-->

Psicóloga e psicanalista foi entrevistada no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia

Saúde mental foi o tema do programa ‘Café com Notícias’ exibido, nesta quarta-feira, 5, na TV Assembleia, com a participação da psicóloga e psicanalista Catarina Bogéa, da Rede Saúde Mental Para Todos. Segundo ela, o Brasil está entre os países mais ansiosos do mundo e é um dos que tem a população mais deprimida.

Psicóloga Catarina Bogéa foi entrevistada pela jornalista Elda Borges

Segundo Catarina Bogéa, cuidar da saúde mental é também cuidar do seu bem-estar, ter desejo sobre a vida, vontade de trabalhar, de se relacionar com o outro.

“É comum que a gente veja pessoas que estão paralisadas, que não estão entusiasmadas e isso está muito relacionado às cobranças que aquela pessoa faz de si mesma, à busca pelo perfeccionismo, insatisfação com a própria imagem, e isso causa frustrações”, enfatizou.

Catarina Bogéa ressaltou ser fundamental a pessoa aceitar que não vai conseguir tudo, que nem sempre o ‘eu quero, eu posso’ vai acontecer. E esse é o papel da psicanálise: ensinar as pessoas a entenderem e aceitarem que nem tudo está ao seu alcance, e ter maior flexibilidade com as frustrações.

Catarina Bogéa falou, ainda, sobre a dificuldade das relações sociais na atualidade. “A gente vê que as pessoas estão extremamente intolerantes umas com as outras e consigo mesmas. Às vezes, projetando no outro algo que você não aceita e não tolera em si mesmo”, disse.

 

A psicóloga tratou, também, sobre a importância das políticas públicas, para atender a demanda de boa parte da população que precisa de acompanhamento psicológico, mas não tem condições de arcar com os custos. E é justamente esse o objetivo do Programa Saúde Mental Para Todos, criado pela psicóloga, com abrangência interacional.

O programa ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *