-->

O Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis (SC), realizou o primeiro implante no Brasil de um dispositivo de eletroestimulação para tratar a depressão resistente no último dia 11. Os pacientes submetidos a esse procedimento foram escolhidos após não obterem resultados satisfatórios com tratamentos convencionais para a depressão.

Imagem: UOL

O dispositivo, conhecido como terapia VSN, estimula o nervo vago, que desempenha um papel fundamental nos impulsos parassimpáticos do corpo, influenciando o humor e as emoções. A cirurgia é semelhante à instalação de um marca-passo cardíaco, com baixos riscos e alta no mesmo dia.

Os pacientes elegíveis para o implante devem ter experimentado tratamentos anteriores, como uso de antidepressivos, cetamina, estimulação magnética transcraniana e eletroconvulsoterapia, sem sucesso. O procedimento atualmente só está disponível na rede particular, e sua inclusão no SUS depende de avaliações econômicas e clínicas.

Os resultados da estimulação do nervo vago incluem uma melhora significativa nos sintomas da depressão, geralmente percebida entre três a sete meses após o implante, com uma taxa de melhora clínica de até 70%. Estudos nos EUA mostraram resultados positivos, com taxas de melhora e remissão dos sintomas superiores ao tratamento convencional.

Dispositivos semelhantes na neurocirurgia estão se tornando mais comuns e representam um avanço promissor no tratamento da depressão resistente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *