-->

A Embaixadora da União Europeia Marian Schuegrafe o chefe de Cooperação do Fundo Global Gateway, da União Europeia, Robert Steinlechner, estiveram em São Luís, em visita ao governador Carlos Brandão, declarando apoio da União Europeia ao projeto considerado como o maior empreendimento de logística do Arco Norte do Brasil. Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) informa que as novas fronteiras agrícolas produzem 64% de soja e milho, mas só escoam 34% em razão dos gargalos logísticos do país.

O governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário José Reinaldo Tavares, recebe a embaixadora da União Europeia Marian Schuegraf e o chefe de Cooperação do Fundo Global Gateway, da União Europeia, Robert Steinlechner

O projeto elaborado pela empresa Grão-Pará Maranhão (GPM) é formado por um terminal portuário profundo, em Alcântara, e uma ferrovia que liga o terminal à Ferrovia NorteSul. Existe ainda a possibilidade de viabilização de um importante projeto de energia verde no escopo. A ferrovia está sendo projetado pela Sysfer, uma empresa referência em qualidade de projetos executados.São parceiros do projeto a Deutsche Bahn, empresa alemã do ramo ferroviário, uma das maiores do mundo no setor, e outras empresas europeias.

A embaixadora da União Europeia, Marian Schuegraf é responsável pelo Fundo Financeiro Global Gateway para financiar projetos de interesse de empresas europeias no mundo. O Fundo deve financiar parte do projeto da GPM, empresa sediada em São Luís, comandada pelos empresários Paulo Salvador e Nuno Martins, portugueses de nascimento, mas com cidadania brasileira, e por João Prego, que mora em Portugal.

“A visita da Embaixadora Marian é muito importante sob qualquer aspecto, permitindo que um projeto privado, binacional abra um caminho muito promissor, com a parceria de empresas europeias. Quem sabe, no futuro, outros projetos não poderãoser apoiados pela Global Gateway, no Maranhão?”, considera o ex-governador José Reinaldo Tavares, hoje secretário de Desenvolvimento e Programas Estratégicos do Estado.

A União Europeia (UE) vem demonstrando interesse econômico e estratégico na América Latina. Em junho do ano passado, prometeu investir 45 bilhões de euros (cerca de R$ 240 bilhões) em 130 projetos da América Latina e do Caribe. 

Desenvolvimento O projeto da GPM tem a projeção de gerar 100 mil empregos e aumentar o PIB do Maranhão em 20%, com aumento da arrecadação do estado em 3,1 bilhões de reais, de acordo com diversos estudos elaborados. O novo porto terá 8 berços com 420 metros de comprimento,cada um, e profundidade natural de 25 metros cada, em um local apropriado pela baixa correnteza do mar no local, o que favorece a atracação e a desatracação dos navios no cais.

Nós, da SEDEPE, desde a criação da Secretaria,demos apoio institucional a esse projeto, que consideramos fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. E poderá ser o primeiro financiamento apoiado pela União Europeia no estado”, conclui José Reinaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *