-->

O jovem Otávio Ferraz, de 7 anos, fez a sua primeira consulta oftalmológica, na 13ª edição do Programa Cuidar de Todos Saúde Oftalmo, realizada neste domingo (14), no Colégio Pinheirense, no bairro Centro, na cidade de Pinheiro. O menino está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e esteve acompanhado da mãe, Ana Tereza Costa Ferraz, de 45 anos.


“Eu soube da ação por um carro de som que passava na rua. Daí aproveitei para trazer meu filho, e nós dois consultamos juntos. Achei ótima a ação porque estávamos precisando e não tínhamos condições de comprar. Então sair daqui com dois óculos já é ótimo”, disse Ana Tereza.

Assim como Ana Tereza e Otávio, outras quase 700 pessoas foram beneficiadas na ação promovida pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante a iniciativa, os pacientes são submetidos a triagem, consulta oftalmológica com indicação para receber óculos novos ou procedimento cirúrgico de pterígio ou catarata, que serão realizados no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro.

Acompanhando a ação, o vice-governador do Estado, Felipe Camarão, destacou a importância do programa. “Quero destacar aqui a organização do evento e agradecer a Secretaria de Saúde. O cidadão, a cidadã que está aqui já sai com os seus óculos e pode escolher a armação. Isso também eleva a autoestima, acima de tudo. Então, parabéns para Pinheiro e parabéns ao governador Carlos Brandão”, ressaltou.

A ação em Pinheiro foi a quinta edição do Cuidar de Todos Oftalmo realizada no município, totalizando 1.701 atendimentos gerais. Cerca de 227 pessoas foram encaminhadas para cirurgia oftalmológica e 905 receberam prescrição médica para o uso de óculos.

“O Cuidar de Todos Oftalmo em Pinheiro é resultado do compromisso e responsabilidade do governador Carlos Brandão com a população pinheirense. Com a atividade, oportunizamos acesso a serviços de saúde, garantindo atendimento para quem mais precisa. É dessa forma que vamos seguir cuidando do nosso povo ao ofertar assistência digna e responsável”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Entre setembro de 2023 e março de 2024, a gestão estadual realizou 12 edições do Cuidar de Todos Oftalmo, sendo sete em São Luís, quatro no município de Pinheiro e uma na cidade de Imperatriz. No total, foram feitos 8.709 atendimentos gerais, com cerca de 834 encaminhamentos para cirurgias oftalmológicas e 6.502 prescrições de óculos.

Laudeci de Jesus, de 45 anos, precisou atualizar os óculos, e saiu satisfeita. “Foi muito bom o atendimento, bem-organizado. Fiz a consulta, avaliação, depois provei os novos óculos, aí agora é guardar o dia da entrega”, destacou.

Dona Antônia Nunes, de 69 anos, disse que a ação vai lhe ajudar a economizar com a consulta e aquisição de novos óculos. “Eu vim fazer a consulta para trocar os óculos, porque ele já está vencido, tanto que já está me doendo a cabeça. Eu gostei porque a gente ganha a consulta e ganhando os óculos já é uma ajuda”, comemorou.

O eixo Oftalmo do Programa Cuidar de Todos tem por objetivo facilitar o acesso a atendimentos oftalmológicos, a fim de reduzir o número de pacientes que aguardam por consultas e exames no SUS. Os alvos da ação são pessoas que sofrem de baixa visão ou outros tipos de lesões ou distúrbios oculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *