-->

Pessoas com dívidas em atraso têm até esta segunda-feira (15) para aproveitar o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de 2024. Promovido pelo Banco Central, pela Febraban, pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelos Procons, o mutirão visa auxiliar os cidadãos a regularizarem suas pendências financeiras.

Débitos em atraso relacionados a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras podem ser negociados. No entanto, dívidas com bens dados em garantia, dívidas prescritas e contratos com parcelas em dia não são elegíveis para renegociação.

Para participar, os interessados podem solicitar a renegociação diretamente com as instituições financeiras onde possuem dívidas, utilizando os canais de atendimento disponíveis. Além disso, é possível realizar a renegociação pelo portal Consumidor.gov.br ou pelos Procons participantes.

O Banco Central oferece recomendações para uma negociação eficaz, incluindo a consulta ao Registrato para identificar as dívidas em atraso e o planejamento financeiro por meio das dicas da Febraban. A plataforma Meu Bolso em Dia também fornece orientações para melhorar a saúde financeira.

É importante destacar que o Mutirão de Negociação não é a melhor opção para todos os casos. Pessoas que se enquadram nos critérios da Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil devem buscar essa alternativa, que oferece condições mais vantajosas, como descontos significativos nas dívidas. Além disso, a Lei 14.181/2021 garante aos superendividados o direito à renegociação global e simultânea com todos os credores, proporcionando soluções mais adequadas para o problema do superendividamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *