O PSB e o PSD vão continuar com as maiores bancadas na Câmara Municipal de São Luís pelos próximos quatro anos.
A primeira legenda elegeu seis vereadores – Paulo Victor, Concita Pinto, Octávio Soeiro, Nato Júnior, Marlon Botão e Marcelo Poeta –, enquanto a segunda sigla fez cinco vereadores – Douglas Pinto, Dr. Joel, Daniel Oliveira, Clara Gomes e Marcos Castro.
Logo depois aparecem com três cadeiras, o União – Marquinhos, Thay Evangelista e Professora Magnólia; o PP, com Edson Gaguinho, Antônio Garcez e André Campos; e o Podemos, com Wendell Martins, Raimundo Júnior e Fábio Filho.Com duas cadeiras cada, surgem o PL, com Aldir Júnior e Flávia Berthier; e o PRD, com Thyago Freitas e Rommeo Amin Coletivo Unidos.
Por fim, com uma cadeira cada, aparece o PT, com Coletivo Nós; PCdoB, com Astro de Ogum; PV, com Andrey Monteiro; Avante, com Beto Castro; Republicanos, com Rosana da Saúde; PDT, com Raimundo Penha; e MDB, com Cleber Verde Filho.
Os campeões – O mais votado, com 16.036 votos, foi o jornalista Douglas Pinto, seguido por Marquinhos, com 12.200 votos. Aldir Júnior vem em seguida com 10.633 votos. Edson Gaguinho, com 10.355 votos; Paulo Victor, com 9.956 votos; e Coletivo Nós, com 9.847 votos, fecham a lista dos seis mais votados.A maioria dos eleitos é formada por homens. Apenas seis mulheres foram eleitas parlamentares, Concita Pinto, Rosana da Saúde, Clara Gomes, Thay Evangelista, Flávia Berthier e Professora Magnólia.
Dez estreantes – Dos 13 novatos, 9 são estreantes na vida pública, enquanto apenas 1 – Marcelo Poeta – voltará ao parlamento após quatro anos. Poeta foi vereador na legislatura anterior, mas não conseguiu a reeleição em 2020, retornando ao mandato a partir de janeiro do próximo ano.
Composição em números
Em 2025, o legislativo ludovicense terá vereadores de 14 dos 29 partidos políticos brasileiros.
PSB – 6 vereadores
PSD – 5 vereadores
UNIÃO, PP E PODEMOS – 3 vereadores
PL, PRD – 2 vereadores
PT, PCdoB, PV, Avante, Republicanos, PDT e MDB – 1 vereador.