-->

O Projeto de Lei 4680/23, em análise na Câmara dos Deputados, tem como objetivo tornar obrigatório o fornecimento de “toucas inglesas” pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes em tratamento de câncer. Essas toucas de silicone têm a capacidade de resfriar o couro cabeludo, contraindo os vasos sanguíneos e criando uma camada protetora que preserva os folículos capilares.

A autora da proposta, deputada Denise Pessôa (PT-RS), destaca que a preservação dos cabelos é fundamental para melhorar o equilíbrio emocional das mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer de mama. Ela ressalta que a perda de cabelo devido à quimioterapia é um dos efeitos colaterais mais temidos, afetando ainda mais a autoestima das pacientes já debilitadas.

Esse sistema, criado no Reino Unido pela empresa Paxman, conta com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já é utilizado por clínicas privadas especializadas em tratamento oncológico. De acordo com o fabricante, o produto tem uma eficácia que varia entre 50% e 92% na preservação do cabelo.

O projeto seguirá em tramitação, passando pelas comissões de Saúde, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania, sendo avaliado em caráter conclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *