-->

O setor de energia solar está avançando no Brasil, com previsão de movimentar mais de R$ 38,9 bilhões em investimentos no próximo ano, conforme projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). A iniciativa inclui tanto usinas de grande porte quanto sistemas menores em telhados, fachadas e terrenos.

 

O investimento em energia solar também deverá causar impacto positivo no mercado de trabalho, com a expectativa de criação de mais de 280 mil novos empregos em 2024 em diversas regiões do país. Além disso, se estima uma arrecadação de mais de R$ 11,7 bilhões aos cofres públicos.

A vice-presidente do conselho de administração da ABSOLAR, Bárbara Rubim, destaca o benefício econômico local, especialmente na forma distribuída e descentralizada da energia solar, permitindo que consumidores convertam custos com eletricidade em consumo direto.

Empresários do ramo, como Leonardo Samir, observam uma crescente demanda pelo serviço, impulsionada pela queda nos preços dos sistemas e um retorno mais rápido do investimento, agora em cerca de 3,5 a 4 anos. Além do aspecto econômico, Samir destaca as vantagens ambientais e o baixo custo de manutenção dos sistemas fotovoltaicos.

A projeção para 2024 inclui a adição de mais de 9,3 gigawatts (GW) de potência instalada, elevando o total acumulado para mais de 45,5 GW. Bárbara Rubim ressalta a adaptabilidade da energia solar em todo o Brasil, aproveitando o recurso solar favorável do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *