro”!!! Como o objetivo é mesmo descansar, uma equipe assume interinamente o portal O INFORMANTE, o JP e o Colunaço do Pêta, nesse período!!! Até a volta, se Deus quiser!!!

*** Muito bem!!! E qual foi o ‘assunto’ da semana???!!! Sim, a execução do motorista Francisco Vale (Baixinho) dentro de um ônibus da Empresa Maranhense, em frente ao terminal rodoviário de São Luís!!! Pois bem…, já passou a fazer parte do folclore popular o jargão: “a polícia prende e a Justiça solta”…, numa alusão ao fato de que após muito esforço investigativo dos policiais e do risco de vida que sofrem, o Judiciário, muitas vezes por filigrana jurídica ou por algum ‘erro formal’, acaba por mandar de volta ao mundo do crime o ‘inocente’ que estava preso!!! A prisão de um dos envolvidos com o assassinato do motorista Baixinho é o exemplo mais recente!!! No plantão da juíza Maria da Conceição Privado Rego, durante audiência de custódia, o meliante Leônidas Cunha Ribeiro, que ajudou na fuga dos dois assaltantes que mataram o rodoviário, foi sumariamente libertado!!! A magistrada diz ter atendido a um pedido formulado pela Defensoria Pública!!! Já o Ministério Público estadual, em seguida, afirmou que “a soltura do autuado foi prematura e temerária”!!! O relaxamento do flagrante lavrado pela polícia se deu por questões meramente formais!!! Será essa a razão de outra expressão popular, a de que “a Justiça é cega”???!!! Certamente que não!!!

*** Se fosse para atender apenas a critérios formais de um processo , qualquer programa de computador, nestes tempos de IA – Inteligência Artificial, sem dúvida alguma, faria melhor!!! Mas um juiz, diante dos fatos da vida e dos autos de um processo, deve fazer um exame perfunctório, desprezando alguns elementos que, em determinadas circunstâncias, não deveriam ser considerados!!! Diante da estupefação que tomou conta de todos, o juiz titular 1ª Central de Inquéritos e Custódia, Rogério Pelegrini, decretou a prisão de Leônidas, que confessou ter ajudado na fuga dos responsáveis pelo crime, indicando ainda outros envolvidos!!! A decisão do juiz Pelegrini destaca a gravidade do delito e a necessidade de preservar a credibilidade das instituições, resultando na prisão preventiva para garantir a ordem pública e a conveniência da instrução criminal!!!

*** Restou uma dura lição para o Judiciário maranhense, pois, apesar da decretação da prisão, Leônidas, que estava ‘nas mãos’ da polícia e da Justiça, consequentemente, já havia fugido e vai dar muito trabalho para ser preso novamente, já devendo estar bem longe de São Luís!!! Esse fato faz lembrar o conhecido episódio envolvendo um magistrado que soltou um perigoso assaltante de banco que havia comandado um ataque milionário e com muitas vítimas em Bacabal!!! Neste caso, como naquele – e tantos outros mais –, não foi possível prender mais o liberado!!! O TJMA ficou devendo mais essa para a sociedade maranhense!!!

*** Viram a ‘última’ do ‘garoto-mídia-bomba’???!!! Pois é…, jogou um vídeo, nas redes, dizendo que Sarney o chamou para uma conversa e supondo que o ‘papo’ seria uma candidatura sua a prefeito de São Luís, hahahahahahahahaha!!! “Tou aqui meio nervoso com essa confusão. Quem mandou me chamar agora foi o eterno presidente Sarney. Acho que é esse negócio de prefeito… porque o pessoal quer gente nova. Eu não vou mentir que eu seria perfeito para esse cargo, mas deixa eu pensar mais um pouco. Eu queria ir mais tarde para o Senado, que é mais tranquilo também”, disse ‘ex-garoto-empresário’!!! Nos últimos meses, ele tem se envolvido em polêmicas e muitas confusões na capital!!! Sexta, agora, em um bar na Península, aparece discutindo com uma mulher!!!

*** Rapaz, e não é que a escola Flor do Samba frustrou muitas expectativas, na noite dessa sexta-feira, 26!!! Meu amigo, a escola organizou, divulgou na ‘rádio-peão’, jogou nas redes sociais, badalou à exaustão o seu tradicional concurso de escolha da ‘Mulata Gay’ e na hora não apareceu um gay sequer para concorrer!!! Nem ‘Florzinha’, que preferiu ‘se mandar’ para a ‘Casa Barrica’, para ver a escolha da Corte de Momo!!! Rapaz, será que ‘Grampola’ sabia desse concurso???!!! Hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Um imenso latifúndio urbano, em área de mangue aterrada, mereceu de um Pêtanauta o seguinte comentário: o Armazém Paraíba faz mesmo sucesso em qualquer lugar…, e como faz, não é Dr. Barreto???!!!

*** Uma McLaren avaliada em mais de dois milhões de reais, que ‘desembarcou’ de uma ‘cegonha’ na ‘Grande Ilha’, e um mega iate, de cerca de R$ 1 bilhão, na costa marítima de São Luís, ‘ganharam’ as redes essa semana!!! A belíssima embarcação foi fotografa e despertou a curiosidade de ‘todo mundo’, que queria saber a quem pertence a luxuosa embarcação!!! Em relação ao potente McLaren, o ‘mistério’ foi logo desvendado!!! Foi comprado pelo empresário Carlos, da Fribal, apaixonado por veículos esporte!!!

*** E o que começou com cenas fortes, mas até engraçadas, digamos assim, com exceção das ofensas pesadas ao presidente do TJMA, Paulo Velten, já desperta preocupação!!! O que fazer com o ‘apocalíptico’ ‘garoto-mídia-bomba’???!!! Na noite de sexta-feira, 26, ele voltou à cena, com troca de ofensas com uma mulher num bar da Península!!! Sem que se saiba o que a moça fez, porque o vídeo que foi para as redes não mostra, ‘ex-garoto-empresário’ chamou a mulher de prostituta e tentou chutá-la!!! O ‘cidadão’ está visivelmente incapaz de avaliar seus atos!!! A família precisa agir o mais rápido possível, antes, antes que ele se machuque ou machuque alguém seriamente!!! Essa semana, também, uma irmã de ‘garoto-mídia’ gravou um vídeo extremamente comovente, falando que seu irmão sofre do Transtorno Afetivo Bipolar e que ela revogou a procuração que lhe dava poderes para gerir sua conta na Caixa!!! A irmã, que mora no Canadá, falou que ele queria fazer o resgate total de suas aplicações e endereçar a uma conta que ela nem sabe qual é!!! Um assunto grave, já que o empresário está em uma fase “maníaca” do TAB e tem feito coisas fora do normal!!!

*** Uma delas envolveu uma ‘invasão’ a um apartamento que ele teria repassado a um empresário da cidade!!! Ele alega que o comprador não pagou o combinado, e aí, totalmente fora de si, foi até o imóvel, na Ponta do Farol, para ‘tomar’ o apartamento do ocupante!!! O empresário acabou se dando mal, tendo mãos e pés machucados durante o ato, que contou até com a presença da polícia militar, destacada ao local para conter os ânimos!!! Logo após esse ato, ‘garoto-mídia-bomba’ pegou um voo para o Rio de Janeiro, mas acabou retornando a São Luís no dia seguinte, para causar mais confusões!!! Pra piorar, muitos, sabendo do problema que ele enfrenta, vêm ‘surfando’ no ‘hype’ de ex-garoto-empresário’, gravando vídeos dele completamente fora de si, em que dispara ofensas contra autoridade e mulheres!!! Isso fora outros aproveitadores…!!!

*** E esse ‘farto’ noticiário, aqui na ‘terrinha’, da disputa no Maranhão pela “herança política” de Flávio Dino, hein!!! Pois é…, diz que o futuro ministro do STF tem ‘reclamado’ com amigos, em tom de brincadeira: “Que herança???!! Eu não morri”!!! Hahahahahahahahahahahaha!!!

*** As negociações políticas andam fervendo nos bastidores da capital federal, e envolvem Flávio Dino e Lula!!! Dino estaria trabalhado com Lula na articulação para nomear Ricardo Capelli como diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)!!! Capelli, que ocupava o cargo de secretário-executivo no Ministério da Justiça sob a liderança de Dino, seria o indicado para assumir a posição na Abin!!! A movimentação acontece em um momento que Flávio está próximo de assumir uma cadeira vitalícia no Supremo Tribunal Federal (STF)!!! Luiz Fernando Corrêa, nomeado por Lula, deverá deixar o cargo, abrindo espaço para a possível indicação de Capelli!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** E olha essa!!! A pedido do Lula, a Procuradoria-Geral da República estaria preparando denúncia contra o governador Ibaneis, do DF!!! O ‘babado’ é que a ex-primeira-dama estaria com ‘sangue nos olhos’ e disposta a contar, inclusive, detalhes de uma suposta bebedeira na véspera do ‘8 de janeiro’!!! Ninguém (nem a presidente do STF ou do Congresso) teria falado com Ibaneis por telefone no sábado!!! As respostas via WhatsApp teriam sido iguais e padronizadas…, até para Flávio Dino, que tinha mandado ofício pedindo a continuidade do bloqueio à Esplanada dos Ministérios!!! Na verdade, Ibaneis estaria incapacitado e deve ser responsabilizado pelo boicote da PM-DF, que não tinha o efetivo certo, trabalhou com aspirantes em treinamento e substitutos no comando, entre outras falhas!!! Por outro lado, Ibaneis e seu governo são considerados mais bolsonaristas do que o governador de São Paulo!!!

*** Meu amigo, o ‘pau tá cantando’!!! A cultura municipal acabou com os desfiles de sexta-feira gorda de carnaval na Passarela do Samba do Anel Viário, e a galera tá ‘chiando’!!! “A prefeitura acabou com os desfiles na sexta-feira, dedicados aos Blocos Tradicionais (séries A e B), e com isso vai ‘enforcar’ os desfiles das escolas de samba, no sábado e domingo”, ‘gritam’ dirigentes carnavalescos “dos dois lados”!!! Dr. Pêta procurou a secretaria, que explicou: “Os desfiles das escolas no sábado e domingo estavam começando às 22h. Antes não tinha nada. Na sexta, os blocos tradicionais não tinham ‘lá’ esse público. Agora, fazendo a ‘preliminar’ do desfile das escolas, começando mais cedo (Bt B, sábado e Bt A, domingo), esses blocos tradicionais terão público”, explicou o secretário Marco Duailibe!!! Os carnavalescos, no entanto, alegam que o regulamento do desfile dos Blocos Tradicionais foi ‘rasgado’!!! O regulamento previa que este ano as apresentações continuariam na sexta-feira, 09!!! Portanto, na ótica dos reclamantes, a secretaria não teria poder para fazer esta mudança…, somente os filiados das duas entidades, e em Assembleia Geral”!!! Confusão grande!!!

*** Rapaz, e não é que a mana do Neymar está expandindo seus investimentos para o Maranhão!!! Pois é…, adquiriu um terreno de cinco hectare em Atins, na região do ‘Lençóis Maranhense’, e o negócio foi concretizado em São Paulo, por meio de corretor de imóveis maranhense!!! As informações indicam que a irmã do jogador, chamada Rafaella, planeja construir uma casa de veraneio na região!!! Além disso, parece que ela está considerando investir em uma pousada em Barreirinhas, ampliando sua presença no promissor setor turístico maranhense!!! No entretanto…, as línguas ferinas garantem que o próprio Neymar estaria ‘enfronhado’ nos investimentos!!!

*** Viram a notícia publicada pelo portal O INFORMANTE (Grupo JP), a respeito de uma Nota Técnica com projeções extraordinárias sobre o potencial da Bacia de Barreirinhas, que terá lançamento nacional na próxima sexta-feira, 2, no Rio de Janeiro???!!! O Maranhão será destaque para empresas e investidores de todo o Brasil deste setor por conter uma riqueza em petróleo e gás com projeções superiores às descobertas na Guiana, país que se transformou no mais rico da América do Sul após a exploração de óleo, com renda per capita quase igual à de Portugal, segundo o FMI e PIB que cresceu 63%, em 2022!!! Com tantas projeções favoráveis, o Governo Brandão terá uma oportunidade inédita de fomentar crescimento econômico ao estado e, principalmente, superar as sequelas de eternos projetos que nunca se viabilizaram no Maranhão, com promessas de emprego e renda nunca cumpridas!!!

*** Essa semana, o ex-governador José Reinaldo Tavares (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos) fez um balanço dos programas em viabilização na SEDEPE!!! E destacou o ‘Casas de Esperança’ como a principal experiência estruturante da Primeira Infância, que poderá beneficiar milhares de famílias maranhenses hoje sem perspectiva de um futuro!!! Reinaldo falou da possibilidade de o embaixador da Bélgica, Peter Claes, trazer ao Maranhão outros embaixadores dos países da União Europeia para uma reunião de levantamento de oportunidades de cooperação, com perspectivas de um provável financiamento europeu para a iniciativa maranhense!!! E ressaltou o esforço do governador Carlos Brandão para a criação de um ambiente político favorável no Maranhão a possibilitar que todas as forças, em exercício atualmente, convirjam para uma postura atuante na tarefa de possibilitar ao nosso estado um aproveitamento de suas vantagens comparativas com objetivo de tornar o setor produtivo mais competitivo e, assim, gerar mais emprego e renda a todos os maranhenses!!! É um exemplo para todos os gestores e políticos o ex-governador José Reinaldo Tavares, incansável na luta por dias melhores para o Maranhão!!! Bastariam cinco ZRs nesse estado para que as coisas fossem diferentes por aqui!!!

*** De passagem pela ‘Ilha do Amor’, o influenciador australiano Simon Gurney teceu elogios às belezas das praias da cidade!!! Gravou um vídeo falando que São Luís é subestimada, pois ele rodou o Brasil inteiro e ninguém nunca indicou a capital maranhense, mas, ao chegar aqui, encantou-se com as praias, culinária e o povo!!! É assim!!!

*** E aquela pró-reitora de universidade das cercanias da ‘Grande Ilha’ que continua ‘distribuindo grosserias’ a alunos, servidores e diretores de cursos, igualzinho fez recentemente num certo instituto onde não deixou saudade!!! Pois é…, desde que assumiu a ‘dita-cuja’ tem agido com arrogância e desrespeito até com quem trabalha com ela!!! E não esconde de ninguém que é “de fora”, que não tem “rabo preso”, que faz melhor que os “nativos”, fala mal da ‘terrinha’ e ainda diz ter “carta branca” do “magnífico”!!! Poderosa a mulher!!!

***

MISTÉRIO –

*** Por que o prefeito Eduardo Braide, pela primeira vez, não compareceu ao ‘Baile da Corte’, que definiu a eleição de Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval, desta feita realizado na ‘Casa Barrica’ (Madre Deus), na noite de sexta-feira, 26???!!! Só a primeira-dama de São Luís apareceu por lá!!! Teria sido por receio de ser cobrado por dirigentes de escola de samba, bloco tradicionais, dentre outros segmentos da Cultura???!!!

*** Quais blogueiros, influenciadores, cantores e eternos pré-candidatos de ‘zap-zap’ andam faturando alto com as polêmicas promovidas por ‘garoto-mídia-bomba’???!!! Rapaz, alguns chegam a ostentar até comprovantes de PIX, que variam de “vinte a trinta mil pilas” garantidos para dar publicidade às ‘nitros’ do ‘ex-garoto-empresário’!!!

*** Qual é o causídico de vários prefeitos que está ‘se queimando’ com a maioria dos clientes por prometer e não cumprir???!!! ‘Siô’, para de garantir ‘mundos e fundos’ usando o nome de autoridade!!! Depois não vai reclamar do leite derramado!!!

*** Quem foi a candidata a musa do carnaval de São Luís que entrou no palco com ‘duas’ na mente e fez uma performance inusitada, ‘causando’ no concurso???!!!

*** Qual deputado tá andando de mãos dadas com a ‘filial’ em pleno shopping???!!! É…, desse jeito tá quase virando ‘matriz’!!!

*** Quem foi a vereadora que ‘mandou bala’ nas redes sociais e afirmou que a sua cidade, de tantas coisas boas de outrora, só é conhecida, hoje, pelo ‘bumbum’ da primeira-dama”???!!!

*** Quem foi o investidor de alto risco que chamou ‘garoto-mídia-bomba’ de ‘palhaço’ nas redes sociais?

*** Qual prefeito trocou de avião e adquiriu, agora, uma aeronave de ‘duas milhas’, e, mais recentemente, comprou um Dodge Ram de quase ‘seiscentas mil pilas’???!!! E ainda levou a ‘ex’ para ‘carimbar’ a compra!!!

*** Qual conhecido empresário aqui da ‘terrinha’ ativou o “modo Fábio Assunção”???!!!

*** Quem foi a prefeita que proibiu a entrada, nos postos de saúde do município, de quem tece críticas à sua gestão???!!! Pois é…, e, barrado, um vereador da oposição acionou logo foi a PM para que pudesse ter acesso ao local e assegurar seus direitos!!! Inconformada, a prefeita ainda mandou à unidade de saúde o procurador do município para intimidar o parlamentar!!!

***

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *