O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu o Selo UTI Eficiente, concedido pelo Programa Epimed Governança Clínica e validado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). O HCM é o primeiro hospital público do Nordeste a receber esse certificado. A certificação reforça o compromisso do Governo do Maranhão na constante busca por qualificação das equipes assistenciais e aumento da capacidade de resolução de pacientes complexos.
“O selo é de uma importância gigante, pois mostra que um hospital público é capaz sim de ser um dos melhores no Brasil. A certificação dá mais empenho às nossas unidades tanto para que, no próximo ano, conquistem o mesmo reconhecimento como também continuem a progredir no alcance dos indicadores”, destacou a chefe do Departamento de Qualidade e Projetos Especiais da SES, Patrícia Rocha.
Participaram do processo de certificação 505 Hospitais, públicos e privados, com o total de 1.087 UTIs avaliadas. Ao todo, 258 hospitais (51%) foram premiados, correspondendo a 459 UTIs (42%) certificadas, sendo 257 UTIs (56%) com o Selo Top Performer e 202 UTIs (44%) com o Selo Eficiente. Dos 41 hospitais públicos certificados de todo o país, o HCM é o primeiro do Maranhão a receber a certificação, colocando-o entre as melhores do país.
A entrega do selo foi realizada segunda-feira (1º) no HCM. O selo recebido tem como base os dados coletados pela Epimed no ano de 2023. A avaliação é feita de acordo com as Matrizes de Eficiência que utilizam os parâmetros de Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP) e de Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP), ambas ajustadas à gravidade do paciente.
O Sistema Epimed consiste em ser um programa de gestão e análise de informações clínicas que ajuda a conhecer melhor o perfil do paciente, a reduzir custos associados a infecções e outros incidentes, o tempo de internação, bem como melhorar a experiência e a prestação de cuidados à saúde. A conquista do selo demonstra um comprometimento da equipe assistencial e da gestão hospitalar com a qualidade e eficiência empregada pela unidade.
“O impacto é percebido no maior engajamento das equipes, pois quando temos uma gestão comprometida, também temos uma equipe que busca manter esse comprometimento para atender com padrão e alta qualidade. Desta forma, é uma ação positiva, pois inspira outras unidades a também serem certificadas”, afirmou a chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, Suziane Viegas.
De acordo com o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, o recebimento do selo favorece toda a população maranhense. “Para nós receber o selo de UTI Eficiente é fruto de reconhecimento no Nordeste e no Brasil. Logo, é um orgulho muito grande, mostrando que a Rede Estadual de Saúde está caminhando para um perfil de qualificação das suas equipes assistenciais para aumentar cada vez mais a sua capacidade de resolução de pacientes mais complexos”, destacou o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros.
O Hospital Dr. Carlos Macieira é referência de alta complexidade na Rede Pública de Saúde do Maranhão. O hospital dispõe de 82 leitos de UTI, sendo 72 Adulto, 8 Pediátrico e mais 2 Geral Tipo 3, destinado a pacientes que precisam de maior tempo de permanência em cuidados intensivos. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Parabéns pra equipe técnica o Maranhão estar de parabéns por todos esses profissionais nota mil