-->

A Policlínica do Idoso, unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu na última terça-feira (27/02) uma roda de conversa com pacientes, acompanhantes e profissionais sobre os cuidados com a pessoa portadora de Alzeimer.

Durante atividade, a equipe multidisciplinar da unidade acolheu a técnica de enfermagem Edna Cristina Medeiros, do Hospital Aldenora Belo. Na oportunidade, ela apresentou o relato de experiência familiar e abordou aspectos importantes no cuidado da pessoa idosa com diagnóstico de Alzheimer. Medeiros destacou a importância da rede de apoio familiar nos cuidados com a mãe Noberta Medeiros dos Santos Silva, de 83 anos.

“Vim aqui na condição de filha de uma idosa portadora de Alzheimer, fazer esse relato de como cuidar de como cuidar com amor e empatia. Sabemos que é uma doença degenerativa e que o tratamento é longo. O fardo é pesado, mas com uma rede de apoio se torna mais leve e saudável”, detalhou.

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda da memória.

O Alzheimer é a causa mais comum de demência, um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade e, deste contingente, estima-se que pelo menos 1 milhão de idosos brasileiros tenham demência ainda não diagnostica e 6% delas tem a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *