-->

Após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na madrugada desta quarta-feira (14), o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou medidas para reforçar a segurança em todas as cinco penitenciárias federais do país. O ministro Ricardo Lewandowski revelou que o sistema de videomonitoramento será modernizado, incluindo reconhecimento facial para todos os visitantes, enquanto muralhas serão construídas para aumentar a proteção das unidades prisionais.

Além disso, serão ampliados os sistemas de alarmes e sensores de presença, enquanto 80 policiais penais federais, aprovados em concurso público, serão nomeados para fortalecer o sistema prisional federal, com parte desse contingente sendo direcionado para Mossoró.

Para investigar as causas da fuga, estão em andamento investigações administrativas e inquéritos policiais. Lewandowski assegurou que todos os esforços estão sendo feitos para recapturar os fugitivos e para apurar responsabilidades, tanto administrativas quanto criminais.

Cerca de 300 policiais estão empenhados na busca pelos detentos, com o auxílio de helicópteros e drones. Segundo o ministro, os fugitivos utilizaram ferramentas encontradas dentro do presídio, aproveitando a falta de guarda adequada durante uma reforma interna.

As penitenciárias federais são consideradas de segurança máxima e contam com sistemas avançados de vigilância, com captação de som ambiente e monitoramento por vídeo, que são replicados em tempo real para a sede da Secretaria Nacional de Políticas Penais, em Brasília.

Já foram tomadas medidas imediatas, incluindo o afastamento da direção da Penitenciária Federal em Mossoró e a nomeação de um interventor. A Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado também estão envolvidas na operação, e os fugitivos foram incluídos em sistemas internacionais de busca.

One thought on “Presídios federais adotarão reconhecimento facial e muralhas após fuga em Mossoró

  1. Prezado Informante,
    Presídio federal cercado de alambrado parece coisa de desenho animado.
    Deveriam nominar os responsáveis por tão irresponsabilidade cercado de ‘segurança máxima ‘, mais parecendo cerca de parquinho infantil…
    Se esse é presídio fereral apelidado de segurança máxima, façam idéia dos que não têm esse apelido. Afastar a cúpula do sistema prisional é muito pouco, demissão sumária seria o mínimo para tão grave crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *