-->

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) está em busca de um financiamento de R$ 2,5 milhões para conduzir uma investigação sobre o crescimento de células nazistas no Brasil. O recurso deverá ser obtido por meio de emendas parlamentares, e a articulação está sendo feita com deputados federais do PSOL do Rio de Janeiro, incluindo o parlamentar Tarcísio Motta (PSOL-RJ), que já confirmou sua intenção de apoiar financeiramente o projeto, embora o valor exato ainda não tenha sido definido.

O projeto do CNDH, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos, mas com autonomia em suas ações, tem duração prevista de dois anos e inclui a realização de 15 missões em diferentes estados brasileiros. Essas missões têm como objetivo promover agendas com órgãos públicos, autoridades e entrevistar possíveis vítimas do movimento neonazista. O orçamento também contempla a realização de uma pesquisa em parceria com uma universidade federal, que visa mapear o crescimento desses grupos extremistas e discursos de ódio no país.

Em abril deste ano, o conselho já havia acionado a Organização das Nações Unidas (ONU), denunciando o crescimento preocupante dessas células no Brasil e alertando para o aumento do discurso de ódio contra mulheres, negros e a comunidade LGBTQIAP+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *