-->

Agenda foi organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Portugal e pelo Governo do Maranhão e contou com comitiva formada por 10 técnicos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) participou de uma Missão Técnica ao Vale do São Francisco. O evento foi organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Portugal e pelo Governo do Maranhão, com comitiva formada por 10 técnicos do estado, incluindo o secretário adjunto da SEDEPE, Geraldo Carvalho e o assessor de Relações Institucionais, José Domingues. Participaram também instituições como a UEMA, o Sebrae-MA, SENAR-MA, EMAP, Sindicato dos Produtores Rurais de Fortuna, da FENAGRI, considerada a maior feira de fruticultura da América Latina

A missão aconteceu nos municípios pernambucanos de Petrolina e Lagoa Grande, com objetivo de obtenção de informações técnicas para o projeto de exportação da fruticultura maranhense. Além da troca de informações, a agenda incluiu encontros com o prefeito de Petrolina, Simão Dourado; com a empresária e sócia-proprietária da GranValle, agroindústria fundada pelo seu pai, Gilberto Secchi e com o empresário e presidente da Associação Brasileira dos Produtos Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho. Houve ainda uma reunião na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para debater a pauta dos projetos de irrigação do Vale do São Francisco e um Seminário de Tecnologia e Inovação na Fruticultura.

O Vale do São Francisco já é uma referência em exportações de frutas para vários destinos mundiais e vem se consolidando como um exemplo de gestão solidária entre os entes privados e públicos no desenho de uma matriz geradora de oportunidades para investidores e trabalhadores. Atualmente, a região produz mais de 1 milhão de tonelada de frutas por ano, volume expressivo e crescente que é exportado principalmente por meio do Porto de Suape, em Pernambuco e Aratu, na Bahia.

Em visita à fazenda agrícola GranValle, o secretário adjunto declarou que a equipe da SEDEPE ficou impressionada com o investimento, a qualidade, com a tecnologia e o nível de detalhe do preparo dos produtos, para atendar o nível de exigência dos mercados europeu, asiático, americano.
“É um negócio que dá muito emprego a muita gente, pois eles têm um ciclo completo de produção, colheita, processamento e embalagem para os mercados internacionais. Saímos otimistas de ver a pujança da economia frutífera da região”, declarou Geraldo Carvalho.

One thought on “SEDEPE participa de Missão Técnica no Vale do São Francisco para projeto de exportação de frutas do Maranhão

  1. As nossas regiões montanhosas, das diversas serrras tem aptidão para a produção de uvas, só basta aprimorar, produzir em larga escala e produzir naturalmente o mais importante derivado da uva o vinho. E vai ser muito bom tem vinhos de qualidade com a marca Made in Maragnon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *