-->

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), sediada no Convento das Mercês, em São Luís, abriu suas portas para a realização da exposição ‘Aldeia de ideias: Gonçalves Dias e os povos originários’, desde o dia 18 agosto, com encerramento marcado para um mês depois, 18 de setembro.

Com serviços de manutenção predial em andamento, as equipes da Sinfra já executaram a reforma dos banheiros, manutenção dos telhados, e diversas outras recuperações no Convento das Mercês (Foto: Divulgação)

A exposição, que é dirigida pela artista Carmen Thompson e com curadoria por Carlos Dimuro, tem como objetivo apresentar ao público o importante envolvimento do poeta maranhense Gonçalves Dias na causa indigenista no Brasil, além de servir como denúncia aos casos de violência contra as comunidades indígenas.

Desempenhando um papel fundamental para o acontecimento da exposição no Convento, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) está possibilitando um ambiente mais seguro e de agradável recepção do público, que prestigia as 32 telas fotográficas, as quais remetem às belezas naturais, hábitos e costumes dos povos originários.

Com serviços de manutenção predial em andamento, as equipes da Sinfra já executaram a reforma dos banheiros, manutenção dos telhados, impermeabilização das caliças e calhas e seguem com os serviços constantes de pintura, honrando, também, a história dos povos maranhenses e cooperando para o fortalecimento da cultura e comunidade local.

“Gonçalves Dias chamou atenção para as raízes brasileiras. Quando a gente começa a conhecer as crenças e tradições, nós vemos a importância da preservação da natureza. Então, nós precisamos resgatar esses valores, principalmente valorizando a cultura indígena, que é riquíssima”, afirmou Carmen Thompson, artista que dirige a exposição.

A entrada no evento é gratuita e funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *