-->

Em um momento importante para a regularização fundiária no Maranhão, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) concretizou a entrega de títulos de terra às comunidades quilombolas Deus Bem Sabe, Santa Cruz e Malhada dos Pretos, fortalecendo o compromisso do Estado com a posse legal de terras historicamente significativas.

As cerimônias, que ocorreram nesta terça-feira (12), nas próprias comunidades, foram conduzidas pelo presidente do Iterma, Anderson Ferreira. Os títulos, entregues anteriormente pelo presidente Lula e pelo governador Carlos Brandão, em Brasília (DF), em evento sobre o dia da Consciência Negra, agora foram recebidos nas comunidades beneficiadas.

“Mais um dia de realização para as comunidades quilombolas do Maranhão. Estamos aqui para entregar os títulos que representam não apenas a posse legal de terra, mas também o reconhecimento de uma história, de uma cultura que merece ser preservada e respeitada”, disse o presidente do Iterma.

Com a ação, foram contemplas 540 famílias quilombolas em 2023, marcando um avanço na promoção da justiça social e no reconhecimento dos direitos territoriais. Além das comunidades mencionadas, Tijuca, em Peri Mirim, e Condurus, de Cururupu, também foram beneficiadas com titulações coletivas, consolidando o compromisso do Governo do Estado.

Barnabé Pereira, presidente da Associação de Malhada dos Pretos, destacou a felicidade de todas as famílias beneficiadas: “É um momento que parecia distante, mas com a perseverança de nossa comunidade e o apoio do Iterma, finalmente alcançamos o reconhecimento do nosso território. Agradecemos por essa conquista”.

João Piedade, presidente da Associação Deus Bem Sabe, relembrou um pouco da trajetória da comunidade. “A jornada foi árdua, mas hoje celebramos a vitória. Esses títulos representam mais do que acesso justo à terra; são o reconhecimento da nossa identidade e história. Agradecemos ao Iterma por tornar isso possível”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *