-->

A Operação Mute, realizada pela Secretaria Nacional de Política Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senappen/MJSP), já apreendeu um total de 1.108 aparelhos celulares usados por organizações criminosas para comunicação proibida em presídios de todo o país. Os números finais da operação serão divulgados na próxima sexta-feira (27), quando a operação será encerrada e já conta com a adesão de 23 estados. Na primeira etapa, 22 estados participaram, demonstrando resultados positivos com revistas eficazes em algumas unidades prisionais, que não registraram celulares em seu interior.

A Operação Mute consiste em duas fases: a primeira envolve o corte da comunicação por meio de tecnologia que interfere nos sinais, seguida pela busca ativa de aparelhos por meio de revistas em pavilhões e celas. As ações estão sendo coordenadas por policiais penais federais e estaduais em diversos estados, visando combater a comunicação criminosa e reduzir os índices de violência em todo o país.

Os aparelhos celulares são peças-chave nas atividades do crime organizado e têm contribuído para o aumento da violência nas ruas. A Operação Mute representa um esforço inédito da Senappen, sendo a maior em abrangência até o momento, com a participação de diversos estados, milhares de policiais penais e a atuação em inúmeras unidades prisionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *