-->

POR MANOEL SANTOS NETO

Autor do projeto de lei da Liberdade Econômica, aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa e agora aguardando a sanção do governador Carlos Brandão, o deputado estadual Fernando Braide (PSD) concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Pequeno.

Fernando Braide falou com exclusividade ao Jornal Pequeno

Trata-se de um dispositivo, que, segundo o deputado, visa à desburocratização para abertura e manutenção de empresas, de forma que os empreendedores tenham mais tempo e dinheiro para investir em seus negócios. “Essa lei de nossa iniciativa, com certeza, vai contribuir para a geração de empregos e vai potencializar a economia do nosso estado”, afirma o deputado.

Parlamentar jovem, de apenas 37 anos de idade, Fernando Salim Braide nasceu em São Luís no dia 4 de novembro de 1985. Ele é filho de uma Antônia e um Antônio e irmão de Eduardo Braide, o atual prefeito de São Luís.

Formado em Administração pela Universidade Ceuma, egresso da turma de 2008, Fernando Braide atua no segmento empresarial desde os 17 anos. Administrou uma loteria, banca de revistas, lanhouse, construtora, entre outros e, a partir destas experiências, passou a ver o empreendedorismo como uma oportunidade para mudar a vida das pessoas.

Deputado estadual eleito por 42.506 maranhenses, sendo o mais votado de São Luís – com 30.350 votos na capital –, Fernando Braide cumpre seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão, tendo como principais bandeiras a luta contra o câncer, tida como um legado de família após o falecimento de sua mãe em decorrência de um câncer de mama; o incentivo ao empreendedorismo como forma de geração de emprego e renda para potencializar a economia local; o incentivo à educação básica; além do fortalecimento de políticas voltadas à primeira infância, buscando fomentar o desenvolvimento de crianças durante os primeiros anos de vida.

Fernando Braide é casado com a advogada Gracielen Nascimento, com quem tem dois filhotes de quatro patas, Chico e Pantera e, recentemente, a primeira filha, Giovana – sua inspiração para trabalhar por um estado cada vez melhor, mais desenvolvido e de oportunidades. É sobre isto que ele fala nesta entrevista.

Veja:

Jornal Pequeno – Que avaliação se pode fazer destes primeiros meses de seu primeiro mandato?

Fernando Braide – Na verdade, pode-se dizer que o mandato começou antes mesmo de eu assumir o mandato de deputado estadual. Assim que fui eleito, iniciei uma série de visitas tanto aqui no Maranhão quanto em outros lugares do país, como São Paulo e Brasília, para identificar ações que pudessem beneficiar nossa população.

Estive na Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que é referência no desenvolvimento da primeira infância e também visitei o instituto Projeto Neymar Jr, para acompanhar as ações voltadas para crianças e adolescentes; busquei parcerias com o Sistema S, Fiema e demais organizações para incentivar a formação profissional dos maranhenses; estive no Hospital do Câncer Aldenora Bello para identificar o que podemos fazer para fortalecer o combate ao câncer no Maranhão.

Já na Assembleia, a dedicação segue crescente. Venho apresentando projetos para incentivar o empreendedorismo, a geração de emprego, renda para tirar o nosso estado dos piores índices em relação à pobreza. Faço questão de estar presente em todas as sessões, sou membro de comissões da casa, entre elas a de Constituição, Justiça e Cidadania, que é a mais importante para o trabalho parlamentar.

Tenho acompanhado de perto a atuação do governo do estado; afinal, essa é uma das funções dos deputados e, claro, me colocado a favor da população, em especial dos nossos servidores públicos que, merecidamente, reivindicam por melhores condições de trabalho, como foi o caso dos professores, no início do ano. Fiz questão de me colocar a disposição da classe e dialogar com o governo para atender às demandas nos nossos educadores.

JP – Dentre suas proposições, qual o projeto de maior destaque?

FB – Atualmente, o Projeto da Lei de Liberdade Econômica é o de maior destaque. Foi aprovado pela CCJ, pelas comissões temáticas e, recentemente, pelo plenário. Agora, aguardamos a sanção do governador Carlos Brandão para colocar em vigor este dispositivo que visa a desburocratização para abertura e manutenção de empresas, de forma que nossos empreendedores tenham mais tempo e dinheiro para investir em seus negócios e, assim, gerarem empregos e potencializaram a economia do estado.

Além disso, temos o Projeto de Lei que regulamenta, em âmbito estadual, os esportes eletrônicos, um segmento que vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo. Existem pesquisas que apontam que o mercado de jogos irá movimentar mais de US$ 200 bilhões e os maranhenses não podem ficar para trás.

Atualmente o Maranhão tem campeões nacionais e mundiais de jogos eletrônicos, são jovens que precisam de apoio e incentivo e, para isso, a regulamentação é fundamental. É um meio de garantir patrocínio, investimento e, assim, colocar o Maranhão, de fato, no hall dos esportes eletrônicos.

JP – Houve grande expectativa em face de a Assembleia, pela primeira vez, ter uma mulher à frente de seu comando. Que avaliação o senhor faz desta fase inicial dos trabalhos da deputada Iracema, como presidente da Casa?

FB – Tem sido gratificante acompanhar esse momento histórico que vive a Assembleia Legislativa do Maranhão. A presidente Iracema Vale tem se mostrado, desde os primeiros dias, uma líder que preza pela harmonia, pela união dentro da Casa.

Ela demonstra sensibilidade e interesse pelas pautas de cada um dos deputados, sendo, de fato, uma interlocutora entre a casa e o governo, tratando os parlamentares de forma igualitária. Acredito que o mandato da presidente Iracema Vale tem sido fundamental para o trabalho da assembleia frente ao desenvolvimento do Maranhão, que é, de fato, o que os maranhenses precisam.

JP – Como tem sido o seu enfrentamento com deputados que costumam criticar a gestão do prefeito de São Luís?

– Com trabalho. Tenho me empenhado em ser um deputado parceiro de São Luís. Não só pela gestão do prefeito, mas pela população que me elegeu o deputado estadual mais votado da cidade. Tenho me dedicado em favor da nossa capital destinando emendas para a cultura da cidade; emenda para o Hospital Aldenora Bello, que atende pacientes oncológicos de todo o estado e, também, fui o único deputado a destinar ambulância para São Luís durante a entrega realizada na última semana. Criticar por criticar não traz resultado para a população. É preciso ir além e buscar soluções. É o que tenho feito.

JP – De que forma o seu partido, o PSD, começa a se articular com vistas às eleições de 2024?

FB – Bom, agora que o prefeito assumiu o diretório municipal do PSD, o trabalho será no sentido de fortalecer o partido em São Luís para se preparar para a eleição do ano que vem. Neste momento, é preciso focar na construção do partido e a expectativa é que o PSD seja o de maior referência nas eleições de 2024, alcançando o maior número de votos e vagas. A articulação de agora é essencial e visa à reeleição do prefeito Eduardo Braide, assim como a formação da maior bancada de vereadores na Câmara de São Luís.

JP – Que estratégias o PSD vai utilizar para garantir a reeleição do atual prefeito?

FB – Trabalhando. Neste ano, nosso foco é gestão, por isso as movimentações têm sido voltadas para ações concretas em São Luís. É natural que já se comesse a falar sobre articulação política, mas preferimos deixar essa discussão para o ano que vem. Agora é hora de seguir cuidando de São Luís, de buscar investimentos e recursos para o desenvolvimento da cidade, garantindo o reconhecimento que a população tem pelo trabalho do prefeito.

JP – Por fim, qual sua avaliação global sobre a gestão do atual prefeito?

FB – Excelente. Logo no início de 2021, a gestão do prefeito Eduardo Braide ganhou destaque nacional pelo intenso trabalho no combate à pandemia de Covid 19. São Luís ficou conhecida como a capital da vacina, sendo referência para cidades de todo o país. Ainda na saúde, podemos identificar importantes investimentos para melhorar o sistema, como a reforma das unidades básicas e de hospitais de referência, como o Hospital da Criança, que vai ser entregue neste ano.

A educação também tem sido reconstruída na gestão. Escolas, em toda a cidade, vêm sendo reformadas, creches de tempo integral sendo construídas e novos ônibus escolares sendo adquiridos.

A mobilidade urbana é outro ponto que tem ganhado atenção. Com o fim das rotatórias, o trânsito tem fluído melhor em importantes pontos de fluxo de veículos. A cidade vem se tornando mais moderna, recebendo lâmpadas de LED na iluminação pública, o que também garante melhorias na segurança da população.

Nossa Zona Rural é outro importante destaque, pois tem recebido importantes ações para o desenvolvimento da população e incentivos à agricultura familiar. A garantia de dignidade e cuidado pelos nossos animais, com a construção do primeiro hospital público veterinário de São Luís, uma demanda antiga dos protetores animais que, agora, vêm se tornando realidade.

Também não podemos deixar de falar do forte incentivo à cultura. No São João, por exemplo, que tenho acompanhado desde o ano passado, o projeto “São João no Bairro” tem sido uma forma inovadora de democratizar o lazer, levando os arraiais para regiões de toda a cidade, gerando, além da diversão, oportunidades de emprego e geração de renda para as comunidades.

Tenho certeza de que essa dedicação seguirá ao longo da gestão e, sem dúvidas, muito mais tem a ser feito por São Luís e pelos ludovicenses com a reeleição do prefeito Eduardo Braide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *