-->

As famílias atendidas na Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), celebraram os avanços na prestação dos serviços ao longo dos sete anos de funcionamento da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em dados oficiais, foram 950.294 atendimentos.


Este ano, os pacientes com diagnóstico de Epilepsias de Difícil Controle passaram a contar com um ambulatório que oferta sessões terapêuticas e fortalecimento do cuidado mais amplo, centrado na família e com apoio multiprofissional para os pacientes que não respondem a pelo menos duas medicações adequadas ao tipo de epilepsia diagnosticada.

Maria Vitória dos Santos, de 7 anos, é uma das crianças atendidas na unidade. Acompanhada da mãe, Marilete Pereira dos Santos, de 39 anos, natural de Urbanos Santos, ela expressou a alegria em contar com um espaço multidisciplinar no tratamento da filha que tem diagnostico de microcefalia.


“A informação que tinha sobre microcefalia era muito vaga, me sentia perdida, e a Casa Ninar foi a luz que eu tive sobre o tratamento, sobre a evolução dela. Eu cheguei a achar que ela não iria evoluir, mas depois que descobri os profissionais daqui foi que percebi que uma vida pode ser evoluída”, disse.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela dona de casa Rosely Carneiro, de 40 anos, do bairro Liberdade, em São Luís, que encontrou atendimento para a filha Ysabela Carneiro Costa, de 8 anos, diagnosticada com TDAH. “Eu cheguei até a Casa de Apoio Ninar através de um encaminhamento que deram para minha filha, e aqui ela se consultou com pediatra, neuropediatra e outros profissionais que ela necessitava. Agora ela foi encaminhada para terapia ocupacional e já começou a fazer. O atendimento é maravilhoso, nos sentimos bem acolhidas aqui”, ressaltou Rosely.

A diretora administrativa da Casa de Apoio Ninar, Ana Carolina Aurnald, fez um balanço das atividades realizadas em sete anos de funcionamento da unidade da rede estadual. “De início começamos atendendo crianças com microcefalia, e com passar dos anos fomos introduzindo criança com outros diagnósticos. Mas, aqui, não atendemos por diagnósticos, atendemos as famílias com aquela criança com neurodesenvolvimento, psicomotora, com uma condição física, intelectual, respeitando sempre suas singularidades, ressaltando a importância desse serviço para as crianças de todo o Estado”, frisou.

Atendimentos

A Casa de Apoio Ninar foi inaugurada pelo Governo do Estado em 4 de julho de 2017. O equipamento da rede da SES é gerenciado pelo Instituto Acqua, e, em sete anos, contabilizou 59.953 consultas médicas. As consultas multidisciplinares chegaram a 280.033, enquanto o atendimento fisioterápico soma 93.181 acolhimentos.

A unidade ainda realizou 67.446 atendimentos de reabilitação em múltiplas deficiências; 33.514 em desenvolvimento neuropsicomotor e 50.985 atendimentos em comunicação alternativa. Além destes dados, 10.201 diagnósticos de oftalmologia; 42.747 diagnósticos em fonoaudiologia; 58.379 procedimentos de enfermagem; 20.323 procedimentos multidisciplinares; 23.249 sessões terapêuticas, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *