-->

Apenas dez dos dezoito deputados federais maranhenses assinaram a adesão à Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exploração da Margem Equatorial do Brasil. Até um momento, nenhum senador da República pelo Maranhão integrou o movimento, que é fundamental para o desenvolvimento econômico da região e que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte.

A proposta de articulação da Frente Parlamentar é uma iniciativa dos deputados federais Pedro Lucas Fernandes e Marcio Jerry

A proposta de articulação da Frente Parlamentar é uma iniciativa dos deputados federais Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) e Marcio Jerry (PCdoB), que tiveram acesso aos estudos sobre a região considerada a mais nova fronteira exploratória de petróleo e gás do Brasil em águas profundas e ultra profundas com potencial não apenas para garantir a demanda energética do país, mas para injetar milhões em royalites na economia dos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Uma Nota Técnica, divulgada nacionalmente em 2021 com o título “Um novo Pré-sal no Arco Norte do território brasileiro?”, assinada pelos pesquisadores Allan Kardec Duailibe Barros Filho, Ronaldo Gomes Carmona e Pedro Victor Zalan, atestou o extraordinário potencial de óleo e gás das bacias da Foz do Amazonas, Bacia Pará-Maranhão, Bacia Barreirinhas, Ceará e Potiguar.

De acordo com o estudo, a Bacia do Pará-Maranhão tem potencial para 20 a 30 bilhões de barris de óleo. Estimativas apontam que um campo com 400 milhões de barris, somente na Bacia do Pará-Maranhão, poderia gerar, em 30 anos, R$ 14 bilhões de renda, o equivalente a 12% do PIB do Pará e a 20% do PIB do Maranhão, em valores atuais.

O atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, já declarou que as atividades de exploração e produção são realizadas sob protocolos rigorosos de responsabilidade social e ambiental, “em linha com o planejamento estratégico da companhia, e submetidos ao controle externo dos órgãos fiscalizadores”.

Aderiram à Frente em Defesa da Margem Equatorial os deputados federais Aluísio Mendes (Republicanos), Amanda Gentil (PP), Duarte Júnior (PSB), Josivaldo (PSD), Márcio Jerry (PCdoB), Marreca Filho (Patriota), Pastor Gil (PL), Pedro Lucas (União), Roseana Sarney (MDB) e Rubens Pereira Júnior (PT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *