-->

9 atrações nacionais no Carnaval do Maranhão 2024

Quem vier curtir a programação do Carnaval do Maranhão 2024, vai prestigiar grandes shows de artistas consagrados da música brasileira: no total, serão 15 atrações nacionais, sendo 9 já confirmadas, como Zé Vaqueiro, Matheus e Kauan, Tierry, Chiclete com Banana, Jonas Esticado, Cláudia Leite, É o Tchan, Belo e Geraldo Azevedo. O evento será realizado de 9 a 13 de fevereiro, nos circuitos Beira Mar e Avenida Litorânea – na lista, quase 50 artistas e grupos maranhenses.

Telefones via satélite para uso em ações policiais

O Sistema de Segurança Pública, com o intuito de auxiliar a comunicação entre as equipes destinadas a ações em locais remotos, recebeu quatro telefones de uso via satélite, adquiridos com recursos provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FES). Os aparelhos são do modelo Iridium 9555, que foi especialmente desenvolvido para regiões remotas, nas quais telefones convencionais não possuem cobertura, como plantações, florestas e mares.

MA é destaque no comércio varejista

O Maranhão está em 2º lugar entre os estados com maior crescimento percentual no volume de vendas do comércio varejista ampliado em novembro. De acordo com dados do IBGE, o mês fechou com alta de 2,7% em relação a outubro. No acumulado até novembro, houve alta de 12,2%, sendo a maior variação entre as demais unidades da federação para esse período. Já o comércio varejista restrito alcançou um aumento de 10% entre janeiro e novembro de 2023.

Operação Orlov

Mais uma organização criminosa foi desarticulada no MA: o governo do Maranhão apresentou os resultados da Operação Orlov, que apreendeu armamento e munições do comércio ilegal de armas de fogo no estado. Também foram apreendidos veículos e efetuadas 5 prisões de pessoas envolvidas no esquema criminoso. A operação faz parte das ações executadas para combater o crime organizado no território maranhense.

Curso sobre processo de doação de órgãos

A SES promove a realização do curso Processo de Doação de Órgãos e Tecidos. As inscrições acontecem até 27 de janeiro, pelo link: https://encurtador.com.br/kENX4. O curso Processo de Doação de Órgãos e Tecidos será realizado também no dia 27 de janeiro, a partir das 9h30, no formato on-line. A capacitação a distância é voltada, especialmente, para profissionais médicos e enfermeiros que trabalham nas áreas de emergência e terapia intensiva.

Diagnóstico precoce da hanseníase

Durante todo o mês de janeiro, o ambulatório do Hospital Aquiles Lisboa fará a recepção dos pacientes por demanda espontânea, sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h. As pessoas com suspeita para hanseníase serão atendidas pela equipe de profissionais e direcionadas ao dermatologista para fazer o teste de sensibilidade e exames posteriores, se necessário. A unidade recebe pacientes que residem tanto na Grande Ilha como no interior do estado.

Planejamento reprodutivo na Maternidade Benedito Leite

A Maternidade Benedito Leite dispõe do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, serviço que oferece orientação sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos como o DIU (Dispositivo Intrauterino), toda sexta, às 9h e às 10h30. Durante as rodas de conversa, as equipes da unidade dialogam com mulheres em idade fértil sobre os métodos anticoncepcionais e inserção de DIU. As usuárias que desejam fazer uso de algum método agendam um horário ao longo da semana.

Vagas no TAA

No próximo dia 22 de janeiro, serão iniciadas as inscrições para as audições do núcleo arte e educação do Teatro Arthur Azevedo. Serão oferecidos cursos de dança, teatro e música para estudantes de 8 a 18 anos e para adultos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *