As covardias de Braide, a ‘encostada’ de Jerry e o jogo duro de Dino contra as plataformas digitais são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo. Mas Dr. Pêta tem mais ‘notícias’ picantes e os intrigantes Mistérios da Semana. Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA 

PETINHADAS –

*** Donos de bares e restaurantes estabelecidos no Champs Mall, na Península, eram a ‘cara da indignação’, nessa sexta-feira, 14, com uma inesperada operação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) naquela área!!! Além de inesperada, inédita, porque, segundo eles, nunca a prefeitura tinha realizado uma ação desse porte por lá!!! O cenário era de casas praticamente vazias, porque as pessoas, inseguras, ficaram com medo de serem multadas ou terem o seu carro guinchado!!! Não se questiona a iniciativa da SMTT: afinal, o ordenamento do trânsito é válido e as autoridades do setor, que constantemente são cobradas, precisam dar respostas à sociedade!!! O questionável é a forma traiçoeira e covarde como agiu a SMTT!!! A orientação no trânsito também faz parte do trabalho das prefeituras, e era isso que a SMTT deveria ter feito, antes de chegar de surpresa com uma operação que nunca tinha realizado antes, e, de forma covarde, sair multando e rebocando veículos de pessoas que se divertiam numa sexta-feira, depois de uma semana exaustiva de trabalho, como, certamente, era o caso de muitos que estavam nos bares e restaurantes do Champs Mall!!! Mas, atitudes covardes parece que já estão se tornando comuns na gestão do prefeito Eduardo Braide!!! Que o digam vereadores de São Luís que foram surpreendidos, também na sexta-feira, 14, com 16 vetos do prefeito ao projeto do Plano Diretor de São Luís!!! Isso depois de terem participado de uma verdadeira ‘festa’ do ocupante do Palácio de La Ravardière para sancionar a proposição aprovada recentemente pela Câmara Municipal de São Luís!!!

*** Conforme publicou, com exclusividade, o portal O INFORMANTE, o clima na sexta era de revolta na Câmara, por parte da maioria dos vereadores, que acusava o prefeito Eduardo Braide de ter agido de forma covarde contra o poder legislativo da capital!!!

Na quarta-feira, 12, segundo relataram alguns parlamentares, o prefeito convidou os edis para a sua “festa” de sanção do novo Plano Diretor de São Luís!!! À maioria, numa coletiva de imprensa, ele anunciou que iria sancionar a revisão do Plano Diretor da cidade, dando a entender, de forma sorrateira, que estava tudo certo e de acordo com o aprovado na Câmara Municipal!!! Cerimônia realizada, sanção do Plano Diretor amplamente divulgada, dois dias depois, na sexta, os vereadores foram surpreendidos com o anúncio de 16 vetos do prefeito a 39 das emendas apensadas ao projeto técnico!!! A decisão do prefeito provocou indignação generalizada dos parlamentares, que se sentiram traídos!!! Em meio ao clima de revolta, eles afirmaram que todos os vetos serão derrubados já na sessão desta segunda-feira, 17!!! “A atitude do prefeito Braide é uma covardia, uma afronta, um grande desrespeito para com a Câmara Municipal. Não esperávamos isso de um chefe de executivo”, reagiram edis que estiveram na “festa da sanção” de Braide, na quarta-feira!!! Conforme O INFORMANTE, eles garantiram que, com essa atitude, o prefeito Braide perdeu a confiança do parlamento municipal de São Luís!!!

*** Rapaz, o Márcio Jerry “nunca antes na história” foi tão badalado como essa semana, depois do episódio que o envolveu com a deputada Júlia Zanatta!!! Meu amigo, só deu ele na ‘pauta’!!! Lógico que, longe esteve do coordenador da bancada do Maranhão qualquer intenção ou iniciativa de assédio contra a colega parlamentar!!! Mas a oposição – leia-se apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro –, evidentemente, não poderia deixar de aproveitar uma ‘deixa’ dessa – ainda mais porque Jerry chegou muito perto da deputada – para deturpar os fatos claramente constatados nos vídeos verdadeiros (e não montados) que viralizaram nas redes sociais!!! Assédio sexual está claro que não houve…, e assédio moral por assédio moral, como alegado posteriormente, os ‘nobres parlamentes’ vivem a cometê-lo a cada sessão no Congresso Nacional, principalmente em convocações de autoridades nas diversas comissões espalhadas pelas duas casas, especialmente da câmara!!! O erro cometido pelo maranhense foi de inconveniência, e por ele, no máximo, pode ser advertido pelo Conselho de Ética, se assim decidir o colegiado!!! Assédio é uma ‘forçação de barra’ do tamanho da repercussão do fato, que nem deveria ter tamanha dimensão diante de tanta coisa grave e importante que o Brasil, como um todo, precisa discutir hoje!!!

*** Meu amigo, o Felipe Camarão tá ‘leve, livre e solto’ no comando interino do Palácio dos Leões!!! Na tarde-noite de sexta-feira, 14, ele recebeu uma galera do esporte, que se fez acompanhar dos secretários Naldir Lopes (Sedel), Anderson Lindoso (Seduc/interino), vereadores e representantes de diversas federações de esporte amador, numa audiência articulada pelo desportista Phil Camarão, pai do governador interino e secretário de estado da Educação!!! Um momento importante para o esporte amador do Maranhão, com muitas intervenções pertinentes tanto de Felipe quanto de Phil e demais presentes!!! Como o professor José de Ribamar Miranda, o conhecidíssimo Gafanhoto, renomado atleta do nosso basquetebol, famoso pelo ‘toco’ que deu no jogador Ubiratan, durante uma partida da seleção maranhense!!! Na reunião com o governador interino, Gafanhoto defendeu uma maior atenção às categorias de base!!! “O Sampaio Basquete há seis anos ganha títulos e a gente não consegue fazer uma jogadora maranhense para integrar a equipe”, observou Miranda, defendendo investimentos de parte de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte para as categorias de base!!! Muito bem!!!

*** Uma denúncia séria de pedofilia no município de Urbano Santos, ao Sul da região dos Lençóis Maranhenses, precisa ser encarada com atenção e responsabilidade pelas autoridades locais!!! Se não for tomada uma providência, pode estourar nacionalmente!!! Ao menos é essa a intenção da moradora Alcione Rego, mãe de uma professora da zona rural, da rede municipal de ensino, que, essa semana, disparou um vídeo nas redes sociais denunciado a prática, que envolveria gestores da secretaria de educação!!! Segundo ela, esses professores chegariam a trancar alunas em sala de aula para prática de assédio sexual!!! Alcione revelou que, primeiramente, a sua filha procurou a secretária de Educação do município, que, além de não demonstrar qualquer interesse em apurar a denúncia, praticamente a teria obrigado a ficar quieta, sob pena de demissão!!! Ciente do que houve, Alcione disse que foi até a secretaria e também não sentiu nenhum interesse da titular da pasta em investigar o caso!!! “Eu e a minha filha fomos humilhadas pela secretária”, disse Alcione, que manifestou interesse de vir a São Luís e procurar o Ministério Público estadual!!!

*** A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, pode dar uma significativa contribuição para a investigação dessa denúncia!!! Como líder maior de Urbano Santos e aliada do prefeito da cidade, em quem confiou para administrar o município, deve se inteirar do que anda acontecendo para exigir do gestor uma ampla investigação do caso com tomadas de providências enérgicas!!! Sensível como já mostrou ser diante de problemas que envolvem abusos dessa natureza, sempre preocupada com causas de mulheres submetidas a situações abusivas, e com a responsabilidade que pesa hoje sobre os seus ombros como presidente do poder legislativo estadual, Iracema Vale não hesitará em determinar uma apuração rigorosa dessa denúncia!!!

*** Lembra o ‘escandalozinho’ no mundo dos abastados da “Alta Península” que o Colunaço ‘noticiou’ no domingo passado???!!! Pois é…, apesar dos ‘repórteres do Dr. Pêta’ garantirem a ‘fidedignidade’ do fato, pessoas muito próximas do casal envolvido no episódio asseguraram que, na verdade, o que houve nada tem a ver com traição ou ‘pulada de cerca’ envolvendo o irmão de ‘togado’!!! O que teria havido foi uma ‘debandada’ da família, que colocou o apartamento milionário à venda para dizer ‘tchau’ à ‘Grande Ilha’!!! O casal da ‘alta soçaite’, que seguiria firme e forte, tem dinheiro e influência, mas a ‘graninha’ da venda do imóvel vai alavancar a mudança, que já estaria sendo planejada há um bom tempo, ‘na surdina’!!! O destino???!!! Ainda não se sabe ao certo!!! O fato é que a passagem seria só de ida!!! E não é para outro estado não, mas para outro país!!! É, ‘rapá’…, aí é só pra quem pode mesmo…!!!

*** E o ex-governador Flávio Dino, hoje à frente do Ministério da Justiça, resolveu endurecer o jogo contra as plataformas digitais (leia-se, dentre outras, Facebook, Twiter e Whatsaap), abrindo um intenso debate sobre as medidas adotadas nos mais diversos meios de opinião!!! O anúncio foi feito, essa semana, por meio de uma portaria que objetiva responsabilizar as plataformas digitais pela veiculação de conteúdos com apologia à violência nas escolas!!! O projeto de lei, inicialmente idealizado como instrumento legal para enfrentar o discurso de ódio nas redes, foi descartado em face dos debates que poderia ensejar no Congresso, daí surgindo a opção pela portaria que ganhou força nos últimos dias!!! Mas Dino afirma que a portaria não fere o Marco Civil da Internet, a Lei nº 12.965/2014, que regula as redes sociais no país desde 2014!!! Como se sabe, essa legislação não responsabiliza as plataformas pelo seu uso; ou seja, pelas publicações feitas por terceiros!!! Flávio Dino justifica a portaria ao afirmar que o ministério está vendo que há uma situação emergencial que tem gerado uma epidemia de ataques, ameaças de ataques, bem como também de difusão de pânico no seio das famílias e das escolas!!!

*** Disse, também, foi nesse contexto que o MJSP resolveu editar “uma portaria que traz medidas práticas, concretas, a fim de que haja uma regulação desse serviço prestado à sociedade, especificamente no que se refere à prevenção de violência contra escolas”!!! Pela portaria, as empresas deverão retirar imediatamente os conteúdos após a solicitação das autoridades competentes; terão que fazer, de forma permanente, uma avaliação sistêmica de riscos; adotar medidas visando a evitar a disseminação de novas ameaças às escolas; além de promover uma política de moderação ativa de conteúdos nas redes!!! Outro ponto polêmico é a obrigatoriedade das empresas de informar ao ministério quais regras do algoritmo de recomendação são utilizadas em seus respectivos domínios!!! Por sua vez, as secretarias nacionais do Consumidor e a de Segurança terão papel preponderante nas medidas de coerção!!! A Senacon, por exemplo, vai requisitar relatórios sobre os riscos de acesso das crianças e adolescentes a conteúdos veiculadores de violência!!!

*** Especialistas ouvidos pelo Dr. Pêta afirmam que a portaria não vai dar sossego para as plataformas!!! As sanções previstas, em caso de descumprimento das regras pelas empresas, vão desde a aplicação de multas, que pode chegar a 12 milhões, até a suspensão das atividades!!! Flávio Dino, no entanto, observa que o MJSP não deseja que isso aconteça; pelo contrário!!! “Com a edição dessa moldura normativa, objetiva, com obrigações, com prazos, com parâmetros técnicos, o que nós desejamos é a adequação desses serviços”, ressaltou!!! A Secretaria Nacional de Segurança Pública vai coordenar o compartilhamento, entre as plataformas de redes sociais e as autoridades competentes, dos dados que permitam a identificação do usuário que disseminou informações sobre violência nas escolas. Para isso, a secretaria criará um banco de dados de conteúdo ilegais, com o objetivo de facilitar a identificação pelos sistemas automatizados das próprias redes!!!

*** Outra missão da Senasp prevista na portaria exige que ela oriente as plataformas com o intuito de impedir a criação de novos perfis a partir dos endereços de protocolo de internet (endereço IP), em torno dos quais já houverem sido detectadas “atividades ilegais, danosas e perigosas, referentes a conteúdos de extremismo violento que incentivem ataques ao ambiente escolar ou façam apologia e incitação a esses crimes ou a seus perpetradores”!!! Isso aí!!!

*** E o presidente da Federação Maranhense de Basquetebol, gente!!! Rapaz, o ‘cabra’ precisa ‘rever conceitos’!!! Não satisfeito em brigar com quem pode ajudar o basquete, como o secretário Naldir, de Esporte, e até o governador Brandão, um ex-atleta de basquete, que ele passou a atacar ‘de graça e do nada’, agora vem apontando suas armas para o campeão brasileiro da modalidade, o Sampaio Corrêa!!! Fala da falta de legado e outras coisas desconexas ‘nada a ver’!!! Não custa lembrar que o Sampaio Basquete faz parte das categorias de base e disputa, também, o campeonato maranhense!!! Qual seria o motivo do presidente da Federação Maranhense de Basquetebol, sem nenhuma explicação, excluir o Sampaio de todos os seus campeonatos???!!!
A pergunta que fica é: se o Sampaio, que já foi campeão brasileiro várias vezes, é tratado dessa forma, como os outros clubes são???!!!

*** E as crateras da BR-135, hein!!! Pois é…, empresas, trabalhadores do setor de transporte intermunicipal e, claro, passageiros colecionam prejuízos com ônibus quebrados diariamente por não serem projetados para trafegarem nas condições em que está a BR-135!!! E uma queixa a mais: a rodoviária de Presidente Dutra, recentemente reaberta ao público, contribui para a quebra de ônibus com as crateras internas!!!

*** E pra fechar…

Bom dia, Dr. Pêta;

Sou funcionário do Socorrão I, com mais de 35 anos de serviço prestado. Em 2022, tive câncer no meio do ano e dei entrada no protocolo da entidade pedindo a minha isenção de Imposto de renda (pois é um direito de quem tem neoplasia maligna) e meu abono de permanência (por ter mais de 35 anos de serviços no local). O processo foi para a Secretaria de Administração do Município (SEMAD) e até hoje não foi despachado. Fica preso no gabinete da chefia, que não delega para que os advogados do órgão deem os devidos despachos. (Funcionário pediu para omitir sem nome)

 

MISTÉRIO –

*** Qual é a Câmara Municipal da ‘Grande Ilha’ que está entrando em clima de descontentamento por falta de cumprimento de compromissos com os vereadores???!!!

*** Qual é o poder legislativo municipal da ‘Grande Ilha’ que anda enfrentando uma situação de desorganização generalizada, conforme já detectada em setores com poder de decisão???!!!

*** Por que será que nenhuma obra da prefeitura de São Luís tem placa informando o valor do serviço, o nome da construtora e muito menos previsão de entrega???!!! Será que alguém da prefeitura poderia desvendar esse mistério???!!!

*** Qual foi o prefeito da região dos Lençóis Maranhenses que, no dia do aniversário da cidade, subiu no palanque tão “tochado” e “cheio das pingas”, que não conseguiu nem pronunciar a palavra “extremamente???!!!

*** Quem foi o famoso empresário do ramo atacadista e frutas que, no Sábado de Aleluia, às duas da ‘matina’, cheio de ‘manguaça’, inventou de roubar galinhas???!!! Pior que quando acordou as ‘penosas’ já estavam na panela, e aí o ‘bebum’ foi informado pelo gerente de que ele havia roubado as galinhas da própria fazenda!!! Eita ‘cana braba’!!!

*** Quem foi a namorada de secretário, que, semanas atrás, ‘desembarcou’ numa certa pasta para escolher quais as servidoras que ficavam e quais as que seriam ‘defenestradas’, pois ficou sabendo de ‘casos’ de algumas com seu atual???!!! Tudo resolvido, os dois saíram em ‘lua de mel’ fora do país!!! ‘Rapá’, quem pode, pode!!!

*** Qual foi o processo licitatório na ‘Grande Ilha’ que teve o valor dobrado em seis meses???!!!

*** Seria correto dizer que o ‘cálculo político’ do prefeito Eduardo Braide visando 2024 passaria pelo 1° de maio, data base para o reajuste salarial dos servidores públicos municipais e anúncio das promoções???!!! O sindicato da categoria tem conversado com Semad e Segov levando a pauta dos barnabés!!!

*** Qual é o apresentador que vai estrear um programa dedicado à mulher numa emissora de TV da “Grande Ilha” e, de tão empolgado, pra ficar tudo ok, ok, já passou até num salão para reduzir e dar um grau nas sobrancelhas???!!!

***

5 thoughts on “As covardias de Braide, a ‘encostada’ de Jerry e o jogo duro de Dino contra as plataformas digitais

  1. Braide ainda não sinalizou para o Dr. Peta, um aporte financeiro, para que ele possa falar bem do nosso prefeito!
    Sobre Márcio Jerry, ele sempre foi um pilantra ” bom vivan”, desde a faculdade UFMA. Conheço de cadeira esse pseudo universitário, que nunca estudou, quase foi jubilado 2X, porque era presidente do DCE DA UFMA, era só política estudanti e greve geral. Ele é capaz de tudo! É vagabundo, oportunistas e comunista! Nunca trabalhou!

  2. Minha companheira trabalhou durante dez anos como instrutora em centros de formação do município de São Luís, no governo atual, venceu o contrato, e até hoje ela não recebeu assim como diversos outros servidores da mesma área, as verbas recisorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *