-->

Nesta quarta-feira (06), a Procuradoria-Geral da República recebeu um pedido de impeachment contra a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. O documento foi assinado pela senadora Damares Alves (PL-DF), Ciro Nogueira (PP-PI) e outros 13 senadores da República.

O pedido de impeachment se fundamenta na falta de resposta da ministra a uma série de pedidos formulados por deputados federais. Os senadores argumentam que Sônia Guajajara tem o hábito de ignorar os requerimentos de informações dos parlamentares, o que configura crime de responsabilidade.

Segundo os parlamentares, a denúncia tem o objetivo de afastar a ministra do cargo, uma vez que ela deixou de prestar informações formalmente solicitadas pelos parlamentares dentro do prazo estabelecido por lei.

Na representação, os senadores destacam que o descaso da ministra em relação aos requerimentos dos parlamentares levanta preocupações sobre o tratamento dispensado aos povos indígenas, especialmente os yanomamis, frequentemente objeto de notícias sobre seu abandono pelo Poder Executivo.

9 thoughts on “Senadores protocolam pedido de impeachment contra ministra Sônia Guajajara

  1. Sr. Informante,
    O problema dessa ministra não é o fato dela não atender requerimentos de deputados, mas sim, porque ela não sabe nem porque está nesse cargo…

    1. Vc não conhece a capacidade da ministra é mais um sem noção. Quem é Damares para questionar quaisquer políticas públicas de indígenas, ela foi cúmplice de genocídio.

  2. O Brasil tem deixado de dar respostas ao que os colonizadores fizeram com os povos indígenas a partir de 1500 quando invadiram o território que lhes pertencia. E o Senado da República nunca respondeu aos clamores dos primeiros habitantes deste País, portanto estes senadores que assinam o pedido de impeachment da ministra Sônia do MPI não têm moral para reclamar de falta de resposta.
    E quem vai responder pelo genocídio de mais de 5 milhões de indígenas que aqui viviam sem as doenças dos brancos europeus que roubaram suas terras e suas riquezas e aniquilaram seus costumes e suas culturas?

  3. Quem é Damares que viu Jesus na goiabeira, para questionar a nossa ministra ela que negou 23 pedidos de socorro dos yanomanes , e esses senadores que votaram no marco temporal que são a favor do extermínio das populações indígenas.

  4. Prof. (?) Costa Neto desculpe, mas, teu comentário é de uma ignorância sem tamanho. Que genocídio, a questão dos yanomomis está pior neste governo do que no passado

    1. Este governo está tentando lutando para resolver.
      O bozo com Damares e companhia,abandonaram os indígenas nas garras dos garimpeiros,até os remédios foram pegos com os garimpeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *