Premiação evidencia estratégia de comunicação voltada ao fortalecimento de segmentos econômicos de destaque e histórias de transformações e apoio ao empreendedor maranhense

Em um reconhecimento à atuação do Sebrae no Maranhão na divulgação de pautas e temas relacionados ao turismo, a Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom) da instituição foi premiada na sétima edição do Prêmio Cazumbá, considerado o “Oscar do Turismo” no Maranhão. O prêmio foi entregue no dia 31 de janeiro, em São Luís.

Gerente da Ascom Sebrae, João Torres, recebe premiação durante solenidade do VII Prêmio Cazumbá de Turismo

Consagrando o protagonismo do Sebrae com ações de apoio e para estruturação da cadeia turística no estado, a Ascom foi  premiada no destaque Assessoria de Comunicação ligada ao Turismo em 2023. 

Para o gerente da Ascom Sebrae, João Torres, esse desempenho e o reconhecimento obtido com o Prêmio Cazumbá sinalizam a importância da estratégia de comunicação adotada pela instituição, que privilegia a divulgação de resultados que o Sebrae tem ajudado a gerar para o empreendedor e as transformações nos territórios a partir das vocações econômicas mais expressivas do estado e temas de interesse desse empreendedor, como é o caso do Turismo. “Ficamos felizes por essa conquista, um resultado que é de todo o time de profissionais que atuam na Ascom e também fruto dos esforços da nossa Diretoria por uma comunicação efetiva e estratégica, alinhada com os propósitos e a missão do Sebrae”, celebra o gerente. 

Resultados – Sobre a pauta, retratam esse vínculo com o turismo um conjunto de 131 conteúdos específicos sobre o tema produzidos em 2023 pela Assessoria, além do suporte técnico à divulgação de ações da área e da produção de peças publicitárias. Mas também a cobertura de 11 eventos de repercussão nacional como a 50ª Abav e Expo, no Rio de Janeiro; o 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções (RJ); Seminário Destinos Turísticos Inteligentes, em Curitiba-PR; reuniões institucionais no Ministério do Turismo e Embratur, em Brasília; missões e famtours nacionais e internacionais a polos turísticos do Maranhão, dentre os quais o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas, entre outros. Mas, principalmente, a divulgação de casos que mostram o impacto das ações e parcerias do Sebrae para o empreendedor e os negócios do turismo.

Esse conjunto de ações se soma ao desempenho da Ascom que, ao longo do ano, utilizou-se de vários instrumentos para potencializar a divulgação, não só do turismo, mas das ações do Sebrae em geral, com o uso de todos os canais disponíveis (Portal Sebrae, Agência Sebrae de Notícias, Maillings Regionais e Canais Digitais). 

Em 2023, entre os meses de janeiro a dezembro, a Ascom produziu, internamente ou com o apoio de fornecedores licitados, mais de 500 campanhas, de baixa, média e alta complexidade, além de ter atuado na gestão de cerca de 260 eventos de pequeno, médio e grande porte, na Capital e Unidades de Negócios, de interesse do Sebrae ou como parceiro.

Nas redes sociais oficiais da instituição, a audiência em 2023 alcançou 125.209 mil seguidores (somando os perfis nas redes Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok e YouTube). Para essas plataformas, foram produzidos mais de 5 mil conteúdos diferentes no ano. Vale destacar, também, a presença espontânea de notícias que citam positivamente o Sebrae na mídia local, com mais de 2,8 mil conteúdos divulgados. Além disso, o Sebrae foi notícia em, pelo menos, 118 diferentes veículos de comunicação em todo o Maranhão e fora dele (entre veículos impressos, tv, rádio ou internet) em 2023.

David Felipe (gerente da UN Lençóis-Munim), Mauro Borralho (diretor Técnico), César Guimarães (gerente de Inovação e Tecnologia) e João Torres, na cerimônia de entrega do Prêmio Cazumbá 2023.

PRÊMIO CAZUMBÁ 2023

Além da Ascom, o Sebrae foi premiado na sétima edição do Prêmio Cazumbá nas categorias  “Turismo, Inovação e Economia Criativa”, com a Rota das Emoções e seus Novos Desafios, ao lado do projeto de transformação de São Luís em Destino Turístico Inteligente (DTI), ação que é uma iniciativa do Sebrae em âmbito nacional, em parceria com o BID, no programa Turismo Futuro Brasil.

Na categoria “Projeto/Evento Cultural”, o Mobiliza SLZ sagrou-se tricampeão, vitória compartilhada com o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís, também fruto de ações da instituição. Além disso, de maneira indireta, o Sebrae venceu na categoria “Instância de Governança/Conselho Destaque em 2023″ com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Luís, presidido pelo diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho. 

Também foram homenageados, na edição deste ano, personalidades e profissionais que têm somado com o desenvolvimento turístico no Maranhão. Dois deles são do Sebrae: o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim, David Amorim, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *