-->

Durante um evento em Portugal nesta segunda-feira, 24, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o nível atual da taxa básica de juros da economia brasileira.

A Selic está em 13,75% ao ano há oito meses, o que é o maior percentual desde 2016 e a maior taxa de juros real (descontada a inflação) do mundo. O Banco Central, que é responsável por estabelecer a Selic, afirma que os juros elevados são necessários para controlar a inflação.

Lula afirmou durante um fórum com investidores em Matosinhos, Portugal, que “no Brasil, a taxa Selic, que é referencial, está em 13,75%. Ninguém toma dinheiro emprestado a 13,75%, ninguém. E não existe dinheiro mais barato.” Ele também usou a frase “colocar o pobre no orçamento”, um dos lemas de sua campanha eleitoral do ano passado, para defender que os juros caiam para que haja um estímulo ao crédito, o que poderia impulsionar o crescimento da economia brasileira ainda este ano.

Lula destacou que é importante garantir que os pobres possam participar da economia, argumentando que quando eles tiverem poder de compra, haverá um aumento no consumo, no comércio e no emprego, e que isso gerará mais salários e mais produtos nas fábricas, impulsionando o ciclo econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *