-->

Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde e em alusão ao ‘Outubro Rosa’, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) realizou, nessa sexta-feira, 6, uma ação social voltada para as mulheres da área Itaqui-Bacanga. A iniciativa, que aconteceu no Estaleiro Escola, contou com um café da manhã e uma roda de conversa sobre saúde da mulher, além de consultas com clínico geral.

Carlos Lula falou da importância do cuidado com a saúde nas comunidades e que novos serviços serão agregados à ação

“Viemos aqui para ter esse cuidado com essas mulheres da comunidade e já recebemos a demanda de ter mais serviços de saúde agregados. Estamos abrindo as portas do Estaleiro Escola para o que deve ser contínuo. Hoje, a ação é em alusão ao Outubro Rosa, sobre esse cuidado específico em relação ao câncer de mama, mas a partir dos próximos meses, também vamos abrir para outras demandas de saúde”, explicou Carlos Lula.

A médica Alice Frazão Costa destacou a importância do cuidado preventivo para evitar o avanço de doenças graves, mas tratáveis quando descobertas no início. “Têm muitas doenças no grupo feminino que por uma falta de cuidado passam despercebidas e quando se fecha o diagnóstico já está em estado avançado, principalmente em mulheres jovens. Por isso, é necessário estar um passo à frente da doença”, orientou.

A ação realizada na área Itaqui-Bacanga prestou atendimento de saúde a mulheres da comunidade

A população beneficiada ressaltou a necessidade de mais ações de cuidado com a saúde na comunidade e parabenizou a iniciativa do deputado Carlos Lula. “Há uns cinco anos não faço exames como a mamografia, meu esposo é doente e não tenho como sair de casa por muito tempo. Hoje fiquei muito feliz em saber que estava acontecendo essa ação, assim pude vir me consultar e pegar meus encaminhamentos”, contou a dona de casa Nilza da Mota Serra, 59 anos.

A moradora do Tamancão, Mônica Martins, 30 anos, destacou como a comunidade necessita de ter serviços públicos de saúde mais acessíveis. “Trazer ações desse tipo para dentro da comunidade é muito importante, pois muitas vezes a pessoa não tem dinheiro para se deslocar para outros lugares”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *