-->

POR MANOEL SANTOS NETO

O deputado federal Márcio Jerry, presidente no Maranhão da Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PV e PT), está convencido de que o deputado federal Duarte Júnior (PSB) tem condições de obter uma “vitória significativa” na sucessão do prefeito Eduardo Braide (PSD) em São Luís.

Em entrevista exclusiva concedida ao Jornal Pequeno, que O INFORMANTE reproduz neste domingo, 24, Jerry avalia que um bom desempenho da Federação no Maranhão agora em 2024, nas eleições municipais, é muito importante para o cenário de 2026.

Ele destacou a unidade que vem sendo construída na Federação, tendo como referência sobretudo o alinhamento com o governo do presidente Lula.

“Integramos um campo político no estado bem amplo e diverso, liderado pelo governador Carlos Brandão, e precisamos fortalecer o campo lulista, fazê-lo avançar ainda mais no Maranhão”, frisou.

Jerry confirma que a Federação apoiará o deputado Duarte Júnior na disputa pela Prefeitura de São Luís: “Atendemos a um pedido do PSB, tanto estadual quanto nacional, e estaremos ao lado do deputado Duarte nesse pleito tão importante que é o de nossa capital”, assinalou.

Em um encontro realizado na segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa do Maranhão, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou o apoio do partido ao deputado Duarte Júnior como pré-candidato a prefeito de São Luís.

Na ocasião, esteve presente, além de deputados estaduais e lideranças políticas, o vice-governador e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (PT). Duarte não estava presente mas teve o nome chancelado por Hoffmann.

“Nosso companheiro, próximo prefeito de São Luís, Duarte Júnior, que não está aqui, mas sabe que estamos junto com ele na caminhada para elegê-lo prefeito desta cidade”, disse ela. Sobre este assunto, o deputado Márcio Jerry concedeu esta entrevista exclusiva:

Márcio Jerry acredita na vitória de Duarte Júnior para prefeito de São Luís

Jornal Pequeno – Está mantido o apoio à pré-candidatura de Duarte para a sucessão do prefeito Eduardo Braide?

Márcio Jerry – Em São Luís, estamos apoiando a candidatura do deputado Duarte Júnior, enxergando um vasto potencial de crescimento nessa escolha. Ao analisar de forma direta e objetiva a gestão atual do prefeito Eduardo Braide, observamos uma estagnação real em áreas essenciais como saúde, educação e transporte.

Há uma ou outra maquiagem, mas estas não conseguem dissimular aquilo que é o mais explícito na cidade: a evolução zero nas políticas públicas essenciais. Portanto, por meio do diálogo com a população, pretendemos construir uma vitória significativa para São Luís com a eleição do candidato que o PSB apresentou, respaldada pelo apoio do governador Carlos Brandão e da Federação Brasil da Esperança.

JP – Qual sua impressão sobre a atual conjuntura em São Luís: Eduardo Braide, Duarte, Yglesio, Wellington do Curso?

MJ – Temos estabelecido, objetivando a eleição de 2024, o reforço do campo do presidente Lula e também, claro, do campo político liderado pelo governador Carlos Brandão. Temos reforçado isso em todos os nossos diálogos. Creio que em São Luís temos condições de montar um projeto eleitoral potente, forte, vitorioso. E sobretudo em condições de colocar a cidade no rumo certo, enfrentando e resolvendo problemas que o prefeito atual foi incapaz de dar solução.

JP – O que mudou na política do Maranhão com a ascensão de Flávio Dino ao STF?

MJ – A escolha de Flávio Dino para o STF pelo presidente Lula não representou uma interrupção no ciclo político do Maranhão, que segue seu curso. Desde sua eleição como governador em 2014, Flávio Dino moldou uma nova era política no estado, cujo impacto continua sendo uma referência política para todos aqueles que o acompanharam nessa jornada.

O principal legado político que Flávio Dino trouxe ao Maranhão foi a renovação de lideranças e a gestão de um governo do Estado voltado verdadeiramente a atender as necessidades da população, levando obras e serviços públicos, principalmente para aqueles que mais precisam.

JP – Que avaliação o senhor faz sobre o desempenho do governo Lula?

MJ – O governo Lula tem se destacando por sua capacidade e empenho em promover a reconstrução nacional. Após seis anos de desmonte das políticas públicas, de desatendimento aos direitos do povo, de enfraquecimento do papel do Estado brasileiro para prover as políticas públicas, estamos testemunhando um processo de retomada, de reconstrução e de melhoria dos indicadores.

Vemos isso com a volta de programas sociais, com a volta do Minha Casa Minha Vida, com a melhoria do Produto Interno Bruto, com a manutenção de uma política, com a retomada de uma política social, de desenvolvimento econômico e também de distributivismo desse desenvolvimento econômico, por exemplo.

Estes são indicadores promissores dessa retomada do desenvolvimento econômico, baseados em justiça social. Portanto, foi um ano de afirmar um novo caminho e o Brasil com certeza continuará tendo bons resultados sob comando do Presidente Lula.

JP – E sobre o desempenho do governador Carlos Brandão?

MJ – Em linhas gerais, o governador Carlos Brandão tem mantido uma continuidade do ciclo iniciado por Flávio Dino. É claro que há, aqui e ali, necessidade de algum ajuste, como em qualquer outro governo, em qualquer tempo. Mas, de forma geral, avalio que ele tem conseguido, como ele próprio tem dito, fazer um governo de continuidade daquilo que foi erguido pelo ex-governador Flavio Dino.

Desta análise surge um debate importante, que temos traçado com o governador, para que a gente possa sempre enfrentar as dificuldades e governar sempre no sentido de assegurar o fortalecimento dessa trajetória que foi iniciada por Flavio Dino, de transformação real e concreta do Maranhão, algo que não se dá completamente em quatro, em oito nem 12 anos.

É um processo contínuo, permanente, que requer muita disciplina, muito trabalho, muita dedicação e muita unidade também. E é neste sentido que me dedico e esforço, como liderança, como presidente do Partido e agora como presidente da Federação, para fortalecer essa trajetória de transformação do Maranhão, reconhecendo-a como um processo contínuo que exige dedicação e unidade.

JP – Por fim, que avaliação o senhor faz deste seu mandato na Câmara Federal?

MJ – No início do segundo mandato, no ano passado, tive a honra de presidir a Comissão de Defesa do Direito das Pessoas com Deficiência, fato que marcou muito o trabalho ao longo do ano. Tivemos um desempenho reconhecido pela Casa, inclusive de fortalecimento da própria Comissão. Também em 2023, coordenei, e ainda coordeno, a Bancada do Maranhão no Congresso Nacional, fazendo um trabalho permanente de estreitamento das relações da bancada, sempre de forma unitária, buscando atuar em unidade com o Governo Federal e suas pautas, buscando também auxiliar o Governo do Estado, o governador Carlos Brandão.

Este ano, tendo a imensa honra de ser o líder da Bancada, a do PCdoB, e ainda compondo o Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados, o intuito é aprimorar o diálogo, debatendo a pauta da Casa, fazendo encaminhamentos todas as semanas.

Assim, avalio como muito produtiva a continuidade do nosso mandato, período marcado por muita intensidade, muito diálogo, muito trabalho, dedicação e responsabilidade em defesa do Brasil e em defesa do Maranhão, sempre tendo como referência o nosso compromisso absolutamente forte de sempre atender às expectativas do povo do meu estado, que generosamente me recolocou e me reelegeu para mais um mandato na Câmara dos Deputados. (Do Jornal Pequeno – Edição impressa deste domingo).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *