-->

Estados e municípios brasileiros vão receber R$ 150 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, para o fortalecimento de rondas policiais escolares. A medida, anunciada, na tarde desta quarta-feira, 5, pelo ministro Flávio Dino, após uma reunião de emergência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto,  é a primeira resposta efetiva do executivo federal para enfrentar a  onda de violência e ataques em escolas e creches do país.

Ministro Flávio Dino anunciou a liberação de R$ 150 milhões

Dino informou que o recurso será disponibilizada via edital e que a ação será financiada pelo Fundo Nacional de Segurança Pública. O ministro Camilo Santana, da Educação, também participou da reunião de emergência.

Flávio Dino anunciou, também, um aumento de 10 para 50 agentes no contingente de policiais federais monitorando redes sociais e outros ambientes virtuais. “Estou constituindo um grupo emergencial de monitoramento daquilo que é chamado de deep web, porque há ameaças em relação a outras escolas, universidades e nós estamos a partir de amanhã com 50 policiais que vão se dedicar exclusivamente a monitoramento dessas ameaças”,  enfatizou o ministro .

O governo federal também criou um grupo interministerial para formular outras medidas para enfrentar a crise.

“Tudo isso é fruto do estímulo à violência, do estímulo às armas, da intolerância”, disse Camilo, Santana. “O Brasil precisa reagir. Nós precisamos nos indignar com o episódio que ocorreu hoje”, acrescentou Santana, referindo-se ao massacre de Santa Catarina.

Em Blumenau (SC), um homem de 25 anos invadiu uma creche e matou quatro crianças. Outras quatro foram feridas. O homem atacou as vítimas com uma machadinha e acabou preso pela Polícia Militar do estado, que foi avisada por testemunhas que o viram pulando o muro do estabelecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *