-->

Faleceu neste sábado, 8, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Sanseverino, aos 63 anos, em decorrência de um câncer. O ministro fazia parte da turma de Direito Privado do Tribunal, e ocupava o cargo desde 2010.

Paulo de Tarso deixa esposa (Maria do Carmo) e dois filhos (LUiza e Gustavo). O velório deve ocorrer no domingo, a partir das 10h, ainda sem local divulgado.

Como membro da 3ª turma e da 2ª seção, o ministro era conhecido por seus votos sensíveis e sua atuação gentil. Nos últimos meses, ficou afastado das atividades por licença médica, retornando na primeira sessão da turma neste ano.

Nascido em Porto Alegre em 16 de junho de 1959, Sanseverino formou-se na PUC/RS em 1983, e mestre (2000) e doutor (2007) em Direito pela UFRGS. Foi promotor de Justiça, aprovado em 1º lugar em concurso público, no Estado do Rio Grande do Sul, de 1984 a 1986, atuando nas comarcas de Gaurama e Encruzilhada do Sul.

Aprovado no concurso para magistratura, atuou como juiz de Direito, de 86 a 99, nas comarcas de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Não-me-Toque, Santiago, Santa Maria e Porto Alegre. Nos anos de 1998 e 1999 foi juiz eleitoral em Porto Alegre.

Sanseverino atuou como desembargador do TJ/RS de 1999 a 2010, momento em que saiu para assumir o cargo de ministro após nomeação do presidente Lula.

Homenagens – “Um jurista excepcional, um magistrado com enorme vocação, não apenas para a resolução de conflitos, mas também para a criação de políticas judiciárias inovadoras, bem como para a gestão eficiente do sistema de justiça. E, sobretudo, um ser humano incomparável, um humanista, um homem de fé, que deixou sementes de esperança e amizade em todos os lugares onde atuou. Muito mais do que um colega, perdi um amigo fraterno”. Ministro Ricardo Villas Boas Cueva

“A advocacia lamenta a partida de um grande brasileiro, exemplo de magistrado que sempre se guiou pela defesa do Estado Democrático de Direito”, disse o presidente da OAB, Beto Simonetti. (Migalhas)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *