-->

Líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Márcio Jerry (MA), manifestou apoio à criação da Agência Latino-Americana de Desenvolvimento Aeroespacial (Alada), estatal que vai operar no setor aeroespacial brasileiro.

O Projeto de Lei 3819/24, do Poder Executivo, cria uma nova empresa, que será uma subsidiária da NAV Brasil, e terá como objetivo consolidar a presença do Brasil neste mercado estratégico, com foco no desenvolvimento e lançamento de satélites, além de impulsionar a produção de foguetes.

Para Jerry, a criação da Alada representa uma oportunidade de fortalecimento do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, consolidando o país como uma referência na área espacial.

“Esse projeto abre grandes possibilidades para Alcântara e para o Brasil. Estamos dando um passo importante para posicionar o país em um segmento de alta tecnologia e projeção internacional”, afirmou o deputado, que vê o projeto como um avanço no desenvolvimento tecnológico e econômico do país.

Além disso, o parlamentar maranhense destacou que a Alada trará benefícios ao Nordeste, em especial ao seu estado natal, gerando oportunidades de emprego e promovendo o desenvolvimento regional.

“A criação da Alada é um marco que possibilitará novas parcerias e investimentos, garantindo que o Brasil seja protagonista no mercado aeroespacial”, completou Jerry.

Pelo projeto, a nova estatal poderá contratar, na fase de implementação, pessoal técnico e administrativo por tempo determinado, pelo período de quatro anos.

O texto autoriza a cessão de servidores públicos e militares para a Alada.

A empresa poderá ser contratada, mediante a utilização de recursos do Fundo Aeronáutico, para realização de projetos de interesse do Comando da Aeronáutica.

O projeto de criação da Alada será despachado para as comissões temáticas da Câmara.

Para virar lei, a proposta também precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *