-->

A Secretária de Estado da Saúde (SES) realizou neste sábado (9), a quarta edição do Cuidar de Todos Saúde Animal, no Centro de Ensino João Paulo II, no Turu, em São Luís. A ação assistiu cães e gatos com serviços de consulta veterinária, vacina antirrábica, testes para Leishmaniose (Calazar) e encoleiramento.


Josenilde Muniz, 55, tutora de três pets – dois gatos (resgatados da rua) e um cachorro –, ressaltou como o amor por eles é o diferencial para o cuidado. “Eles são como filhos, realmente, e a gente quer tê-los bem tratados, com saúde. Mas não é fácil, é muita despesa, então uma ação dessas é muito bom. Fiz até propaganda no condomínio que moro, justamente para que outras pessoas também aproveitem”, falou Josenilde.


Já Helenilde Gouveia levou um filhote de gato recém resgatado da rua. “Ele é bebezinho, trouxe ele do João Paulo porque vi um dono de loja maltratando. Há três dias ele não se alimenta direito nem está andando. Então quero aproveitar logo para saber o que ele tem”, ponderou Helenilde.


Das 8h às 16h, a população teve à sua disposição os serviços de consultas veterinárias, testes rápidos para leishmaniose, encoleiramento para os cães que negativarem no teste rápido de calazar e vacinação contra a raiva.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos, falou do alerta para a saúde de cães, gatos e seres humanos. “Estas ações são de grande importância para a prevenção das zoonoses, que são doenças transmissíveis ao homem e relevante problema de saúde pública”, disse Dalila Santos.


As três edições anteriores do Cuidar de Todos ‘Saúde Animal’ assistiram mais de cinco mil pets em bairros de São Luís. Foram 1.044 consultas, 2.711 vacinas antirrábicas aplicadas, além de 863 cães encoleirados contra Leishmaniose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *