-->

MA: memorando para transformar a região em polo da economia verde

Os estados do Nordeste deram um importante passo para a transição energética no país com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Banco Mundial. O documento torna a região um hub internacional de fontes de energia renováveis. O governador Carlos Brandão participou da assinatura do memorando, durante a assembleia geral do Consórcio Nordeste, em Brasília. Ele destacou a relevância da parceria com o Banco Mundial e o avanço para o desenvolvimento de todos os estados da região. O governador lembrou que cerca de 90% dos projetos de energia solar e eólica estão no Nordeste.

+ Energia Limpa

A partir do memorando está previsto o desenvolvimento de projetos voltados à energia limpa, água e saneamento, meio ambiente e conectividade. De acordo com o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, a parceria com o Banco Mundial é fundamental para a região, que já desenvolve vários projetos na área e poderá avançar ainda mais. Ele definiu o memorando como um marco para o desenvolvimento de energias limpas. Uma das ações previstas no memorando é a troca de experiências dos estados do Nordeste com projetos de energias renováveis, dentro e fora do país, apoiados pelo Banco Mundial, o que inclui países como Chile, África do Sul e Índia.

App Disque-Denúncia Maranhão

A população maranhense agora conta com uma nova ferramenta para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade, o aplicativo Disque-Denúncia Maranhão, que pode ser baixado em qualquer smartphone, nas plataformas iOS ou Android. Iniciativa do Governo do Maranhão, o aplicativo busca incentivar, sobretudo, a participação ativa da comunidade no combate a uma série de crimes como homicídio, tráfico de drogas, violência doméstica, desaparecimento de pessoas, perturbação do sossego, roubo e outros delitos que afetam a tranquilidade da população.

Plano Plurianual e Orçamento Anual na Assembleia Legislativa

Nesta terça (26), às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o Governo do Maranhão apresenta o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 do Estado do Maranhão. Na oportunidade, a Seplan irá divulgar os resultados do Orçamento Participativo 2023 e entregar o PPA e a LOA à Alema.

Lançamento de obras no Aeroporto de São Luís

Nesta terça (26), no Tirirical, o governador Carlos Brandão participa da solenidade de lançamento das obras do Aeroporto Internacional de São Luís, promovida pela CCR Aeroportos. A iniciativa deve gerar 180 empregos diretos durante a fase de reformas e adequações. As intervenções estruturais no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado têm previsão de conclusão em dezembro de 2024. São elas: a adequação das RESAs (áreas de escape) à legislação vigente; a remoção de obstáculos na faixa preparada; adequação de sinalização do pátio para 9 posições C; descomissionamento da PPD auxiliar; além da reforma e ampliação do terminal de passageiros.

Sine Maranhão: identificação de vagas temporárias

Nos próximos dias, a equipe de Captação de Vagas do Sine fará um levantamento junto ao comércio e outros setores econômicos para identificar vagas de emprego temporárias que movimentam as contratações nas lojas por conta do aumento nas vendas de fim de ano. Dentro do levantamento, também deverá ser identificado qual o perfil do profissional para preencher essas vagas. A iniciativa deverá ajudar tanto o empresário maranhense quanto o trabalhador e a trabalhadora em busca de uma nova recolocação no mercado de trabalho local.

 

Operação Maranhão Sem Queimadas

Nesta segunda (25), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Centro Tático Aéreo (CTA) combateram um incêndio em área de vegetação do Sítio Santa Eulália, em São Luís. Desde julho, o CBMMA realiza a Operação Maranhão Sem Queimadas para intensificar o combate e redução dos focos de incêndio em todo o estado. Ao longo de 2023, na Grande Ilha, já foram combatidas 149 ocorrências do tipo.

Mulheres Rurais: Autonomia, Alimentação e Vidas Saudáveis

Promover a autonomia financeira de mulheres que desenvolvem atividades agrícolas em áreas rurais, urbanas e periurbanas. Esse é objetivo do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural “Mulheres Rurais: Autonomia, Alimentação e Vidas Saudáveis” (Ater Mulheres), iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que vai beneficiar 12,5 mil agricultoras de todo o país. No Maranhão, a Agerp iniciou o processo de capacitação das extensionistas rurais que irão atender às agricultoras maranhenses. Ao todo, serão 30 cursos para qualificar mais de 300 extensionistas em todo o Maranhão.

Maranhão na 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura

O Ceprama vai participar, com cerca de 3.500 peças artesanais, da 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), em Fortaleza (CE). O evento tem como objetivo impulsionar a cultura e o artesanato como atividades produtivas para a economia do Brasil. A 5ª Edição da Fenacce será realizada de 26 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. O estande coletivo do Maranhão já está sendo preparado para expor e comercializar os produtos e contará com a presença de três associações e três artesãos individuais.

Treinamento nacional para combate a incêndios florestais

Efetivo do CBMMA participou de aula inaugural da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC Florestal), que iniciou nesta segunda (25), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Maranhão, bairro Tibiri, em São Luís. A capacitação é resultado de convênio entre o Governo do Maranhão, por meio da Corporação, com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso prossegue até esta sexta (29).

II Seminário de Segurança do Paciente

Para desenvolver ações estratégicas integradas, voltadas à redução do risco de danos no cuidado à saúde, direcionadas ao fortalecimento da segurança do paciente, a SES realizará, nesta terça (26), a abertura do II Seminário de Segurança do Paciente: Eleve a Voz dos Pacientes, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O encontro é destinado a secretários e coordenadores municipais de saúde, coordenadores de atenção primária em saúde e da vigilância em saúde, diretores e profissionais das unidades da rede estadual de saúde que atuam na qualidade e nos núcleos de segurança do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *