-->

Projeto Telemedicina + Mais Médicos

A saúde dos municípios maranhenses ganhou um importante reforço: o Governo do Maranhão, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), lançou o projeto Telemedicina, que vai garantir consultas on-line com médicos de mais de 17 especialidades. E para ampliar a assistência nas unidades básicas de saúde, também foi feita a acolhida dos mais de 400 profissionais do programa Mais Médicos que atuarão no estado.

Telemedicina

O projeto Telemedicina funcionará da seguinte forma: o usuário consulta com o clínico geral na UBS mais próxima. Após o clínico avaliar e decidir o que é necessário, fará o encaminhamento do paciente para a consulta com o especialista. O paciente agenda e retorna para a consulta on-line com o especialista – durante a chamada de vídeo, estará acompanhado do clínico que fez o encaminhamento. E, caso precise, será encaminhado para a realização de exames complementares nos centros próximos.

Projeto de Lei 720/2023 aprovado!

A Alema aprovou o projeto de Lei 720/2023, proposto pelo executivo estadual, que promove alterações na política tributária, a fim de compensar os prejuízos oriundos da baixa na arrecadação do Estado, que chegaram ao montante de R$ 3,5 bilhões. A supressão foi consequência da Lei Complementar Federal 194/22, que reduziu as alíquotas relativas à comercialização de combustíveis, energia elétrica e prestação de serviços de comunicação.

Brandão intercede pelas famílias maranhenses

Em razão destas perdas, ainda com a redução do custeio e orçamento das secretarias do Estado do Maranhão, foi necessário ajustar de 20% para 22% as alíquotas do ICMS, de modo a recompor os déficits na arrecadação. Mesmo com a necessidade de ajuste fiscal, a orientação de Brandão foi a de proteger as famílias de baixa renda e o meio ambiente. Desta forma, não houve aumento do ICMS nos produtos da cesta básica, gás de cozinha e combustíveis.

Política de Tributação Ecológica do Estado do Maranhão

O projeto de Lei institui, também, a Política de Tributação Ecológica do Estado do Maranhão e inclui o critério ambiental no repasse da parcela de 25% do ICMS aos municípios, assim como a Política de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, da Gestão dos Ativos Ambientais e do Pagamento por Serviços Ambientais que prevê, entre os seus instrumentos, tributos e incentivos fiscais.

MA: 2º estado que mais reduziu o desemprego

Dados do resultado trimestral da Pnad Contínua apontam que o Maranhão foi o 2º estado brasileiro que obteve a 2ª menor taxa de desemprego no 3º trimestre de 2023. Segundo o levantamento, o Maranhão ficou atrás apenas do estado de São Paulo na queda dos índices de desocupação registrados nos três primeiros meses do ano. No Maranhão, a taxa de desocupação caiu de 8,8% para 6,7%, enquanto em São Paulo a taxa saiu de 7,8% para 7,1%.

5ª Caravana Federativa no Ceprama

Os serviços de manutenção e requalificação do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama) estão em fase de conclusão. Pintura e limpeza do prédio da antiga fábrica e da área externa têm por finalidade preparar o local para sediar a 5ª Caravana Federativa, do Governo Federal, nesta quinta (23) e sexta (24), assim como beneficiar os artesãos que trabalham no galpão continuamente.

Sarau das Mercês: o Som e a Palavra

No próximo dia 28, a partir das 19h, o Convento das Mercês recebe mais um evento cultural voltado para os amantes da poesia. O “Sarau das Mercês: o Som e a Palavra”, que promete aos espectadores uma celebração inédita, singular e inspiradora. O evento vai reunir poetas convidados como: Aurora Almeida, Karla Castro, Antônio Ailton, Laura Amélia Damous e Tânia Rego que, no Jardim dos Poetas, irão declamar suas poesias ao público presente. A programação conta ainda com exposição fotográfica de Albani Ramos e Sílvia Estrela e apresentação musical da violinista Thaynara Oliveira.

Campanha Novembro Azul

A Funac realiza, nesta quinta (23), a partir das 14h, uma ação em alusão a Campanha Novembro Azul, que será realizada na sede administrativa, localizada na Rua Cândido Ribeiro, nº 850, Centro. Serão promovidas diversas atividades como: roda de conversa, relaxamento terapêutico (SEAD), avaliação nutricional (Projeto Nutrir) e aferições de sinais vitais. A roda de conversa “Saúde do Homem em Debate” visa incentivar os servidores a realizarem o autoexame da próstata regularmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *